Família > Agenda Família > Exposições

E se Mendeleev estivesse aqui? – Exposição no Pavilhão do Conhecimento

Hidrogénio, Hélio, Lítio, Berílio Boro, Carbono... Conseguem continuar sem olhar para a tabela periódica? Nós também não!

A exposição “E se Mendeleev estivesse aqui?” promete transformar os indiferentes da Tabela Periódica em fãs da matéria.

Um dos pontos principais da exposição desenvolvida no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a FÁBRICA Centro Ciência Viva de Aveiro, é um módulo tridimensional com todos os elementos químicos e os minerais de onde alguns são extraídos, acompanhado de um ecrã táctil onde os visitantes poderão explorar o seu conteúdo de forma interactiva.

Outro dos motivos de interesse da mostra é a apresentação da única carta conhecida de Mendeleev ao português Baltazar Osório, Professor de Zoologia na Escola Politécnica de Lisboa, datada de 4 de Fevereiro de 1904. Nela o químico escreve: “Tendo recebido a sua amável carta relativa a uma sua descoberta de substância acompanhando o iodo e as amostras microscópicas desta substância, devo primeiramente agradecer-lhe sinceramente (…) considero a sua descoberta muito interessante não somente do ponto de vista geral, mas também relativamente ao sistema periódico (…) Dar-me-á um grande prazer se tiver a bondade de me fazer chegar o seu trabalho relativamente a este assunto”.

Espectroscópio de Kirchhoff-Bunsen, Bico de Mecker, Ampola de Crookes, Célula para eletrólise…Sem eles, a Física e a Química não seriam hoje as mesmas. Estes instrumentos de investigação marcam também presença na exposição, assim como o original do Traité Élémentaire de Chimie, escrito por Lavoisier em 1789.

E, claro, vamos também conhecer a figura de Mendeleev. Foi o seu génio que conseguiu chegar a esta organização que mudou a história da ciência. Um puzzle que começou com 63 peças mas que ao longo dos últimos 150 anos tem sido completado. Em 2019 conhecemos 118 elementos. Se o puzzle está finalizado? Só o futuro dirá!

“E se Mendeleev estivesse aqui?” ficará patente no Pavilhão do Conhecimento até 12 de Janeiro de 2020*.

  • * Confirme as datas disponíveis para visita.
  • Se quiser visitar esta exposição com um grupo maior do que 20 pessoas, por favor informe-nos para [email protected]
  • O acesso à mostra é livre.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *