Família > Agenda Família > Exposições

Semana das Camélias: ilustração, teatro de sombras e muito mais!

Semana das Camélias: ilustração, teatro de sombras e muito mais!

Semana das Camélias: ilustração, teatro de sombras e muito mais!

O mês de março no Porto vai ser dedicado àquela que já é conhecida como a "flor do inverno", com centenas de atividades dispersas por vários locais da cidade, todas gratuitas!

De 4 a 11 de março, o Porto transforma-se na “Cidade das Camélias” e dedica uma semana inteira de programação exclusivamente dedicada à camélia, a flor da cidade, considerada património natural e cultural. Serão realizadas cerca de uma centena de atividades dispersas por vários locais da cidade, todas gratuitas e apenas algumas a requerer inscrição prévia.

Logo no sábado e no domingo (4 e 5 de março), há uma atividade destinada ao público infantil em frente à Igreja de São Francisco, na Rua do Infante D. Henrique.

A iniciativa chama-se “A mais bela das Camélias – Trilogia” e junta três elétricos, três ilustradores e três perspetivas: as crianças são assim desafiadas a ilustrar janelas de elétricos!

Os artistas Sandra Sofia Santos, Alex Gozblau e Nicolau, vão intervir nas janelas de elétricos, acompanhados e ajudados por grupos de  crianças (três por hora). Concebida pela escritora de literatura infantil Adélia Carvalho, a atividade é produzida pela Câmara do Porto (através da PortoLazer) em parceria com o Museu do Carro Elétrico.

Horários:
– Sábado, dia 4, entre as 10 e as 13 horas, com a ilustradora Sandra Sofia Santos;
– Domingo, dia 5, entre as 10 e as 13 horas, com o ilustrador Alex Gozblau;
– Domingo, dia 5, entre as 15 e as 18 horas, com o ilustrador Nicolau.
Inscrições (nove vagas por sessão): [email protected].

Acontecerá ainda um teatro de sombras no Palácio da Bolsa, local da exposição de camélias: O texto “O Culto do Chá“, de Venceslau de Morais, é o ponto de partida para um espetáculo de marionetas, criado e encenado pela artista plástica japonesa Beniko Tanaka.

Sessões:

– Sábado, às 17,30 horas;

– Domingo, às 15 e às 17 horas.

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete, nos próprios dias, na mesa da Associação Portuguesa das Camélias.

Entre as 14h30 e as 19h de dia 4, realizar-se-ão ainda várias oficinas gratuitas no Palácio da Bolsa, ideais para animar uma tarde em família:

– “Faz a tua camélia“: oficina de desenho em torno da camélia José Rodrigues, um desafio para crianças e famílias.

– “Camélias debaixo de olho“: oficina de exploração e observação de camélias.

– “Herbário de camélias. Uma nova coleção“: oficina onde se ensinam as divertidas etapas para a construção de uma coleção biológica.

– “Um retrato com a rainha…“: os alunos do curso de Cenografia, Figurinos e Adereços da ACE Escola de Artes criaram um figurino decorado com camélias e convidam as meninas/senhoras a experimentá-lo.

Já no dia 11, de encerramento das atividades, a programação será inteiramente dedicada a crianças e famílias nos Jardins de Serralves, também elas de participação gratuita. Oficinas de arte e ciência, visitas-jogos, show cookings, ateliers, visitas guiadas e espetáculos variados (dança, teatro, etc.) para um dia inesquecível e muito florido!

Consulte o programa completo da Semana das Camélias aqui e o da festa de encerramento em Serralves aqui.

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.