O mundo animado de Tim Burton chega a Lisboa - Pumpkin.pt

O mundo animado de Tim Burton chega a Lisboa

Evento expirado
O Mundo Animado de Tim Burton

O Museu da Marioneta, em Lisboa, reabriu a 26 de maio com a exposição temporária Tim Burton – As Marionetas de Animação, que tinha sido interrompida por causa do Covid-19.

A entrada na exposição será gratuita até ao final do mês de maio, e a reabertura do resto do Museu está prevista para 2 de Junho, com condições especiais:

  • Máximo de 10 visitantes em simultâneo
  • Lotação de 5 visitantes na exposição temporária
  • O número máximo de pessoas por grupo é 5
  • A zona de café e auto-bar estará encerrada;
  • Todos os equipamentos interactivos permanecerão encerrados;
  • O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência no Museu;
  • Não é permitida a permanência no Museu depois da visita à exposição;
  • O elevador não estará em funcionamento
  • O Museu estará aberto de terça a domingo, das 11h00 às 17h00 (últimas entradas às 16h30).

Enquanto o Monstra – Festival de Animação de Lisboa comemora o seu 20º aniversário, inaugura, no Museu da Marioneta, “O Mundo Animado de Tim Burton”, uma exposição de homenagem aos filmes de animação do realizador norte-americano nunca antes vista em Portugal.

O Mundo Animado de Tim Burton: em Lisboa e para todos!

Tim Burton iniciou a sua carreira nos estúdios da Disney a trabalhar como animador e é hoje um dos realizadores mais célebres de todo o mundo, tendo realizado mais de duas dezenas de filmes, quer em imagem real, quer em animação stop-motion e 3D.

PHOTOGRAPHS TO BE USED SOLELY FOR ADVERTISING, PROMOTION, PUBLICITY OR REVIEWS OF THIS SPECIFIC MOTION PICTURE AND TO REMAIN THE PROPERTY OF THE STUDIO. NOT FOR SALE OR REDISTRIBUTION.

Nesta exposição vão ser apresentadas várias marionetas e desenhos originais dos filmes stop motion de Tim Burton, bem como armaduras, maquetes, adereços, esboços e pesquisas gráficas usados nos filmes “Marte Ataca!” (1996), “A Noiva Cadáver” (2005) e “Frankenweenie” (2012).

Vão poder encontrar elementos invulgares e intrigantes que fizeram parte do processo de produção de Burton, conhecido pelos seus universos fantásticos e góticos que se cruzam com o seu imaginário infantil.

Existem também trabalhos de um dos mais geniais realizadores de sempre, que iniciou a sua atividade ainda enquanto estudante de animação e que tem no sangue o “bichinho” da animação.

As marionetas patentes na exposição “O Mundo Animado de Tim Burton” foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders.

A colaboração de Tim Burton com estes estúdios começou em 1995 com a construção dos marcianos que compõem parte do elenco de “Marte Ataca!” (1996), seguindo-se a construção das marionetas de “A Noiva Cadáver” (2005) a partir dos desenhos originais de Tim Burton e Carlos Grangel. Com este filme, a Mackinnon & Saunders recebeu o prémio Ub Iwerks na 33.ª edição dos Annie Awards, distinguindo a componente técnica da construção dos rostos das marionetas.

O cineasta norte-americano voltou a colaborar com os britânicos na criação do elenco do seu filme produzido pela Disney Frankenweenie (2012), em 3D stop motion.

O Mundo Animado de Tim Burton: onde, como e quando?

A exposição “O Mundo Animado de Tim Burton” vai estar patente no Museu da Marioneta até 27 de setembro. Esta é uma iniciativa do Monstra – Festival de Animação de Lisboa.

Horário:

  • Terça a domingo, das 11h00 às 17h00 (últimas entradas às 16h30)

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também