Exposição Missão Espaço: tudo a postos para partir! - Pumpkin.pt

Exposição Missão Espaço: tudo a postos para partir!

Exposição Missão Espaço Pavilhão do Conhecimento

A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, “Missão Espaço”, é um convite para embarcar numa emocionante aventura espacial.

Na “Missão Espaço”, a nova exposição no Pavilhão do Conhecimento, os sonhos tornam-se realidade, e miúdos e graúdos descobrem como treinam os astronautas, simulam caminhadas na Lua e conhecem verdadeiros fatos espaciais. Levem toda a família nesta aventura espacial!

A família Pumpkin já visitou a exposição e adorou! Todos gostaram da interatividade da exposição, da oportunidade de treinar para ser astronauta e descobrir curiosidades como o cheiro da lua e da Via Láctea. Aprendemos muito sobre a formação que é necessária para participar numa missão espacial e como é o dia a dia numa estação espacial. É uma exposição interessante e divertida para toda a família.

A exposição “Missão Espaço” resulta da colaboração entre a Ciência Viva, a Fundação “la Caixa”, o Centro Universum® Bremen, na Alemanha, e o Musée de l’Air et de l’Espace de Le Bourget, em França.

A exposição mostra as diferentes etapas da realização de uma missão espacial. Os visitantes vão poder descobrir o treino a que se submetem os astronautas, contemplar o planeta Terra visto do Espaço e conhecer os pormenores da vida numa estação espacial. Será um percurso que terminará com a viagem de regresso à Terra.

Exposição Missão Espaço Pavilhão do Conhecimento

Treino Espacial

Sabiam que, para viajar para o Espaço como astronauta são necessários, no mínimo, quatro anos de formação? No Espaço, tudo pode acontecer. Caminhadas espaciais debaixo de água, no simulador Soyuz ou em ambientes virtuais são alguns dos ensaios diários. Agora é a nossa oportunidade… podemos treinar para uma viagem espacial!

Ainda com os pés bem assentes na Terra podemos treinar o equilíbrio, a rapidez de reflexos e a resistência numa bicicleta estática, como verdadeiros astronautas!

O início da viagem

Vamos descolar? A viagem até à ISS (Estação Espacial Internacional) demora cerca de seis horas. Além de astronautas, a ISS já recebeu a visita de sete turistas espaciais. É uma viagem dispendiosa, que custa dezenas de milhões de dólares. Mas no Pavilhão do Conhecimento está à distância de uma visita. Podem até assistir ao lançamento de um foguetão e apreciar como os astronautas se sentem no momento da partida!

Já no Espaço podemos conduzir um rover de exploração lunar, simular uma caminhada na Lua e relaxar como se estivéssemos a bordo da ISS.

Gostámos imenso de sentir o cheiro que poderíamos sentir na Lua e noutros pontos do Espaço – o nosso preferido foi o cheiro da Via Láctea!

Também gostámos de fazer voar um foguetão – é um bom exercício para toda a família!

A bordo da ISS

A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), flutuamos pelo módulo Columbus e descobrimos como se come e dorme em microgravidade.

Beber de um saco, dormir numa parede ou dedicar três horas ao exercício físico diário: a microgravidade influencia quase tudo o que se faz na ISS. Podemos descobrir alguns dos objetos que já viajaram até ao Espaço, como um saco-cama, um livro e até… uma sanita!

Os miúdos adoram deitar-se no chão e simular no ecrã como seria flutuar no Espaço na ISS (e a mãe Pumpkin também)

Exposição Missão Espaço Pavilhão do Conhecimento

Uma curiosidade foi descobrir como a nossa altura muda, conforme estamos na vertical ou deitados – e alguns efeitos da ausência da gravidade: é divertido comer mousse de chocolate de uma colher voadora!

É muito interessante ter uma perspetiva da experiência dos astronautas e também ver como o planeta Terra observado do Espaço os impressiona e lhes dá uma melhor perceção da fragilidade do nosso planeta e da importância de o proteger.

De regresso à Terra

O regresso à Terra demora menos de quatro horas. Paraquedas, motores de aterragem e amortecedores sob os assentos asseguram que a tripulação tenha uma aterragem o mais suave possível.

Podemos conhecer algumas curiosidades relacionadas a momentos de aterragem: sabiam que a cortiça portuguesa também voa para o Espaço? É verdade, a cortiça protege veículos espaciais do calor produzido na reentrada na atmosfera terrestre.

Feitos para o Espaço

Na exposição vão poder saber mais sobre os foguetões Soyuz, um dos mais antigos foguetões para ir ao Espaço, usado desde 1960 e sobre o Ariane 6, cujo primeiro lançamento está previsto para 2024.

Vão poder saber mais sobre o Telescópio Espacial Hubble, que desde 1990 investiga o Espaço distante e recolhe dados para imagens de alta resolução.

Vão poder saber mais sobre a sonda espacial Voyager 1 , que percorreu o Sistema Solar e encontra-se a viajar no Espaço Interestelar, sobre a  Sonda Lunar Reconnaissance Orbiter que está a orbitar a Lua desde junho de 2009 e sobre o Rover Exomars, o veículo de exploração que vai viajar na superfície de Marte à procura de possíveis vestígios de vida.

Exposição Missão Espaço Pavilhão do Conhecimento

Spinoffs

Um dos módulos é dedicado aos Spinoffs, produtos ou tecnologias desenvolvidas para potenciar a exploração espacial e facilitar a vida dos astronautas, e que são hoje utilizados no nosso quotidiano.

Por exemplo, os óculos de sol com maior resistência aos riscos e que protegem mais eficazmente dos raios ultravioletas usam tecnologias originalmente desenvolvidas para os visores usados no Espaço.

Também os alimentos liofilizados – desidratados e embalados a vácuo – e os aspiradores sem fios são alguns dos Spinoffs usados em todos os cantos do planeta que facilitam o nosso dia a dia. Na “Missão Espaço” podemos encontrar vários Spinoffs espaciais expostos.

Preço da Exposição Missão Espaço no Pavilhão do Conhecimento

  • Adulto: 14 euros
  • Criança até 2 anos: grátis
  • Criança 3-11 anos: 8 euros
  • Jovem 12-17 anos: 9 euros
  • Sénior + 65 anos: 10 euros
  • Bilhete família (família 2 adultos com filhos até 17 anos): 30 euros
  • Cartão Circuitos Ciência Viva (família nuclear: 2 adultos e filhos até 17 anos): grátis
  • Happy Hour a partir das 17.00, 3.ª a 6.ª feira, excepto feriados – Desconto 50%

Horário da Exposição Missão Espaço no Pavilhão do Conhecimento

  • 3ª feira a 6ªfeira | 10:00-18:00
  • Fins de semana | 10:00-19:00
  • Feriados | 10:00-19:00
  • Encerra à 2ª feira
  • A exposição vai estar patente até 7 de abril de 2024

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<