O Museu de Lisboa inaugura uma exposição única, que nos transporta para a cidade há 100 anos atrás. Para visitar com a sua escola!
100 anos depois de uma pandemia histórica e de uma guerra mundial, o Museu de Lisboa revisita a década de 1920 através da exposição Os Loucos Anos 20 em Lisboa, que pode ser vista no Pavilhão Preto do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Campo Grande.
Apesar do conservadorismo e do atraso cultural de então, num contexto de permanente instabilidade política e económica, Lisboa foi também palco de novidade, extravagância e transgressão.
Popularizaram-se novos espaços e práticas de lazer que celebraram e moldaram o espírito da época, definindo os contornos e o ritmo da vida moderna na cidade.
Foi um tempo de cosmopolitismo e de modernidade, marcado por diversas inovações tecnológicas e transformações de costumes e de mentalidades, a par da consolidação de mudanças socioculturais que até então se vinham a afirmar, lançando tendências e estilos de vida que ainda hoje marcam o quotidiano urbano.
Objetos da época, imagens e vídeos transportam-nos a alguns dos ambientes desses Loucos Anos 20 em Lisboa, numa exposição que destaca protagonistas e episódios que marcaram a vivência na cidade.
Esta viagem percorre e capta diferentes aspetos dos Anos 20 em Lisboa, uma época de festa e de euforia no rescaldo da I Guerra Mundial e da pandemia da Gripe Pneumónica.
Atividades para Escolas
Destinadas a alunos de todos os ciclos. Duração: 90 minutos
Passadas a Grande Guerra e a Gripe Espanhola, Lisboa vestiu-se de otimismo, à semelhança de outras capitais europeias, transformando-se num palco de novidade, extravagância e transgressão.
Tempo efémero de cosmopolitismo e de modernidade, na década de 1920, ocorrem importantes transformações de costumes e de mentalidades que lançaram para sempre tendências e estilos de vida que ainda hoje marcam o nosso quotidiano.
Uma visita orientada para descobrir o nascer da «vida moderna» numa cidade que se quis, ela também, moderna.
Atividades para escolas
As atividades para escolas são gratuitas, mediante marcação através do e-mail: [email protected].
Destinadas a alunos de todos os ciclos. Duração: 90 minutos

C´est chic!
Nem sempre os meninos vestem calças, nem as meninas saias! As meninas penteiam-se à «joãozinho», nem sempre usam o cabelo comprido!
Nos anos 1920, imagens de revistas, o cinema e o teatro mostram novas formas de vestir, maquilhar ou pentear. Costureiras e alfaiates não têm mãos a medir!
Nesta atividade, exploramos o vestuário, os acessórios de moda e refletimos sobre o que vestimos e o nos distingue uns dos outros. C’est chic! Vamos às compras?
Duração: 75 minutos
Pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos

Regresso ao futuro
Conseguem imaginar um mundo sem telefone, frigorifico ou televisão? Difícil, não é?
Nesta visita oficina, viaja-se até Lisboa nos anos 1920 à descoberta da loucura da vida moderna, quando surgiram os primeiros carros, as casas começaram a ter frigorifico e o desporto se tornou sensação.
Neste regresso ao futuro, comparar, interrogar e dialogar são ações para descobrir a vida na cidade.
Duração: 75 min
Pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos

Tensões e transgressões
Há 100 anos, tal como hoje, o mundo conheceu importantes transformações. A transgressão dos padrões morais, culturais e sociais mais implantados era vista como mote de vanguarda e modernidade.
Partindo da observação de alguns objetos da exposição Os Loucos Anos 20 em Lisboa, os alunos são desafiados a refletir, dialogar e debater o conceito de transgressão. O que é hoje transgredir?
Duração: 90 minutos
3.º Ciclo e secundário
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?