Uma exposição para toda a família onde podem descobrir como a figura dos faraós e o Antigo Egito ocuparam o nosso imaginário ao longo de cinco mil anos de História.
Faraós Superstars é uma exposição concebida em torno da figura dos faraós e do lugar que o Antigo Egito ocupa no nosso imaginário, em 5000 anos de História, da Antiguidade aos dias de hoje.
Não vão encontrar uma exposição clássica sobre o Antigo Egito, com múmias e sarcófagos – esta exposição pretende sobretudo refletir sobre a popularidade destas personagens históricas e por vezes míticas que são os faraós.

A exposição tem uma abordagem muito interessante, reunindo obras de diferentes naturezas, como peças arqueológicas, documentos e obras históricas que ilustram a história dos faraós, e obras contemporâneas e objetos dos dias de hoje inspirados nestas personagens que nos ajudam a refletir sobre a sua celebridade, desde a antiguidade até aos dias de hoje.
A exposição leva-nos a ponderar sobre a natureza e as vias da «celebridade», fazendo notar o seu lado efémero, mutável, nem sempre associado ao reconhecimento histórico.
Se o Egito foi governado por 340 destes faraós, porque é que Khufu, Nefertiti, Tutankhamon, Ramsés e Cleópatra continuam a ser nomes familiares milhares de anos após a morte destes faraós e ninguém se recorda de outros como Teti, Senuseret ou Nectanebo?
A exposição ajuda a esclarecer, com obras de diferentes naturezas, das antiguidades egípcias à música pop, passando pelas iluminuras medievais e a pintura clássica, assim como peças arqueológicas, documentos e obras históricas ou objetos contemporâneos.
A exposição Faraós Superstars traz-nos cerca de 250 peças provenientes de importantes coleções europeias, como a do Museu Britânico, do Museu do Louvre, do Museo Egizio (Turim), do Ashmolean Museum (Oxford), do Musée d’Orsay (Paris), do Mucem – Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée (Marselha) e da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa).
A exposição permite ainda conhecer melhor o núcleo de arte egípcia do Museu Gulbenkian e a relação que o colecionador estabeleceu com o egiptólogo Howard Carter, conselheiro para a maioria das suas aquisições, no contexto das comemorações do centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e do bicentenário da decifração dos hieróglifos pelo egiptólogo Jean-François Champollion.
A exposição Faraós Superstars na Gulbenkian vista com crianças
A exposição Faraós Superstars é interessante para todas as idades: o fascínio do Egipto e dos faraós é sentido também pelas crianças, e a exposição tem filmes animados e vários elementos que podem ser tocados e manuseados.
Por exemplo podem encontrar a réplica da Pedra de Roseta que tem junto um lápis de cera para podermos registar os caracteres egípcios e as letras gregas e perceber como foi feita a decifração dos hieróglifos. Também podemos tocar na representação táctil do busto icónico de Nefertiti e perceber como este é um retrato de beleza e simetria perfeita.
Também podemos fazer um jogo interativo que, como numa caça ao tesouro nos leva através de várias pistas para aprender mais sobre a cartela, um símbolo com uma forma oblonga onde se escrevia com hieróglifos egípcios o nome do faraó.

Logo no início da exposição somos convidados a jogar o jogo da Cartela do Faraó.
O jogo tem vários desafios que levam os jogadores pela exposição procurando diferentes objetos e aprendendo sobre eles, até chegar ao fim e poderem fazer a sua própria cartela.
Para os mais novos, os objetos contemporâneos são fascinantes: a t-shirt da equipa de futebol egípcia, os posters de cinema, o livro de Asterix, Obelix e a Cleópatra, a capa da Vogue com a cantora Rihanna vestida de Nefertiti e a camisola da coleção Homecoming de Beyoncé, com referências à mesma rainha são referências que lhes são familiares e evidenciam a influência dos Faraós que ainda se sente nos dias de hoje.
A família Pumpkin partilha: A exposição é excelente para visitar em família – várias famílias com crianças estavam entusiasmadas com as atividades interativas e podem jogar o jogo interativo a Cartela do Faraó. As nossas abobrinhas adoraram!
Horários da Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian
25 nov 2022 – 06 mar 2023
- 10:00 – 18:00
- SEX , 10:00 – 21:00
- ENCERRA À TERÇA
Local da exposição Faraós Superstars
Galeria Principal: Fundação Calouste Gulbenkian
Preços da Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian
- Bilhete: 5,00 €
- Desconto: 50% para menores de 25 anos e maiores de 65 anos.
- Entrada gratuita – domingos a partir das 14:00 / Estudantes às sextas a partir das 18:00
Atividades Complementares à Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian
- Faraós in motion: oficina de férias de Natal na Gulbenkian
- Visitas para Escolas orientadas e Visitas para Escolas Livres (Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, secundário, profissional, superior, academias e universidades seniores)
Descubram também outros programas de Natal giros para uma época divertida com toda a família, seja em Programas de Natal em Lisboa, no Eventos de Natal no Porto ou Eventos de Natal em todo o país!
Aproveitem para passear em família:
- Mercados e Feiras de Natal 2022
- O Wonderland Lisboa regressa em 2022 de 1 de dezembro até 1 janeiro, no Parque Eduardo VII
- A Magia chegou ao Reino do Natal em Sintra
- Cascais Christmas Village 2022
- A Óbidos Vila Natal 2022 promete um dia mágico!
- Perlim 2022 : saibam tudo sobre o parque temático de Natal mais original do país em Santa Maria da Feira
- Programas de Natal 2022
- Onde está o Pai Natal? Descubram todos os sítios!
- Pistas de Gelo com muita aventura para este Natal
- Descubram onde está o Pai Natal em Portugal!
- Peças de teatro de Natal: os espetáculos mais giros para ir com os miúdos
- As Melhores Atividades de Natal com a Família
- ATLs e Campos de Férias Natal 2022
Este artigo foi útil para si?