Exposição Faraós Superstars - Gulbenkian - Pumpkin.pt

Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian

Exposição Faraos Superstar

Uma exposição para toda a família onde podem descobrir como a figura dos faraós e o Antigo Egito ocuparam o nosso imaginário ao longo de cinco mil anos de História.

Faraós Superstars é uma exposição concebida em torno da figura dos faraós e do lugar que o Antigo Egito ocupa no nosso imaginário, em 5000 anos de História, da Antiguidade aos dias de hoje.

Não vão encontrar uma exposição clássica sobre o Antigo Egito, com múmias e sarcófagos – esta exposição pretende sobretudo refletir sobre a popularidade destas personagens históricas e por vezes míticas que são os faraós.

Faraós Superstar - exposição Gulbenkian

A exposição tem uma abordagem muito interessante, reunindo obras de diferentes naturezas, como peças arqueológicas, documentos e obras históricas que ilustram a história dos faraós, e obras contemporâneas e objetos dos dias de hoje inspirados nestas personagens que nos ajudam a refletir sobre a sua celebridade, desde a antiguidade até aos dias de hoje.

A exposição leva-nos a ponderar sobre a natureza e as vias da «celebridade», fazendo notar o seu lado efémero, mutável, nem sempre associado ao reconhecimento histórico.

Se o Egito foi governado por 340 destes faraós, porque é que Khufu, Nefertiti, Tutankhamon, Ramsés e Cleópatra continuam a ser nomes familiares milhares de anos após a morte destes faraós e ninguém se recorda de outros como Teti, Senuseret ou Nectanebo?

A exposição ajuda a esclarecer, com obras de diferentes naturezas, das antiguidades egípcias à música pop, passando pelas iluminuras medievais e a pintura clássica, assim como peças arqueológicas, documentos e obras históricas ou objetos contemporâneos.

A exposição Faraós Superstars traz-nos cerca de 250 peças provenientes de importantes coleções europeias, como a do Museu Britânico, do Museu do Louvre, do Museo Egizio (Turim), do Ashmolean Museum (Oxford), do Musée d’Orsay (Paris), do Mucem – Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée (Marselha) e da Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa).  

A exposição permite ainda conhecer melhor o núcleo de arte egípcia do Museu Gulbenkian e a relação que o colecionador estabeleceu com o egiptólogo Howard Carter, conselheiro para a maioria das suas aquisições, no contexto das comemorações do centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon por Howard Carter e do bicentenário da decifração dos hieróglifos pelo egiptólogo Jean-François Champollion.

A exposição Faraós Superstars na Gulbenkian vista com crianças

A exposição Faraós Superstars é interessante para todas as idades: o fascínio do Egipto e dos faraós é sentido também pelas crianças, e a exposição tem filmes animados e vários elementos que podem ser tocados e manuseados.

Por exemplo podem encontrar a réplica da Pedra de Roseta que tem junto um lápis de cera para podermos registar os caracteres egípcios e as letras gregas e perceber como foi feita a decifração dos hieróglifos. Também podemos tocar na representação táctil do busto icónico de Nefertiti e perceber como este é um retrato de beleza e simetria perfeita.

Também podemos fazer um jogo interativo que, como numa caça ao tesouro nos leva através de várias pistas para aprender mais sobre a cartela, um símbolo com uma forma oblonga onde se escrevia com hieróglifos egípcios o nome do faraó.

Faraós Superstar - exposição Gulbenkian

Logo no início da exposição somos convidados a jogar o jogo da Cartela do Faraó.

O jogo tem vários desafios que levam os jogadores pela exposição procurando diferentes objetos e aprendendo sobre eles, até chegar ao fim e poderem fazer a sua própria cartela.

Para os mais novos, os objetos contemporâneos são fascinantes: a t-shirt da equipa de futebol egípcia, os posters de cinema, o livro de Asterix, Obelix e a Cleópatra, a capa da Vogue com a cantora Rihanna vestida de Nefertiti e a camisola da coleção Homecoming de Beyoncé, com referências à mesma rainha são referências que lhes são familiares e evidenciam a influência dos Faraós que ainda se sente nos dias de hoje.

A família Pumpkin partilha: A exposição é excelente para visitar em família – várias famílias com crianças estavam entusiasmadas com as atividades interativas e podem jogar o jogo interativo a Cartela do Faraó. As nossas abobrinhas adoraram!

Horários da Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian

25 nov 2022 – 06 mar 2023

  • 10:00 – 18:00 
  • SEX , 10:00 – 21:00 
  • ENCERRA À TERÇA

Local da exposição Faraós Superstars

Galeria Principal: Fundação Calouste Gulbenkian

Preços da Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian

  • Bilhete: 5,00 €
  • Desconto: 50% para menores de 25 anos e maiores de 65 anos.
  • Entrada gratuita – domingos a partir das 14:00 / Estudantes às sextas a partir das 18:00

Atividades Complementares à Exposição Faraós Superstars – Gulbenkian

Descubram também outros programas de Natal giros para uma época divertida com toda a família, seja em Programas de Natal em Lisboa, no Eventos de Natal no Porto ou Eventos de Natal em todo o país!

Aproveitem para passear em família:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<