Programa Educativo EVOA 2020/2021 - Pumpkin.pt

Programa Educativo EVOA 2020/2021

evoa

Desde sessões de observação de aves nas lagoas, a atividades de role-play, descubra as propostas disponíveis.

Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, o estuário do Tejo, o EVOA permitirá que os visitantes conheçam e desfrutem deste património único, entre a lezíria e o estuário do Tejo.

A experiência começa ao entrar na Lezíria Sul de Vila Franca de Xira: no contraste entre paisagens, na conjugação da tradição com a inovação, e, é claro na variedade de espécies que se alimentam ou refugiam nas valas, campos agrícolas e pastagens da lezíria, dando as boas vindas a todos os que percorrem este espaço fascinante.

No EVOA estão integradas três zonas húmidas de água doce, num total de 70 ha, estas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação.

De modo a garantir a tranquilidade das aves e a maximizar a experiência e conforto na visitação, estão disponíveis quatro observatórios, dois abrigos fotográficos nas lagoas, para além de diversos pontos de observação camuflados e um Centro de Interpretação.

Visita de estudo ao EVOA

EVOA visitas de estudo

Ao definir a data da visita a uma reserva natural, para além do enquadramento nas temáticas curriculares a abordar, deverá ter em conta as dinâmicas naturais que ocorrem ao longo do ano.

Qual a melhor altura para observar aves no EVOA?

Poderá utilizar esta visita como um recurso de introdução, consolidação, recapitulação e/ou motivação para as temáticas a abordar durante o ano letivo. Não se exige que a matéria seja abordada previamente em sala de aula.

Conheça as atividades propostas para cada ano de ensino

A saída de campo está sempre garantida, mesmo em dias de chuva, vento ou calor intenso, conseguimos proporcionar uma visita confortável aos alunos. Os observatórios são cobertos e o centro de interpretação dispõe de todas as comodidades.

Disponibilizamos aos professores uma apresentação sobre o EVOA. Este recurso poderá ser utilizado na contextualização dos alunos à visita.

As nossas garantias de segurança nas visitas presenciais:

– Recebemos apenas uma escola por dia, de modo a garantir a segurança de todos, nestes tempos de pandemia;

– Respeitamos as “bolhas” estabelecidas pela escola, dividindo os grupos dentro desses limites, tendo no máximo 15 alunos por guia;

– Procuraremos que grande parte das atividades sejam usufruindo dos recursos naturais, no exterior, em espaços amplos, mantendo todo o distânciamento necessário;

– O equipamento será de uso individual, ou quando isso não seja possível (ex. no caso dos telescópios), desinfetado a cada utilização;

– Os espaços comuns, cadeiras, maçanetas, torneiras são higienizados regularmente;

EVOA na Escola 

evoa na escola

O EVOA disponibiliza diversas atividades complementares que poderão ser realizadas nas escolas, antes ou após a visita ao EVOA, podendo também ser realizadas isoladamente.

Saibam tudo sobre o EVOA na Escola.

Visita Virtual ao EVOA

Gostaria de trazer a natureza e vida selvagem até aos seus alunos?

As visitas virtuais ao EVOA são possíveis, estando os alunos na escola ou nas suas casas.

Desde sessões de observação de aves nas lagoas, a atividades de role-play, descubra as propostas que temos disponíveis.

Aproveitamos as novas tecnologias para colocar os alunos a observar aves em direto nas lagoas do EVOA, ou a fazer perguntas aos investigadores que trabalham no terreno.

Cada atividade tem 30 a 50 minutos de duração e um valor único de 25€, independentemente do número de ligações e de turmas. Poderemos adaptarmo-nos ao sistema implementado com os alunos, entrando como convidados ou enviar o nosso próprio link. Faça Zoom no EVOA!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<