Espaço à Quarta no Pavilhão do Conhecimento - Pumpkin.pt

Espaço à Quarta no Pavilhão do Conhecimento

Evento gratuito!
Espaço à Quarta

A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa – PT Space, têm o prazer de anunciar a primeira edição de “O Espaço à Quarta”.

Vamos ao Espaço à Quarta?

Trata-se de um ciclo de conversas on-line que irá decorrer sempre na quarta-feira da 4.ª semana de cada mês, às 19.00. Nesses dias, o evento será transmitido sempre em direto no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento e o link será disponibilizado aqui. 

Esta iniciativa tem como objetivo abordar a importância da investigação espacial no nosso dia a dia, destacando o Espaço em diferentes aplicações e contextos concretos. Os convidados de “O Espaço à Quarta” serão especialistas de empresas ou instituições de investigação científica que poderão abrir novos horizontes na integração do Espaço nas nossas vidas diárias. 

Esta é uma ação gratuita, não necessita de qualquer tipo de registo e é destinada ao público em geral. Chamamos a atenção da comunidade educativa que este poderá vir a ser mais um recurso para a utilização do Espaço em contexto de sala de aula.

O Espaço está presente no dia-a-dia de todos nós, mesmo sem darmos por isso: para orientar as nossas deslocações, para assegurar telecomunicações, previsões meteorológicas, agricultura de precisão, gestão de recursos preciosos como água potável e para a monitorização de inundações e riscos de incêndio. 

O Espaço à Quarta: Sessões

27 JANEIRO · 19.00

  • Com: João Lousada, Astronauta Análogo
  • Moderação: Ana Noronha
    • Na primeira sessão vamos descobrir o que faz um Astronauta análogo com João Lousada, Diretor de Voo do Módulo Columbus da Estação Espacial Internacional e Comandante de missões no Fórum Espacial Austríaco, que já participou em várias missões análogas a Marte. Para além de partilhar connosco como é acompanhar o trabalho realizado num laboratório científico fora da Terra, falará sobre a sua próxima missão, no deserto de Neguev, em Israel, na primeira conversa deste ciclo on-line.

24 FEVEREIRO · 19.00

  • Com: Teresa Ferreira, Diretora do Espaço na GMV Portugal
  • Moderação: Ana Noronha
    • Na segunda sessão, abordaremos a importância do Espaço para os investigadores que estudam a ionosfera e as tempestades solares com Teresa Ferreira, Diretora do Espaço na GMV Portugal; que já participou em projetos relacionados com a tecnologia de recetores de satélites para a Agência Espacial Europeia e para a Comissão Europeia.

24 MARÇO · 19.00

  • Com: Isabel Trigo, Investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) / Instituto D. Luiz
  • Moderação: Ana Noronha ou Carolina Sá, da PT Space (por confirmar)
    • Isabel Trigo, Investigadora do IPMA e do Instituto D. Luiz, será a convidada da terceira sessão. Vamos conhecer a importância dos dados dos satélites de Observação da Terra na monitorização da mudança climática.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *