Escolas > Agenda Escolas > Ciência e Natureza

Educação Ambiental – Programa 4 Estações

Educação Ambiental Programa 4 Estações

Movimento Bloom propõe às escolas o Programa “4 Estações” que consiste em 4 passeios à Floresta ao longo do ano lectivo para a celebração dos Solstícios e Equinócios.

É dirigido e adaptado ao Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico de todas as escolas. Em cada uma das Estações do ano oferecemos um conjunto de atividades, oficinas e jogos de aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar e divertida, promovendo o gosto pela aprendizagem sobre as questões Ambientais e de Conservação da Natureza​.

Estas atividades, oficinas e jogos proporcionam apurar e experienciar os sentidos, partir à descoberta do ambiente natural, observando e identificando alguns animais mais comuns, conhecendo e ouvindo sons da floresta, reconhecendo e observando fenómenos naturais e aspectos físicos do meio local, e explorando as características fenotípicas, introduzindo também conceitos como: biodiversidade, ecologia, relações simbióticas, cadeia alimentar, mimetismo, entre outras.

São essencialmente atividades lúdicas nas quais os alunos ,através do brincar, entram em contato direto com a Natureza, o que possibilita uma oportunidade única para cativar as crianças e adolescentes, promovendo e aprofundando o conhecimento e os temas desenvolvidos na sala de aula, conforme o plano curricular de Estudo do Meio, Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Expressão Plástica e Motora.

Cada oficina tem a sua própria história e formato criativo, materiais, esconderijos mágicos e o seu próprio objectivo ecológico:

  • Equinócio de Outono – ​Entre vários jogos e atividades de celebração da Estação inclui-se também a oficina “Os bichos das Bruxas” na qual os alunos aprendem a reconhecer as diferentes espécies de Morcegos, como eles voam, como se alimentam e onde estes animais gostam de viver. Fazem o seu próprio morcego de cartão e de lã e terminam a oficina com uma aula de “voo”.
  • Equinócio de Primavera – A partir das pegadas deixadas por animais podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre o seu modo de vida. Esta é uma das oficinas do Equinócio e os alunos aprendem a fazer um escudo com ramos de salgueiro e, em seguida, adicionam decorações naturais que representam os elementos da floresta e as verdadeiras qualidades e poderes especiais de alguns dos nossos animais da floresta.
  • Solstício de Inverno – ​As aves têm vindo a sofrer uma grande pressão devido ao desenvolvimento e expansão das atividades humanas, que muitas vezes levam à degradação dos habitats e consequente diminuição da disponibilidade de locais de nidificação e alimentação. Este fator tem sido uma das principais causas de ameaça para algumas espécies de aves. Nesta atividade pretende-se sensibilizar os alunos para a proteção da biodiversidade elaborando comedouros para pequenas aves.
  • Solstício de Verão – A proteção das nossas florestas é fundamental para manter a biodiversidade e a própria vida! No entanto, para proteger, é necessário conhecer! Através de jogos e atividades didáticas, os alunos tomarão consciência do termo biodiversidade, serão ensinados a distinguir algumas espécies de plantas e árvores, conhecer a sua importância e serão sensibilizados para a temática da proteção das florestas inscr-oes.jpg As atividades e oficinas decorrem ao ar livre no Parque Natural de Sintra-Cascais.

 

 

 

As nossas atividades podem ser feitas em qualquer altura do ano e independentemente dos dias de equinócios e solstícios.

Sugerimos que a escola realize os 4 passeios porque acreditamos que um programa continuado tem mais efeito do que uma atividade pontual.

As marcações devem ser feitas por email.

Contactos: