Actividades Educativas HABITAT no Eco Azores Burning Summer - Pumpkin.pt

Actividades Educativas HABITAT no Eco Azores Burning Summer

Evento expirado
Actividades Educativas HABITAT de Eco Azores Burning Summer

No âmbito do Eco Festival Azores Burning Summer, pretende-se fomentar o aumento da Literacia do Oceano junto das crianças e jovens em relação ao conhecimento das espécies comerciais de pescado dos Açores, da sustentabilidade da pesca e consumo responsável.

O Eco Festival Azores Burning Summer celebra este ano a sua 10ª edição e vai decorrer nos dias 30 e 31 de Agosto, na Praia dos Moinhos, em Porto Formoso, São Miguel, Açores.
Estas 10 edições confirmam o festival como um dos mais importantes dos Açores e um dos mais relevantes em Portugal no âmbito da sustentabilidade.

No âmbito do Programa Habitat do Azores Burning Summer, e numa parceria entre o Observatório do Mar dos Açores (OMA) e o Instituto OKEANOS/UAç, irão realizar-se atividades educativas junto dos da Rede de CATLS da Ribeira Grande, entre os dias 2 e 4 de setembro, e também na Lagoa, nos dias 5 e 6 de Setembro, prevendo abranger-se um total de cerca de 250 crianças e jovens. Estas atividades pretendem fomentar o aumento da Literacia do Oceano junto das comunidades locais, especialmente no que respeita ao conhecimento sobre as espécies comerciais de pescado dos Açores, bem como sobre a sustentabilidade da pesca e consumo responsável.

As atividades educativas sobre o Mar dos Açores decorrem de 2 a 6 de setembro, das 10h30 às 15h00.

Será desenvolvida a atividade prática “Sangue na Guelra”, onde é feita a dissecação de peixes e que tem como objetivo ter um melhor conhecimento sobre a respiração branquial, fazendo um paralelo com a respiração pulmonar. Esta atividade está integrada na oferta do Programa Educativo AMaR – Aprender o Mar dos Açores, desenvolvido pelo OMA junto da comunidade escolar.
Para além disso, será também distribuído o Jogo “Detetives Marinhos – Investiga o Peixe que comes”, desenvolvido no âmbito do projeto MONIPOL (OKEANOS/UAÇ), que ficará disponível para utilização nas diversas instituições.
As atividades terão a duração aproximada de 1 hora e os horários propostos são das 10:30 às 11:30 e das 14:00 às 15:00.

O Azores Burning Summer é um projeto cultural com um programa multidisciplinar, inclusivo e de intervenção socioambiental, com impacto positivo nas comunidades locais e na experiência de quem visita a ilha de São Miguel. É o primeiro evento nos Açores a obter a certificação “Evento mais sustentável”, atribuída pela SGS, líder mundial na certificação. A 8ª edição do Iberian Festival Awards atribuiu ao Festival Azores Burning Summer o prémio nacional e ibérico na categoria de Melhor contributo para a sustentabilidade. A organização do festival tem como objetivo evitar o desperdício e promover a alteração de hábitos de consumo, sendo que a maior meta a alcançar é o despertar da consciência ecológica coletiva.

Neste ano de celebração, sentimos ser ainda mais importante manter e melhorar a facilidade de acessos, o conforto do público, e torná-lo ainda mais acessível a todas as pessoas, de todas as idades.
Com esse objectivo, disponibilizamos dois parques de estacionamento automóvel gratuitos, 24h, com capacidade para um total de 1600 viaturas, haverá ainda estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, incentivamos a partilha de veículos (car sharing), bem como, a mobilidade pedonal e disponibilizamos um serviço de shuttle gratuito, com recurso a veículos elétricos. Para além disso, estabelecemos como lotação máxima o equivalente a dois terços do público permitido por lei.

A ligação do festival às músicas do mundo é uma das características mais marcantes deste evento cada vez mais cosmopolita que tem como um dos principais objectivos unir os povos através da cultura e reunir esforços para a construção de um mundo melhor através da conjugação de um programa artístico e cultural de dimensão internacional com um posicionamento ecofriendly que irá contar com música, cinema, ecodesign, veículos elétricos, debates, land art e ações comunitárias.

No primeiro dia e noite, 30 de Agosto, (especialmente dedicada a Cabo Verde, e para a qual teremos o prazer de contar com a presença do Ministro da Cultura de Cabo Verde Augusto Veiga) teremos a estreia nos Açores do projecto “reEncanto” de Mayra Andrade que estará acompanhada à guitarra por Djodje Almeida na guitarra acústica, os concertos de Princezito e Ferro Gaita e ainda o DJ Narco Paulo, o Moinhos Revival Jam (que junta músicos locais com músicos visitantes) by Jaime Roth, DJ Novo Major, DJ Adrian Sherwood acompanhado pelo MC Ghetto Priest, DJ Milhafre e DJ Mesquita & Laura.

No segundo dia e noite, 31 de Agosto, a curadoria está nas mãos de Moullinex que traz ao festival um concerto especial e exclusivo com a participação de Selma Uamusse e Best Youth, único concerto em formato banda que Moullinex irá realizar em 2024, mais os concertos de Da Chick e Xinobi, e teremos ainda DJ FLiP, Moinho Revival Jam by Ricardo Reis, DJ Isilda Sanches, DJ Herberto Quaresma, DJ Pedro Tenreiro e DJ Moullinex & Xinobi (back-to-back).

Nestes 2 dias, haverá ainda duas iniciativas que pretendem despertar a consciência ecológica coletiva: o Eco Market e a Expo Veículos Eléctricos.

Para encerrar a programação musical, o público poderá presenciar a instalação de fogo BURNING LOVE.

O último momento do festival será especialmente dedicado às crianças com o programa comunitário HABITAT que irá desenvolver atividades educativas sobre o Mar dos Açores entre 2 e 6 de Setembro.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<