"É só palheta": II Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto - Pumpkin.pt

“É só palheta”: II Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto

Evento expirado
“É só palheta”: II Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto

O Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “É Só Palheta” é uma celebração da cultura portuguesa e uma oportunidade para preservar e promover o teatro popular como uma forma de arte viva. Será realizado na Casa da Marioneta de Sintra e Jardim da Anta em Agualva, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2023, com acesso livre.

Conta com a participação de dez roberteiros, vindos de diversos pontos do país, e vão levar à cena as histórias da oralidade e o repertório. Incluindo novas histórias criadas pelas companhias, inspiradas nesta matriz tradicional, com os seus elementos intemporais. Culminando no dia 10 com uma apresentação coletiva em jeito de desgarrada.

Outro momento de salientar é a tertúlia “Conversas pró boneco”, na Casa da Marioneta de Sintra. À semelhança da anterior edição, será entregue a Palheta D’Ouro a quem prestou um serviço válido em prol do Teatro Dom Roberto. E também, pela primeira vez, certificados para legitimar todos os roberteiros. Para a entrega contamos com a presença do ator Rui Mendes que interpretou o personagem Seraphim no filme “Dom Roberto” (1962), realizado por Ernesto Sousa.


Será uma oportunidade valiosa para explorar diferentes perspectivas e debater o valor duradouro dessa tradição.
O Teatro Dom Roberto é um repertório tradicional de teatro de marionetas e as suas raízes remontam ao século XVII. É considerado uma expressão artística única e um tesouro cultural do país. Ao longo dos anos, tem sido preservado e transmitido de geração em geração, encantando públicos de todas as idades. O personagem principal, Dom Roberto, representa um típico malandro, com características exageradas e humorísticas. As histórias do Teatro Dom Roberto são frequentemente baseadas em situações do cotidiano, com enredos simples e diálogos engraçados.

O roberteiro dá voz aos personagens, utilizando uma palheta. É uma forma de arte que captura a imaginação e traz alegria através do humor e da interação entre o marionetista, as marionetas e o público. Juntem-se para celebrar e mergulhar na história e na tradição cultural de Portugal.

Sem dúvida que toda a família vai adorar!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<