Oficina de Cinema no contexto da Mostra Ameríndia: Percursos do Cinema Indígena no Brasil.
Vamos conhecer um dia nas aldeias Waimiri e Atroari, no interior da Amazónia, através do filme Kinja Iakaha – Um dia na aldeia. Seis índios registam o dia-a-dia dos seus parentes. Estes registos, sintetizados num único dia, desde o amanhecer até ao anoitecer, transportam-nos para a intimidade do quotidiano indígena com a sua interacção intensa com a natureza.
Depois de mergulhar nesta experiência sensorial do outro lado do Atlântico, os participantes da oficina são convidados a partir à aventura até uma destas aldeias indígenas, para vivenciarem a diversidade cultural. Durante o filme Boa Viagem, Ibantu! quatro jovens de diferentes regiões do Brasil viajam até a aldeia dos Krahô.
Nesta oficina vamos “trabalhar” as nossas emoções, os medos e espectativas, expressando através de uma vídeo-carta as preocupações do grupo, imaginando que partem no prazo de dez dias para a aldeia indígena dos Krahô. As vídeo-cartas serão dirigidas a um dos personagens dos filmes Kinja Iakaha – Um dia na aldeia e Boa Viagem, Ibantu!.
Mais Informações:
Formadora: Cláudia Alves
Faixa etária: 8 aos 11 anos
Participação gratuita, mediante inscrição.
Este artigo foi útil para si?