O Doclisboa está de regresso para a sua 22ª edição, a decorrer de 17 a 27 de Outubro de 2024. Ponham na agenda!
O Doclisboa propõe actividades para o público infantil, juvenil e sénior, com foco principal no público escolar.
Através do programa proposto – com sessões de cinema, debates e oficinas –, pretende-se relacionar o público com este cinema e as temáticas emergentes na história e na contemporaneidade.
Com os debates que se seguem às sessões, abre-se espaço para comunicação entre esses mundos com o cinema como intermediário.
Com as oficinas, constrói-se espaço para reflexão através de actividades plásticas e técnicas com os participantes sobre as temáticas e o fazer cinematográfico.
Acreditamos que o cinema tem um grande papel no contacto do espectador com outros mundos e possibilidades de olhar e que, desta forma, contribui para a construção de uma sociedade mais empática, uma cidadania mais crítica e informada e um mundo mais tolerante e sustentável.
DocLisboa: não é só para os crescidos!
A formação de públicos é um dos objectivos do Doclisboa, através da comunidade escolar e das famílias, e tem uma oferta muito interessante para o público infantil e juvenil em coordenação, não só com as escolas, mas também com as famílias, adultos e grupos com necessidades especiais.
DocLisboa: formar com diversão!
As oficinas Docs 4 Kids têm como objetivo promover a aproximação do cinema documental às crianças e jovens e propor, a partir de curtas-metragens ou excertos de filmes ligados às temáticas, exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos, seguidos de discussão e partilha dos atravessamentos que os filmes nos trazem.
Durante os dias úteis do festival, proporcionamos às escolas um espaço de formação essencialmente prático, promovendo a reflexão critica e estimulando a criatividade dos alunos e professores.
Aos fins de semana, convidamos os pais a trazerem os seus filhos às nossas oficinas de cinema.
DOCS 4 KIDS – OFICINAS PARA CRIANÇAS E JOVENS DOS 6 AOS 15 ANOS
As oficinas Docs 4 Kids, propõe o visionamento de filmes ou excertos de filmes selecionados pelos formadores dentro de uma temática – que cruza-se com a programação do Doclisboa – para reflexão, seguido de um exercício prático proposto que materialize as ideias suscitadas pelos filmes.
O objetivo é, então, promover a aproximação do cinema documental às crianças e jovens e a partir de exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos, com a aposta que a reflexão contribua para uma amplitude do pensamento e olhar acerca do mundo que nos rodeia.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Olá.
Acho que existe um erro dia 21 Outubro “Oficina Inatel: Como definir o outro?” no museu de etnologia e é o museu do Aljube. Gostaria de perceber qual será?
Obrigado