DocLisboa 2023: Bem-vindos à 21ª Edição

DocLisboa 2023 Bem-vindos à 20ª Edição

Evento expirado
DocLisboa 2023

Doclisboa está de regresso para a sua 21ª edição, a decorrer de 19 a 29 de Outubro de 2023. Ponham na agenda!

O Doclisboa propõe actividades para o público infantil, juvenil e sénior, com foco principal no público escolar.

Através do programa proposto – com sessões de cinema, debates e oficinas –, pretende-se relacionar o público com este cinema e as temáticas emergentes na história e na contemporaneidade.

Com os debates que se seguem às sessões, abre-se espaço para comunicação entre esses mundos com o cinema como intermediário.

Com as oficinas, constrói-se espaço para reflexão através de actividades plásticas e técnicas com os participantes sobre as temáticas e o fazer cinematográfico.

Acreditamos que o cinema tem um grande papel no contacto do espectador com outros mundos e possibilidades de olhar e que, desta forma, contribui para a construção de uma sociedade mais empática, uma cidadania mais crítica e informada e um mundo mais tolerante e sustentável.

DocLisboa: não é só para os crescidos!

A formação de públicos é um dos objectivos do Doclisboa, através da comunidade escolar e das famílias, e tem uma oferta muito interessante para o público infantil e juvenil em coordenação, não só com as escolas, mas também com as famílias, adultos e grupos com necessidades especiais.

DocLisboa: formar com diversão!

Docs 4 Kids fim de semana DocLisboa 2022

As oficinas Docs 4 Kids têm como objetivo promover a aproximação do cinema documental às crianças e jovens e propor, a partir de curtas-metragens ou excertos de filmes ligados às temáticas, exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos, seguidos de discussão e partilha dos atravessamentos que os filmes nos trazem.

Durante os dias úteis do festival, proporcionamos às escolas um espaço de formação essencialmente prático, promovendo a reflexão critica e estimulando a criatividade dos alunos e professores.

Aos fins de semana, convidamos os pais a trazerem os seus filhos às nossas oficinas de cinema.

DOCS 4 KIDS – OFICINAS PARA CRIANÇAS E JOVENS DOS 6 AOS 15 ANOS

Oficinas para escolas

As oficinas Docs 4 Kids, propõe o visionamento de filmes ou excertos de filmes selecionados pelos formadores dentro de uma temática – que cruza-se com a programação do Doclisboa – para reflexão, seguido de um exercício prático proposto que materialize as ideias suscitadas pelos filmes.

O objetivo é, então, promover a aproximação do cinema documental às crianças e jovens e a partir de exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos, com a aposta que a reflexão contribua para uma amplitude do pensamento e olhar acerca do mundo que nos rodeia.

Nesta edição, os temas centrais nas oficinas Docs 4 Kids são cultura/tradição/o outro (com o apoio da Fundação Inatel) e o trabalho.

Oficina Inatel: Como definir o outro?

21 OUT (sáb) / 11h, Museu do Aljube (6 aos 9 anos)

21 OUT (sáb) / 15h, Museu Nacional de Etnologia (12 aos 15 anos)

22 OUT (dom) / 15h, Museu do Aljube (8 aos 12 anos + famílias)

Duração: 2h

*Com apoio da Fundação INATEL

Eu sou diferente dos outros e/ou os outros são diferentes de mim?                             

A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o outro para nós através de testemunhos filmados.

O que é o trabalho?

28 OUT (sáb)/ 11h, Museu do Aljube (12 aos 15)

29 OUT (dom)/ 15h, Museu do Aljube (6 aos 9 + famílias)

Qual é a interpretação que eu faço da palavra “trabalho” e como é que eu a

posso representar através dos seus gestos?

A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o trabalho através de testemunhos e ilustrar as nossas definições através de planos fixos de gestos representativos do trabalho para nós.

Oficina de Fotografia Fujifilm | Bazar do Vídeo

28 OUT (sáb) / 10h, Bazar do Vídeo (12 aos 15 anos)

Oficina de Fotografia | A Base da Técnica Fotográfica por Paulo Petronilho | Fujifilm e Bazar do Vídeo

|| Parte Teórica – Componente teórica onde serão abordada técnicas fotográficas e caraterísticas de uma câmara fotográfica

|| Parte Prática | Photowalk – Componente prática onde cada um dos participantes terá à sua disposição 1 câmara Fujifilm, e poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a parte teórica

|| Evento GRATUITO limitado a 10 lugares

Oficinas Docs 4 Kids Fim-de-Semana

Saiba mais informações sobre o Projeto Educativo do DocLisboa 2023.

Também lhe pode interessar:

Um comentário em “DocLisboa 2023 Bem-vindos à 20ª Edição

  1. Luis Outubro 21, 2023

    Olá.

    Acho que existe um erro dia 21 Outubro “Oficina Inatel: Como definir o outro?” no museu de etnologia e é o museu do Aljube. Gostaria de perceber qual será?

    Obrigado

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<