Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Doc Lisboa está de volta!

Doc Lisboa 2017

A 15ª Edição do Festival Internacional de Cinema, o Doc Lisboa, está de regresso entre os dias 19 a 29 de Outubro e contém uma secção dedicada ao público infantil!

A formação de públicos é um dos objectivos do Doclisboa através do investimento na relação entre a comunidade escolar e as salas de cinema.

Os filmes, os debates e as oficinas procuram complementar e diversificar os conteúdos programáticos das disciplinas, contribuindo assim para promover o conhecimento curricular e extracurricular, o repertório cultural e científico, bem como a sensibilidade e o interesse pelo cinema documental.

O Projecto Educativo do Doclisboa disponibiliza um conjunto de actividades direccionadas especialmente ao público infantil e juvenil em coordenação, não só com as escolas, mas também com as famílias, adultos e grupos com necessidades especiais.

O Doclisboa Faz 15 Anos e quer festejá-los com uma festa dedicada aos mais novos. No último dia do festival, promovemos uma tarde de actividades didácticas com oficinas, uma sessão de cinema e algumas surpresas, numa tarde para toda a família, em que todos estão convidados a participar.

29 OUT (Dom) / das 14.00 às 18.00, São Jorge – Sala 2

Glória na Aldeia | Oficina com a editora Triciclo

Nesta oficina vamos construir um Jogo da Glória ilustrado. Sobre um tabuleiro, vamos representar uma aldeia indígena através de símbolos ilustrados, construir dados e pinos de jogo. No final, vamos fotografar e fazer stop-motion.

  • Início: 14.00 | Duração: 1h30 | Faixa etária: 5 – 10 anos
  • Frequência gratuita mediante inscrição, máximo 12 participantes.
  • Inscrições: Ana Pereira, Sara Marques, projecto.educativo@doclisboa.org, +351 938 701 690

Sessão Docs4Kids famílias

Nesta sessão, vamos ver um programa de curtas-metragens do acervo do projecto Vídeo nas Aldeias, filmes de povos indígenas no Brasil. No final, vamos conversar sobre estas imagens, sobre como elas nos falam de um outro mundo e simultaneamente, do nosso.

Filmes da Sessão:

No tempo do Verão | Wewito Piyãko, 2012, Brasil, 22’

É fim de semana e as crianças Ashaninka deixam a escola e partem,rio acima, para acampar com os pais e aprender a vida na mata.

Das crianças Ikpeng para o mundo | Natuyu Yuwipo Txicão, Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng, 2001, Brasil, 35’

Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeocarta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.

Boa Viagem, Ibantu! | Vincent Carelli, 1999, Brasil, 17’

A realidade indígena muitas vezes é diferente do que costumamos ver nos livros ou filmes. Este filme apresenta impressões de quatro adolescentes que fizeram uma visita à reserva indígena dos Krahôs, em uma região de divisa entre Tocantins e Maranhão. Eles tiveram a oportunidade de conviver com os índios, conversar com eles sobre os costumes e até serem batizados, ganhando um nome indígena durante o ritual. É o 3º episódio da série Índios no Brasil, uma iniciativa da TV Escola, da Secretaria de Educação à Distância e do Ministério da Educação, produzida pela ONG Vídeo nas Aldeias.

  • Início: 15.45 | Duração: 1h30 | A partir dos 8 anos
  • Preço: 4 Euros (por criança)

Existe também uma panóplia de Oficinas de Cinemas, na secção doc4kids 🙂

Para mais informações, consulte o Dossier do Projecto Educativo.