Família > Agenda Família > Música, Teatro e Filmes

Doclisboa está de volta

Doclisboa 2016

O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade.

Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo.

O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.

OFICINAS PARA CRIANÇAS E JOVENS DOS 4 AOS 15 ANOS


Oficinas DocLisboaO Documentário como Experiência de Aprendizagem e Crescimento

As Oficinas Docs4Kids promovem a aproximação do documentário às crianças e aos jovens, através do visionamento de filmes acompanhados com reflexão e debate, em paralelo com propostas artísticas que materializem algumas das ideias suscitadas pelos mesmos.  

Na edição deste ano propomos explorar a relação do cinema com o papel do espectador. Quais as sensações e emoções que sentimos quando vamos ao cinema? Como reagimos a uma história com final feliz ou a um enredo que não nos faz tirar os olhos do ecrã? Que força é essa que nos corta a respiração? A partir de frgamentos de diferentes filmes vamos descobrir as nossas reacções enquanto audiência.

 

Oficinas de Fim-de-semana

  • Oficinas para crianças dos 4 aos 7 anos (acompanhadas de um adulto)
    • 23 OUT (Dom) / 10.00, São Jorge – Sala 2 [ESGOTADO]
    • 29 OUT (Sáb) / 10.00, São Jorge – Sala 2  
  • Oficinas para crianças dos 8 aos 11 anos
    • 22 OUT (Sáb) / 15.30, São Jorge – Sala 2
    • 23 OUT (Dom) / 15.30, São Jorge – Sala 2  
  • Oficinas para jovens dos 12 aos 15 anos
    • 29 OUT (Sáb) / 15.30, São Jorge – Sala 2 [ESGOTADO]
    • 30 OUT (Dom) / 15.30, São Jorge – Sala 2  

Duração: 2h Preço: 4 Euros (por criança; máximo de 12 participantes)

Bilhetes à venda no Cinema São Jorge e Bilheteira Central da Culturgest

É necessário fazer reserva através da nossa FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Sessões Especiais | Em parceira com Os Filhos de Lumière

 

Sessões EspeciaisOs Filhos de Lumière é o nome de uma associação cultural, vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística.

Criada no ano 2000 por um grupo de cineastas e amantes de cinema, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a nossa associação concebe, organiza e orienta actividades que visam levar crianças e adolescentes nelas envolvidos a apreciar, compreender e criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica.

Sempre foi convicção daqueles que se uniram para fundar esta associação que a melhor maneira de adquirir os saberes que nos propúnhamos construir passava pela aquisição de um saber fazer, ou seja privilegiando uma abordagem prática, um conhecimento decorrente da experimentação. 

30 OUT (Dom) / 18.00, São Jorge – Sala 2 

  • Sessão Cineclube das Gaivotas/ Moving Cinema Sessão programada e debatida pelos membros deste cineclube, surgido em 2014, no âmbito do projecto Moving Cinema, pela mão da associação Os Filhos de Lumière. Trata-se de um grupo formado por u grupo de jovens que, semanalmente, se reúnem para ver e conversar sobre filmes e programar uma sessão na Cinemateca Portuguesa.  

 

25 OUT / 14.00, São Jorge – Sala 3

  • Sessão com Os Filhos de Lumière/ CinEd Projecção, seguida de conversa, de duas curtas-metragens da Colecção CinEd e de alguns filmes realizados em contexto de oficinas de sensibilização ao cinema.
  • Rentrée des classes de Jacques Rozier, 1955, França, 24 min Numa pequena vila em Provence, um novo ano lectivo inicia-se. René não fez o trabalho de casa para as férias, por isso, atira a mochila ao rio. Quase a chegar à escola, René volta para trás em direcção à floresta. Rodeado pela natureza, submerso pela luz, permite-se à pequena extravagância de faltar à aula por umas horas até que, por acaso, reencontra a mochila.
  • Petite Lumière de Alain Gomis, 2003, França, Senegal, 15 min Dakar, Senegal. Fatima, uma rapariga de 8 anos, interroga-se, de cada vez que abre o frigorífico, se a luz permanece acesa quando fecha a porta do mesmo. Descobre que não. Fatima sai à rua, fecha os olhos, abre-os e volta a fechá-los… Será que as pessoas continuam a existir quando ela fecha os olhos

Conheça a programação do Serviço Educativo do DocLisboa

 

Mais Informações:

DocLisboa