DocLisboa 2020 está de regresso entre 22 de Outubro e 1 de Novembro!

DocLisboa está de volta!

Evento expirado
doclisboa 2020

DocLisboa: não é só para os crescidos!

A formação de públicos é um dos objectivos do Doclisboa, através da comunidade escolar e das famílias, e tem uma oferta muito interessante para o público infantil e juvenil em coordenação, não só com as escolas, mas também com as famílias, adultos e grupos com necessidades especiais.

DocLisboa: formar com diversão!

As oficinas Docs4Kids promovem a aproximação do documentário às crianças e aos jovens, atraves do visionamento de filmes, seguida de reflexão e debate, em paralelo com actividades que materializem as ideias suscitadas pelos mesmos.

Durante os dias úteis do festival, proporcionamos às escolas um espaço de formação essencialmente prático, promovendo a reflexão critica e estimulando a criatividade dos alunos e professores.

Aos fins de semana, convidamos os pais a trazerem os seus filhos às nossas oficinas de cinema.

Tema transversal: O que o cinema conta sobre o trabalho?

Dos 4 aos 7 anos (24 out): Diariamente, ouvimos e vemos a palavra trabalho massivamente. Todos os dias, os nossos pais, avós ou tutores saem para trabalhar de manhã e voltam à noite. Escolhemos distintas visões que o cinema oferece sobre o trabalho para falarmos de profissões, lavores e ofícios e as qualidades, às vezes excepcionais, que estas exaltam. Encorajando o espírito inventivo e em grupos pedir-se-á que inventem e representem, no papel, uma nova profissão.

Dos 8 aos 11 anos (25 out e 1 nov): A partir de visões cinematográficas sobre o trabalho em distintos momentos dos últimos 100 anos, falaremos de profissões, espaços de trabalho e de como agora, por magia, muitos trabalhos são feitos por máquinas. Mas, que há qualidades que as máquinas não têm. Encorajando o espírito inventivo e em grupos pedir-se-á que representem, no papel, o que pensam que será no futuro trabalhar numa fábrica, em casa ou no escritório.

Dos 12 aos 15 anos (31 out): Escolheram-se filmes que permitem reflectir sobre a evolução do trabalho no último século. Com a intenção de afinar o espírito crítico e criar um diálogo (sobre a satisfação, o dinheiro, a autoridade e a independência) animamos os intervenientes a criar 3 grupos de trabalho que imaginem (com materiais e fotografias de arquivo a classificar e transformar) o que será, daqui a 20 anos, o trabalho na fábrica, no escritório e em casa.

DocLisboa: o Mundo inteiro cabe em Lisboa

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *