Família > Agenda Família > Exposições

Dissecção / Dissection – Exposição de Vhils – o maior

Dissecção / Dissection Exposição Vhils maior

De 5 Julho a 5 Outubro, Vhils apresenta a sua primeira exposição a solo em Portugal – uma mega-produção fantástica patente no Museu da Eletricidade com entrada gratuita. 

Expor crianças a arte desde muito novas desenvolve competências artisitcas e cognitivas, mas pode ser um desafio para os pais mantê-los interessados.

Com a exposição do Vhils esse desafio não se põe, porque as peças têm uma dimensão humana que os cativa e porque todo o processo de criação é apresentado de forma cativante para adultos e para crianças.

Esta é a primeira individual de Vhils, nome artístico de Alexandre Farto, em Lisboa, e é, segundo o artista o seu «projeto mais ambicioso». Depois de ter desenvolvido projetos em várias cidades internacionais como Xangai, Nova Iorque ou Rio de Janeiro, aquele que é provavelmente o street artist português mais reconhecido, escolheu Lisboa como palco da sua maior exposição individual.

«Dissecção» apresenta vídeos com alguns dos projetos de Alexandre Farto pelo mundo e novas obras que pretendem questionar a cidade e a sociedade. Alexandre Farto, que nasceu em Lisboa e cresceu no Seixal, começou a pintar paredes como «grafitter» com apenas 13 anos. No entanto, foi a esculpir rostos nas paredes através da remoção dos materiais de construção das mesmas que criou uma linguagem visual única e se tornou conhecido a nível mundial.

Ao longo da preparação da mostra, Vhils divulgou imagens e vídeos que mostraram o processo de criação do artista, num site criado para o efeito. 

Há apenas uma peça que só pode ser visitada por maiores de 16 anos, por questões de segurança – já que é necessário subir uma estrutura de andaimes – mas pode ser vista numa televisão que emite a imagem capturada por uma camara colocada no topo.

A exposição é gratuita e estará patente até ao dia 5 de Outubro – aproveitem!

Deixamos aqui algumas imagens da exposição para vos abrir o apetite…

Sobre a Exposição

É a primeira vez que um museu em Portugal faz uma exposição de Vhils. Ao longo de três meses, o Museu da Eletricidade exibe a obra do mais famoso “street artist” nacional.

Dissecção é a primeira exposição individual de Alexandre Farto – de nome artístico Vhils – numa instituição artística portuguesa e a maior realizada pelo artista até à data. Patente no Museu da Eletricidade entre 5 de julho e 5 de outubro, a exposição irá apresentar um corpo de trabalho inteiramente novo concebido especificamente para o espaço, exterior e interior, do museu.

Em Dissecção, Vhils apresenta obras inéditas de grande dimensão, criadas especificamente para este projeto, que problematizam a memória coletiva das cidades, a vertigem das suas imagens, as histórias dos seus habitantes.

Apresentando-se como uma reflexão em profundidade sobre o espaço urbano em interação com os seus habitantes, Dissecção toma como ponto de partida vários dos elementos intrínsecos a esse espaço. A intenção do artista é estabelecer, através dos vários ambientes, criados expressamente no espaço do Museu, um percurso que permite vivenciar a passagem de uma dimensão de ruído, caos e saturação visual – que exprime a vida nas cidades contemporâneas – para um cenário neutro. Vhils propõe-se fazer uma dissecção metódica de elementos urbanos familiares com recurso a vários suportes não convencionais e técnicas destrutivas que tem vindo a explorar no seu trabalho.

De reconhecimento recente, mas já solicitado para intervenções em todo o mundo,Vhils não se limita a usar os muros da cidade como suporte ou a transferir mecanicamente as soluções plásticas do exterior para as telas, revelando grande capacidade global de intervenção e invenção de espaços e meios.

Mais informações:

www.vhilsfundacaoedp.com

http://www.alexandrefarto.com

Telefone Geral: 21 002 81 30 | Bilheteira: 21 002 81 90

E-mail [email protected]

 

  • Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *