Família > Agenda Família

Dia/Noite dos Museus – Museu da Música Mecânica

Dia / Noite dos Museus, no Museu da Música Mecânica

Celebração do Dia Internacional e Noite dos Museus 2019.

Dia e Noite no Museu da Música Mecânica

No dia 18 de maio comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus.

Em 2019, o tema do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO) é “Os Museus como Plataformas Culturais: o futuro da tradição” – mote para as celebrações em torno deste dia.

O Museu da Música Mecânica promove um dia inteiro de festa com atividades para toda a família: música para bebés e crianças, visitas com música, exposições, baile tradicional, experiências a cavalo e workshop de plantas na quinta. Encerra com o concerto de Noite dos Museus. Fique conectado com esta programação especial. Participe! 🙂

Programa | 18 de Maio, Sábado

10h15 – Sessão de Música para Bebés e Crianças “Instrumentos… canções e tantas outras tradições”, orientação Ecos – Sons de Sentir (12€/família, exige marcação prévia).

E se um dia tivéssemos a oportunidade de redescobrir Portugal, os seus sons, cores, cheiros, histórias, em que os instrumentos tradicionais ganhassem vida numa recriação musical com novos ritmos e sentidos? Um Portugal ainda por descobrir e sentir.

Destinatários: Famílias com crianças dos 12 meses aos 5 anos

Inscrições: 212 381 083 | 960 080 044 | [email protected]

15h00 – Inauguração da Exposição “Na minha escola nasce uma caixa de música” – Mostra de trabalhos finais do Projeto Escola-Museu – Ano letivo 2018-19 (gratuito, sem marcação prévia).

15h30 – Visita guiada ao museu pelo colecionador Luis Cangueiro, com audição ao vivo dos Instrumentos de Música Mecânica (valor: entrada no museu);

15h30-17h00 – Experiências a cavalo no Centro Hípico (gratuito, sem marcação prévia).

16h00 – Workshop de Identificação de Plantas da Quinta do Rei (gratuito, sem marcação prévia). Orientação: Grupo das Plantas/CMP – Vítor Margarido

17h00 – Baile Tradicional, por Leónia Oliveira e a Banda Cataventos. Ao sabor dos ventos (gratuito, sem marcação prévia – no exterior do museu).

Neste baile-concerto, apresentam sobretudo um repertório de danças tradicionais portuguesas dando um pulo aqui e acolá a outras danças do mundo: onde a gaita-de-foles é a principal agitadora do baile.

Venha participar neste baile no exterior do museu! 🙂

18h00 – Entrega de Prémios Exposição Temporária – Projeto Escola (votação do público).

21h00 – Concerto Noite dos Museus, pela Orquestra Nova de Guitarras (gratuito, exige marcação prévia, sujeito à lotação do auditório).

Para celebrar a Noite dos Museus, a Orquestra Nova de Guitarras preparou um Concerto dedicado às sonoridades e ritmos dos Tangos. Com direção musical do Maestro Miguel Madaleno, a ONG propõe um repertório de Tangos com estilos variados e de diferentes influências culturais, numa Noite dos Museus poética e apaixonante.

21h00-22h30 – Museu aberto à noite (visitas livres).

Junte-se à grande festa dos museus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *