Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Online

Evento expirado
passados complexos futuros diversos 2021

No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios por todo o país, com inúmeras iniciativas.

Algumas iniciativas, aproveitando a reabertura dos espaços com o desconfinamento, são propostas presenciais, como a visita do Navio Escola Gil Eanes em Viana do Castelo. Outras são online, e podem ser usufruídas em família sem sequer sair de casa. Podem já começar a ver quais os sítios disponíveis e com ativadades este ano.

O tema “Passados Complexos: Futuros Diversos” convida os participantes a explorar a ideia de reconciliação – mas também de contestação e discussão.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização.

Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Em 2021, o tema escolhido é PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS.

Num ano indelevelmente marcado pela eclosão de uma pandemia à escala global, que abalou todas as estruturas da sociedade e pôs a nu muitas das fragilidades e desigualdades do mundo em que vivemos, é urgente reflectirmos sobre o passado e projectarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo.

Devido às medidas de contenção aplicadas no contexto da pandemia de COVID 19, e à semelhança do que sucedeu em 2020, as iniciativas serão preferencialmente realizadas em contexto virtual.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<