Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Dia Europeu das Línguas

Dia Europeu das Línguas 2017

No sábado, dia 23 de setembro, entre as 14h e as 19h, o Dia Europeu das Línguas é celebrado na renovada Biblioteca Palácio Galveias.

O evento, de entrada gratuita, conta com um programa cultural diversificado e atividades para toda a família, permitindo aos participantes experienciar as línguas e culturas de diferentes países europeus.

A iniciativa é da EUNIC Portugal (que, entre outros eventos, organiza anualmente a Noite da Literatura Europeia) e tem a parceria da Rede de Bibliotecas de Lisboa e o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Depois do sucesso em edições anteriores, o speak dating (conversas de 5 minutos que podem decorrer em doze línguas diferentes) continua a ser uma das apostas do evento.

Mas existem outras, como um jogo de tabuleiro gigante em que os peões são os próprios participantes que se movimentam respondendo acertadamente a questões sobre a Alemanha, um workshop de dança inspirado em Pina Bausch, um espetáculo de tambores afrocubanos com Papyto González, um concerto de música italiana por Stefano Saturnini ou um ensaio público de canto coral para aprender uma canção popular checa sob a direção da pianista e maestrina de coro Vika Gakman.

Haverá também um breve concerto de canto lírico a capella com a mezzosoprano croata Tanja Šimić Queiroz, oficinas para crianças de pinturas, colagens e ilustração e duas oficinas de culinária: uma para crianças, onde se aprende a decorar bolachas nas cores da bandeira da Roménia, e outra para participantes de todas as idades, onde serão confecionados pierogi, pastéis de massa cozida que são um dos pratos mais emblemáticos da cozinha polaca.

O ator Miguel Fragata dinamizará a leitura de Achimpa! da autora Catarina Sobral e ao longo da tarde haverá leituras de outros contos nas línguas inglesa e espanhola. Pelas 17h30 irá decorrer uma leitura especial, em inglês, para crianças com dificuldades visuais.

O cinema também marcará presença, com a exibição da longa metragem francesa “Uma garrafa no mar de Gaza” cujo tema é o papel da língua na resolução de conflitos, e de várias curtas metragens para jovens e adultos, exibidas em francês, alemão, espanhol e italiano (todos os filmes são legendados em português).

Um clube de leitura que destaca a literatura francesa contemporânea, privilegiando a partilha e o debate de ideias em francês, e uma exposição sobre a língua polaca, completam a programação.

Para além dos institutos culturais e embaixadas da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Geórgia (país convidado), Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia, que fizeram parte da edição anterior, o Dia Europeu das Línguas conta este ano com a participação de dois novos países, a Croácia e a Polónia.

As atividades terão lugar em algumas das salas da biblioteca e no átrio do 1.º andar, mas também ao ar livre, no jardim e no terraço, convidando a descobrir uma das mais bonitas bibliotecas de Lisboa numa tarde de diversão para toda a família.

inamiza oficinas de culinária na Casa do Jardim, nas quais GraÅ£iela Andrei ensina as crianças a vestirem “O homem-bolacha à moda da Roménia”.

Uma tarde original e divertida, num evento a não perder, com entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *