Dia Europeu das Línguas - A importância das Línguas - Pumpkin.pt

Dia Europeu das Línguas – A importância das Línguas

Evento gratuito!
dia europeu das línguas 2020

As comemorações do Dia Europeu das Línguas vão deixar-vos a todos com aquela música na cabeça: Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye, amore, amour, meine liebe, love of my life! 

Celebrado a 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas assinala a importância dos idiomas, a sua evolução e a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar.

Este ano, é comemorado online, em dose dupla, nos dias 25 e 26, e as inscrições terminam já este domingo!

Dia Europeu das Línguas: tudo o que precisa de saber

O Dia Europeu das Línguas (DEL), organizado pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, este ano será comemorado online.

Uma edição com um formato diferente, em que a descoberta da riqueza linguística europeia (mais de 200 línguas autóctones na Europa) passa a ser virtual e a interação passa para o online.

Uma oportunidade para chegar a ainda mais pessoas, já que as atividades que no passado decorriam em Lisboa passam a estar acessíveis aos participantes de todo o mundo – o que vem reforçar a mais-valia de diminuir o diferencial linguístico para promover a comunicação, assim como a importância da aprendizagem de idiomas como fator de união, independentemente da localização e cultura.

Tradicionalmente com um programa cultural diversificado, com danças, jogos, concertos e exposições, a EUNIC Portugal e a  Representação da Comissão Europeia em Portugal apostam este ano num DEL com iniciativas em menor número, mas de grande impacto.

Para já, a certeza de que o dia 26 de setembro será marcado por um concerto com transmissão online (o horário e link de acesso serão revelados no facebook da EUNIC Portugal) e pelo já famoso “speak dating”, que ganhou a preferência dos participantes ao longo dos vários anos – uma atividade divertida e lúdica, com uma dinâmica em que os participantes podem aprender as línguas da sua escolha em mini-conversas de 5 a 10 minutos.

Desta vez o ponto de encontro é a plataforma Webex e a já conhecida rotatividade das mesas passa para as salas de chat do mundo virtual, em conversas lúdicas entre dois “alunos” e um professor. As inscrições  já estão abertas!

Em antecipação à celebração do DEL, a antena da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia vai organizar um evento em linha dirigido às escolas, visando receber contributos das mesmas, sob a forma de vídeos pré-gravados, para posteriormente os difundir através da internet, no dia 25 de setembro.

Online ou presencial, não restam dúvidas de que as comemorações do DEL são uma oportunidade única para conhecer a diversidade linguística representada na EUNIC Portugal, num evento que vai proporcionar aos participantes a possibilidade de contactar com 14 línguas europeias: alemão, checo, croata, finlandês, francês, gaélico, galês, georgiano, húngaro, inglês, italiano, luxemburguês, polaco e romeno.

No dia 26 de setembro, esta festa das línguas vai ser o evento mais multilingue do planeta!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *