Cursos Online de Ciência Experimental

Evento expirado

Com sessões online, para que mini cientistas em todas as regiões do país, ou mesmo no estrangeiro, possam aprender e experimentar!

Ser Cientista na Cozinha (I)

O que fazer com os ovos que já passaram do prazo e não podemos comer? Vamos ensinar os pequenos cientistas a fazer uma experiência  bem divertida!

Aproveitaremos para explicar quais as modificações que ocorrem quando batemos as claras em castelo e como podemos obter o mesmo efeito, instantaneamente, com uma reação química simples! O resultado é espetacular e todos querem repetir!!!

Na segunda parte desta sessão, os mini cientistas vão ter oportunidade de fazer uma massa diferente que é bem fácil mas tem propriedades físicas muito interessantes! Vamos explicar a maneira de a preparar e as características que a tornam diferente. Durante a realização da atividade, serão explorados diferentes conceitos, como estado líquido e sólido, dureza e maleabilidade. Vão, certamente, todos divertir-se com esta massa maluca…e muito teimosa!

2.ª Sessão, 13/06 – 11H: Gelos e Gelados

Queres descobrir como se pode congelar sem utilizar o congelador?

Quando somos pequenos, pensamos que a água é sempre líquida, porque o vapor de água que existe no ar não se vê e a água sólida é conhecida por gelo.

Nesta sessão, vamos recordar que o gelo é um estado físico da água e perceber porque é que este ocupa mais espaço do que a água líquida. Os pequenos cientistas vão aprender como podem suspender cubos de gelo num fio sem lhe tocar e descobrir como podemos congelar sem utilizar o congelador!

3.ª Sessão, 20/06 – 11H: Couves que Revelam Segredos

A couve-roxa tem um pigmento chamado antocianina, que é muito solúvel em água quente e que faz com que um líquido mude de cor de repente, como que por magia!

Esta mudança de cor serve de teste para descobrir se uma determinada substância é ácida ou básica – ou então, neutra. Vamos ensinar os mini cientistas a prepararem o extrato de couve roxa e a utilizarem-no para avaliarem algumas amostras que encontram facilmente no seu dia-a-dia, como o leite, a água, o limão, o vinagre, o detergente ou o fermento dos bolos. Através da simples observação de mudança de cores, os participantes vão conseguir interpretar o que está a acontecer nas reações químicas que vão realizar!

4ª Sessão, 27/06 – 11H: Brincadeiras com Gelatina

Já alguma vez pensaste que a gelatina não serve só para comer e podes criar objectos com ela?

Nesta experiência vamos mostrar aos nossos mini cientistas que a gelatina é obtida a partir do colagénio, que é uma proteína constituída por três cadeias em hélice, enroladas umas nas outras, formando uma espécie de corda. O colagénio tem o papel fundamental de dar firmeza à carne, à pele e aos tendões. Com a gelatina vamos fazer as nossas próprias criações, e quem sabe algumas prendinhas para a família!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *