A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como um dos seus principais eixos de intervenção a Prevenção Primária do Cancro, área fundamental na educação para a saúde e promoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis.
A luz solar é essencial à vida, proporcionando luz e calor e permitindo a ativação da produção de vitamina D, essencial ao desenvolvimento ósseo, contudo, traz consigo alguns riscos associados se a exposição for desadequada.
A Organização Mundial de Saúde indica que existem 2 a 3 milhões de novos casos de cancro de pele no mundo, a cada ano, e em Portugal surgem anualmente 10.000 novos casos de cancro de pele.
Estes números permitem dizer que em cada 3 novos diagnósticos de cancro, 1 é de cancro de pele.A aquisição de comportamentos mais saudáveis de exposição sol em idade infantil, bem como o conhecimento dos riscos genéticos para a predisposição desta tipologia de cancro são comportamentos fulcrais para diminuir o elevado número de casos da doença.
O projeto Monitores Amigos do Sol pretende capacitar os técnicos que apoiam as crianças durante as pausas escolares de um maior conhecimento e mais competências sobre esta temática de modo a potenciar o desenvolvimento de hábitos de exposição ao sol mais saudáveis junto das gerações mais novas.
O projeto comtempla:
- Workshop para monitores com os seguintes conteúdos (3h)
- Materiais didáticos para as crianças que podem ser utilizados ao longo das pausas escolares (ATL e Colónia de Férias)
Dirigimos o convite às organizações que promovem ATL e Colónia de férias para inscreverem os seus monitores nas 3ª edições do Curso que vamos ter disponiveis durante este ano:
- 10 de maio (15h-18H)
- 8 de junho (17h-20h)
- 15 junho (14h-17H)
O curso vai ocorrer nas instalações da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Lisboa (junto à Praça de Espanha) e as inscrições são gratuitas mas com numero limite de participantes.
Este artigo foi útil para si?