Bebés > Agenda Bebés > Concertos para bebés

Concertos para Bebés pelo Paulo Lameiro

Concertos para Bebés pelo Paulo Lameiro

Concertos para Bebés pelo Paulo Lameiro

De Janeiro a Dezembro os Concertos para Bebés invadem os palcos do Teatro Miguel Franco em Leiria, do Centro Cultural Olga Cadaval e da Casa da Cultura Teatro Stephens na Marinha Grande. 

Os Concertos para Bebés são uma produção portuguesa pioneira no domínio das artes performativas para a primeira infância. Tiveram início em Novembro de 1998 numa cidade no centro de Portugal, Leiria, e é seu autor o professor e musicólogo Paulo Lameiro.

 

Programação especialmente pensada nas pequenas abobrinhas:

  • A teia de 47 cores – Março

Solistas convidados: Ana Castanhito (harpa)

Psssiu. Plim   Plam  Plóoooo. Assim muito doces. São muito doces e coloridos os sons deste concerto. Já tínhamos saudades de ter uma harpa com os nossos bebés.

Os bebés não ouvem a harpa como nós adultos… para eles é um ser gigante, que emoldura e pinta o espaço como um arco íris. E não é dos seus sons agudos que mais gostam, é mesmo daqueles bordões mais espessos, qual berço largo onde se brinca sem medo de cair. A Ana Castanhito escolheu algumas das suas músicas preferidas, e com ela vão cantar a Isabel e a Cristiana, e dançar a Natércia.Prrrrlllliiirrrlilllriillriilrrrrrrriiiiiimmmmmm.

 

  • Um bebé virtuoso – Abril 

Solistas convidados: Pedro Jóia (guitarra)

Bduaibá! Uáuuuu. Em Março os bebés fascinaram-se com as 47 cordas coloridas da Harpa. A guitarra do Pedro só tem 7 cordas, mas com os seus dedos parecem 70. É que o Pedro adora guitarras desde bebé, e conhece-as como ninguém. Gosta de acompanhar vozes bonitas, e também gosta de tocar a solo para ouvir melhor o som dos instrumentos elegantes que tem. Com ele viajaremos pela Bossa Nova, o Flamenco, o Fado e até Carlos Paredes.

Nos Concertos para Bebés deste mês o Pedro Jóia abraçará carinhosamente a sua guitarra e com a sua música os nossos bebés. Yábabáp YábaPedro.

 

  • Músicas de Leiria – Maio 

Solistas: Musicalmente

Dentro de ti óóóó Leiriiiia

Viiiive’uma moira’encantada

Nããão sabes é minha’amada

Eeeee tem por nome Maria

Foi em Leiria que nasceram os Concertos para Bebés. É nos Pousos, uma aldeia pequenina a 3 passos de Leiria, que vive a Musicalmente e ainda hoje na Escola de Artes SAMP continuam a nascer as ideias e os músicos que tocam e cantam nos nossos concertos. É pois chegada a hora de fazer um concerto com as melodias deste Concelho, onde existem dois carrilhões e 3 órgãos de tubos, 11 bandas filarmónicas e quase 40 ranchos folclóricos, 2 escolas oficiais de música e mais de uma dúzia de dança. YEAH!!!!

 

  • Viagens Estrelares – Junho

Solistas convidados: Daniel Reis/Hang Drum

Dooooong. Dingdongdengdengdiiiiiiiimm. Há seres vivos que são autênticos instrumentos musicais, e instrumentos musicais que nos olham como se de bichos se tratassem.

Enigmáticos e surpreendentes como o Hang Drum. Não tem pernas ou asas para se deslocar, voa como um Ovni. E os seus sons levam-nos por viagens galácticas, primeiro repetitivas como as brincadeiras dos bebés, mas depois em criatividade crescente de tanta brincadeira repetida, como os bebés grandes. Vai ser assim o concerto com o Daniel Reis e a família Musicalmente. Ziiiinggg. Ding dong dong deng. ZZZzzzzzzziiiiinnng.

 

  • O Mário dos Bebés – Setembro 

Solistas convidados: Mário Laginha (piano)

Máááááaa. Máá. Mámamá Lággg. Os bebés, como nós pessoas grandes, temos os amigos de todos os dias, e os amigos que só encontramos uma vez por ano, ou até mais raras vezes. São por isso muito especiais esses encontros que se esperam e preparam com cuidado. Assim acontece com o Mário Laginha, o pianista e compositor que a família Musicalmente recebe quando termina o Verão. De tantos programas musicais já experimentados, voltamos em Setembro a ter novas melodias e novos improvisos com que o Mário nos surpreende.

A cada Concerto para Bebés com o Mário é uma mala de surpresas que se abre. Presentes intensos e inesperados, melodias simples com sabor de embalo, pedras preciosas de contraponto, e o olhar ternurento que a todos nos oferece. Mário, o único pianista que aceitamos nos Concertos para Bebés. Mááááááááis

 

  • Concerto novo – Outubro 

Solistas convidados: Daniel Davis

Bába=?)n19982016. %3”@@ Brrrr brrr. Porquê um Concerto Novo? Haverá novos músicos? Não, a equipa Musicalmente que faz Concertos para Bebés desde 1998 é a mesma neste concerto. Então vão mudar as almofadas e a disposição da sala e do palco? Também não, o ninho permanece igual.

O que é então novo? A música. A música deste programa será ouvida pela primeira vez neste concerto. É uma estreia absoluta de uma obra musical escrita específica e exclusivamente para os Concertos para Bebés. É uma obra bebé que terá a sua sala de parto no palco que todos já conhecemos, e a cujo nascimento vamos poder assistir.

De quem é a obra filha? Do Daniel Davis, um compositor que gosta de experimentar sons e formas musicais inesperadas. Iúpiiiiiiiii. Iábababrrrrr.

 

  • Sons digitais inesperados – Novembro 

Solistas convidados: Musicalmente e Electrónica

Bzzzzz bzzzz tóing. Bdlepdshhhshhhsh. Porque os bebés se encantaram com os sons digitais e electrónicos que ouvimos o ano passado, pensámos numa nova aventura espacial.

Neste concerto o solista convidado será um computador 😉 Sim, mas o computador brincou muito com o André Roque e o Paulo até encontrarem os sons que mais gostavam os 3!

Depois o Beto, o José e o Pedro levaram os saxofones e o acordeão para brincar com o computador, e aí descobriram como se inventam sons que voam em desenhos.

Neste concerto teremos sons que são desenhos, cores e cheiros. Mas o computador não quis fazer o concerto sozinho… terá outros instrumentos como companhia. E os papás também irão fazer duetos e trios com este solista convidado. Tudo para que os bebés possam ouvir os papás e as mamãs a voar. Brrrr bábap. BzzzzzZZzzz.

 

  • Gatinhar o Natal – Dezembro 

Solistas convidados: Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima (Coro Infantil)

Óóóóooooo. Ôôôôôoooo. Ainda não começou este concerto e já os bebés perguntam para onde vão os meninos!

Os pastorinhos usam levar o rebanho a pastar nos Valinhos, ali no alto da Serra de Aire, mas cantam na Cova da Iria. Cantam a solo e em coro, canções de Natal e outros cantos de pastores.

Cantam a passear, sentados, a dançar e até a dormir. E como gostam os bebés de adormecer ao colo das canções destes pastorinhos. Só não dormem se descobrem as suas pantufas, fofinhas e coloridas, com penas e olhos que pedem para brincar. É sempre assim, o maior presépio de todos os Concertos para Bebés. ÓÓóóóóóó. ÔÔÔôôô. Ôôô.

 

 

Conheça todas as datas dos Concertos para Bebés em Leiria, Sintra e na Marinha Grande

 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.