Concertos para Bebés em Sintra - Pumpkin.pt

Concertos para Bebés em Sintra

Após dois anos de pandemia, os Concertos para Bebés voltam à programação fixa do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra

As famílias de Lisboa e Sintra já podem reservar a data no calendário: a partir do dia 15 de maio os Concertos para Bebés passam a integrar novamente a programação fixa do Centro Cultural Olga Cadaval, com cinco espetáculos previstos até ao fim de 2022.

O regresso acontece dois anos após a suspensão das apresentações no âmbito da pandemia de Covid-19, que interrompeu o calendário de concertos em vigor desde 2005. Para coroar o reencontro com os bebés da Grande Lisboa, a companhia comandada pelo maestro e diretor artístico Paulo Lameiro preparou um concerto dedicado à música clássica — essência do projeto pioneiro criado há quase 25 anos em Leiria —, a partir de diferentes dispositivos sonoros.

Concertos para Bebés em Sintra

“Electrónica sem tempo” é o nome do programa de maio, que tem como solista convidado o compositor e investigador de tecnologias sonoras Carlos Caires.

Em junho, será a vez do trompete ter o lugar de protagonista na arena de fraldas dos Concertos para Bebés, enquanto em julho os músicos residentes do projeto prometem levar a praia e os seus sons até ao Olga Cadaval.

Passadas as férias de Verão, em setembro o público pode esperar um programa dedicado ao violino.

A última apresentação do ano chega, por sua vez, em dezembro, com a guitarra a anunciar o Natal através dos sons da música cubana.

Agenda Concertos para Bebés em Sintra

Electrónica sem tempo

ZzzzzzzBám
Zzzzzzzzzzz

Quando somos bebés queremos aprender o mundo todo. O mundo que existe, mas com muito mais emoção o mundo que vai existir. Por isso há sons que nos são especiais, como a água, o vento, o fogo ou as vozes humanas e a música. Mas é de futuro e novos sons que mais gostamos de conversar em bebés. Por isso convidámos o compositor Carlos Caires, que adora juntar as suas memórias do passado com as memórias do futuro, para nos oferecer um programa musical dedicado aos mais ousados. Preparados?

BzzzzzzBám
Bámmmmmm

Domingo, 15 de maio | 10h00 e 11h30

Sons macios e brincalhões

Páparrám pápám
Buuuuiám Pámm

Há instrumentos musicais que os bebés consideram mais atraentes. Desde logo os que se movimentam e com os quais podem brincar. Outros porque têm sons muito diferentes do que ouvem no seu quotidiano. Existem ainda aqueles músicos que trazem um estojo de adereços com que enfeitam o seu instrumento, fazendo as delícias de quem gosta de explorar pequenos objectos. E depois há instrumentos que trazem consigo pessoas extraordinárias e apaixonantes para os tocar. É o que vai acontecer com a Andreia e o trompete neste programa de Verão. Quem vai brincar?

Tátarátátummmm
Buuuuuummmmm

Domingo, 19 de junho | 10h00 e 11h30

Vamos à praia

Pláááá
Splashhhhhhh
Mááár

Quando chega o verão gostamos de ir à praia, e não apetece ficar fechado numa sala de concertos. E se fosse possível trazer a praia para dentro do palco? E se os bebés pudessem ter um mar pequenino e seguro ali entre os músicos e a bailarina? Os baldes, as bolas e as raquetas substituem os saxofones e o acordeão, e podemos mergulhar todos em improvisos perfumados de maresia. Bom, há sempre o risco de encher os sapatos e as fraldas de areia, mas nada que um bom banho quentinho lá em casa não resolva completamente. Mozart na praia de tarrafa vai ser tão bom. Não sabem o que é uma tarrafa?!

Tarrráááá
Splashhhhh

Domingo, 24 de julho | 10h00 e 11h30

Violino de partitas partidas

Viiiiiiiiiiizzzz
Viozzzzzzzz
Plot

A Beatriz já foi bebé nos nossos concertos. Gostava muito dos instrumentos, mas especialmente de dançar como quase todas as crianças. Contudo, desde muito pequenina, espantava-se mais com aqueles sons estranhos e inesperados do que com as melodias e músicas que a maioria gostava. Sempre que ia com os pais a um concerto, eram os sons novos que a deixavam em silencio e de boca aberta. Cresceu com o desejo de procurar e misturar sons que ainda não foram inventados, e foi estudar violino para a Bélgica, de onde virá para nos oferecer um concerto com música de que gosta especialmente.

Partiiiiitas
Debachhhhh

Domingo, 18 de setembro | 10h00 e 11h30

Gracias a la vida

Corazón
Coração
Corazón

Quando nascemos, é o amor que procuramos (e estimulamos) em cada gesto e olhar de todos os que nos rodeiam, em especial pai e mãe. Poderia parecer que é só o alimento e a sobrevivência que nos move enquanto bebés, mas não é verdade. E por isso nos são tão importantes, para um completo desenvolvimento, esses gestos, sons, palavras, toques, embalos, afagos e olhares longos. Os bebés escolhem para parceiros privilegiados, além da mãe, aqueles em que o amor transborda mais espontaneamente. Ora, o David Ramy, é um desses seres raros, por quem todos nos apaixonamos tal é a largura e alcance do seu coração e da sua voz. Os bebés sentem isso ao primeiro som. Nós, adultos, demoramos um pouco mais, mas no final do concerto habitamos todos no seu peito.

Felicidad
Gracias a la vida

Domingo, 18 de dezembro | 10h00 e 11h30

Também lhe pode interessar:

2 comentários em “Concertos para Bebés em Sintra

  1. Carolina Guerra Setembro 10, 2020

    O artigo seria útil se estivesse atualizado. Segundo o site do CCOC, todos os concertos foram cancelados devido à pandemia.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Setembro 10, 2020

      Obrigada pela nota, Carolina.
      Estamos a tratar de fazer as alterações o mais depressa possível.

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<