Musical da Operação Nariz Vermelho será exibido numa sessão especial gratuita no dia 4 de junho, numa parceria com a Câmara Municipal do Montijo.
O Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida – Teatro Municipal do Montijo e a Operação Nariz Vermelho (ONV) unem-se para celebrar o Dia da Criança com muita música e alegria, levando a palco o musical infantil “Compasso de Palhaço – Pequena Sinfonia para as Horas Vagas”.
O espetáculo, de entrada gratuita, vai ser exibido no domingo, 4 de junho – em que a ONV celebra o 21º aniversário – às 16h30. Aconselha-se que as entradas sejam reservadas antecipadamente, diretamente com o Cinema-Teatro, e levantadas até 48 horas antes do espetáculo.
Este espetáculo, que o ano passado esteve em digressão pelos 17 hospitais parceiros da ONV e também foi exibido em sessões especiais para o grande público no Centro Cultural de Belém (CCB), foi criado pelo diretor artístico da ONV, Fernando Escrich, para assinalar o 20º aniversário da associação, em 2022.


Do D.ª Estefânia ao Hospital de Coimbra, o musical infantil levou as aventuras dos Doutores Palhaços a crianças de todas as idades, que, junto com os seus familiares e acompanhantes e também profissionais do hospital, assistiram às cantigas, jogos e desafios, descobriram quem ganha ao macaquinho do chinês e ao concurso de talentos musicais, quem afinal comeu a sobremesa toda depois do jantar, e até houve tempo para ficar a saber “qual é coisa, qual é ela, que quando a mãe manda entrar eu não quero ir, mas depois de estar lá dentro, não quero mais sair?”.
“Ao longo destes 20 anos da ONV, as crianças têm-nos feito as perguntas mais engraçadas, e neste espetáculo quisemos dar-lhe as respostas: o que é que os Doutores Palhaços fazem quando chegam a casa? Também comem e tomam banho? E o que comem? E onde dormem? Será que fazem o que qualquer pessoa faz, ou até as suas horas vagas são preenchidas com momentos extraordinários, como aqueles que criam junto das crianças?”, explica Fernando Escrich, diretor artístico da ONV e responsável pelo musical.

No espetáculo, um grupo de Doutores Palhaços regressa a casa após um dia de trabalho nos hospitais. Pela fechadura da porta, vamos espreitar quem são estes palhaços, como vivem e como se relacionam com as situações quotidianas da vida: a amizade, as brincadeiras, a hora do banho, do jantar e de dormir.
Um espetáculo infantil repleto de jogos e músicas originais tocadas e cantadas ao vivo.


FICHA TÉCNICA
- Criação, encenação e música: Fernando Escrich
- Elenco: Filipa Mendes, Joana Egypto, João Paulo Reis, Mariana Moreira, Marta de Carvalho, Nilson Domingues Jr., Pacas, Patrícia Pais e Tiago Quites
- Coordenação de Produção: Flávia Diab
- Apoio à Produção: Joana de Carvalho
- Iluminação: Sérgio Moreira
- Apoio à Cenografia: Luís Monteiro e Joana Contente
- Realização: Operação Nariz Vermelho
Duração (aprox.): 55 minutos
Público-alvo: Famílias e crianças (M/6)

AGENDA
Data: domingo, 4 de junho, às 16h30 (portas abrem às 14h30)
Capacidade da sala de espetáculo: 643 lugares
Bilheteira: entradas gratuitas. Aconselha-se reserva antecipada dos lugares
Reservas de terça a sexta-feira, das 15h00 às 19h00
Contactos para reservas: 212 327 882 | [email protected]
Todas as reservas devem ser levantadas até 48 horas antes do espetáculo;
Sobre a Operação Nariz Vermelho (ONV):
Constituída oficialmente em Junho de 2002, a ONV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), cuja principal missão é assegurar de forma contínua um programa de intervenção nos serviços pediátricos de 17 hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Estes artistas têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação. O trabalho dos artistas é remunerado e a associação oferece aos hospitais esse serviço.
A Operação Nariz Vermelho conta atualmente com uma equipa de 33 Doutores Palhaços com formação específica e 19 profissionais nos bastidores e assegura um total de mais 53 mil encontros anuais com crianças hospitalizadas.
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- 14 sítios para visitar em Lisboa com miúdos que não podem perder!
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?