Escolas > Atividades na escola

Comemorar Abril com “A Revolução na Caixa de Costura” e “Memórias de Abril”

Comemorar Abril

Comemorar Abril! Queremos revisitar Abril, desfiando memórias, celebrando conquistas, conscientes de um passado que não se esquece, que não se pode esquecer… Queremos encontrar a liberdade nas palavras, nas coisas, na História e nas estórias. Queremos! Liberdade!

Comemorar Abril com Memórias de Abril: Liberdade! Queremos falar de liberdade! Pensar a liberdade, cantar a liberdade, soletrá-la, repeti-la sem fim, numa celebração infinita! Queremos revisitar Abril, desfiando memórias, celebrando conquistas, conscientes de um passado que não se esquece, que não se pode esquecer…

Vimos apresentar duas propostas artísticas no âmbito de comemorar Abril, sendo o  44º aniversário do 25 de AbrilA Revolução na Caixa de Costura (1º e 2º Ciclos) e Memórias de Abril (3º Ciclo e Secundário).

 

“Queremos encontrar a liberdade nas palavras, nas coisas, na História e nas estórias. Queremos! Liberdade!”

 

E tudo corre bem até ao dia em que o Ministro das Finanças, um fecho éclair neto de franceses, comunica ao povo a criação de um imposto para satisfazer um capricho da Rainha Dona Agulha: pintar-se de dourado…

Estes espectáculos-leituras encenadas integram o projecto Estórias com Asas; um projecto itinerante que tem como principal missão promover o interesse de crianças e jovens pela leitura e pelo teatro.

Os espectáculos resultam do cruzamento destas duas áreas artísticas (literatura e teatro) e visam estimular a imaginação, a criatividade e o sentido crítico, criando um espaço lúdico e de reflexão.

Com A Revolução na Caixa de Costura pretendemos celebrar Abril com os mais novos, perpetuando o seu legado de Liberdade e Democracia. Pela voz de alfinetes, tesouras, agulhas e dedais fala-se de política e de cidadania e descobre-se o significado da palavra “Revolução”. Com humor e alguma ironia desvenda-se a identidade de um povo que pode muito bem ser o nosso.

Poderá um país caber inteiro numa caixa de costura?

  • Público-Alvo: alunos do 1º Ciclo (3º e 4º anos) e 2º Ciclo.
  • Duração: 45min aprox.

Em Memórias de Abril evoca-se a História e as estórias do passado recente de um país que é o nosso. Partindo da poesia de Manuel Alegre, Ary dos Santos e Fernando Pessoa e de testemunhos reais de familiares, amigos e desconhecidos revisita-se o quotidiano de um povo triste.

Fala-se de guerra, prisão, censura, tortura, emigração e exílio. Mas fala-se também do sonho, da esperança e da resiliência desse mesmo povo que, a 25 de Abril de 1974, abriu caminho para a Liberdade e para a Democracia.

A música/ambiente sonoro e os elementos plásticos ocupam, a par do texto, um papel fundamental em Memórias de Abril.

  • Público-Alvo: alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário.
  • Duração: 1h aprox.Para envio de orçamento agradecemos indicação do número de alunos para o email: [email protected]
Contactos:
Telefones – 963151151 (Lita Pedreira)/961964323 (Luís Geraldo)
E-mail – [email protected]
Facebook – https://facebook.com/estoriascomasas
Veja mais atividades em família na agenda da pumpkin e divirta-se em família!

Estorias.com.Asas

  • Preço: Para envio de orçamento agradecemos indicação do número de alunos para o email: [email protected]

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.