Cidade do Zero de volta já em Setembro!

Cidade do Zero de volta em Setembro

Evento expirado
Cidade do Zero

Cidade do Zero – dias 14 e 15 de Setembro com várias Propostas para Crianças. Todas as atividades são gratuitas!

Organização e Missão

Nos dias 14 e 15 de setembro, a Cidade do Zero está de volta. Depois do sucesso da sua última edição, com mais de 20 mil visitantes em dois dias, o evento muda-se este ano para Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, aproveitando a sua envolvente natural e ocupando o interior e o exterior do Pavilhão de Exposições do ISA.

Organizada por Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e João Barreiros, parceiro no Do Zero, a Cidade do Zero tem como missão demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva. É pensada para todos e para todas as idades, de entrada gratuita, preparada para pessoas com mobilidade reduzida e os animas de companhia são bem-vindos em todos os espaços do evento.

Novidades da 3º edição da Cidade do Zero

Nesta 3ª edição, a Cidade do Zero tem várias propostas para crianças e conta, ainda, com um espaço para apoiar grávidas e famílias com bebés pequenos, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais confortável e com resposta a questões específicas como um local para mudar fraldas, sentar para amamentar ou dar um biberão.

Cidade do Zero
Cidade do Zero

A programação completa da Cidade do Zero acaba de ficar disponível no site do evento, onde também é possível (e aconselhável) fazer a inscrição, para todas as atividades.

“Nesta terceira edição a Cidade do Zero ganha dimensão em todas as suas vertentes”, afirma Catarina Barreiros, co-organizadora do evento. “Teremos um maior número palestras e mesas redondas, mais workshops, showcookings e oficinas, mais marcas no mercado e mais opções na restauração”, avança. “Também vamos ter uma zona de relvado; ótima para conviver e descansar e que inclui um espaço do Centro do Bebé, para apoiar grávidas e pais com bebés de colo; e mais atividades para crianças e famílias, tornando a ‘cidade’ ainda mais inclusiva e mais divertida para todas as idades”.

Atividades

Já estão abertas as inscrições para todas as atividades: palestras, workshops, oficinas e showcookings. São todas gratuitas e podes avançar com marcação aqui.

Para as crianças e famílias há diversas propostas que vão desde encontros com galinhas, a oficinas com lã de ovelha até um curso de finanças, para crianças do primeiro e segundo ciclo.

Sábado, 14 de Setembro

No sábado, dia 14 de setembro, o dia começa na Praça das Crianças, com a Play Up a dinamizar a atividade “Dar vida ao desperdício”. O workshop começa às 10.30h e vai ensinar a transformar materiais que seriam descartados em peças únicas e cheias de significado. Às 12.30h há “Finanças para crianças de primeiro ciclo”, dos 6 e 10 anos, com o Crédito Agrícola, que leva a sua mascote “Cristas” para ensinar tudo sobre a nossa moeda, com poupar, para que servem os bancos, entre outros.

Às 14.30h, na mesma praça, a Pico Tango tem o workshop “Descomplicar as Fraldas Reutilizáveis” explicando tudo o que é necessário saber sobre fraldas reutilizáveis, desde o nascimento até ao desfralde; e pelas 16.30h, Mafalda Duque, promove a atividade, “Era uma vez… o ciclo da lã”, uma sessão prática que celebra a natureza e o trabalho artesanal, combinado com o encanto de uma história. O workshop é pensado para crianças dos 2 aos 7 anos, mas aconselhado a pessoas de todas as idades!

Para acabar o dia, a EcoX promove um workshop que promete fazer magia! “Do óleo ao sabão”, é uma atividade que acontece entre as 18.30h às 19.30h e é um verdadeiro espetáculo, já que é possível ver o óleo alimentar usado a ser transformado em sabão líquido.

Cidade do Zero

Domingo, 15 de Setembro

No domingo, dia 15, o dia começa com a energia do ‘Cristas’ e o seu workshop “Finanças para crianças de primeiro ciclo”, às 10.30h, e às 12.30h há “Estórias com Ciência”, para ensinar a ciência da sustentabilidade. Esta é uma atividade para “pôr as mãos na massa” em que as crianças vão fazer experiências divertidas, como criar filtros de água caseiros, bombas de sementes e produzir tintas a partir da natureza.

Às 14.30h começa a atividade “Os nossos bichos: uma visita à biodiversidade que existe em Portugal”, com Gonçalo Ayala Botto a ensinar o nome de vários animais do nosso país, características fantásticas, comportamentos caricatos e tudo o que estes têm para nos ensinar. Dos mais fofos e adorados pela maioria, aos menos queridos e com má fama, a ideia é conhecer primeiro os nossos bichos antes de decidirmos se vamos (ou não) gostar deles.

Das 16.30h às 17.30h, Helena Pedro (da Ser Natureza) leva à Cidade do Zero a “Arte botânica: pintar com tingimentos naturais”, um workshop para as crianças descobrirem o artista e naturalista que têm dentro de si. Esta é a última atividade do dia e vai levar as crianças a observar plantas, sentir as suas texturas, identificar flores e folhas e aplicar em tecido os seus pigmentos em tecido com a técnica da impressão botânica.

Manhãs de Sábado e Domingo

Durante as manhãs de sábado e domingo, na zona do lago, Madalena Lordelo, faz uma visitas às galinhas auctócones portuguesas, uma atividade que pretender dar conhecer as raças de galinhas portuguesas, importantes para a preservação da biodiversidade, manutenção do património cultural e promoção de agricultura sustentável.

“Em Portugal, as quatro raças de galinhas autóctones, Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Amarela e Branca, encontram-se em extinção, pelo que a sua conservação se torna urgente. Apesar de naturalmente menos produtivas que as estirpes comerciais, as galinhas portuguesas são mais robustas, menos propensas a doenças, e estão mais bem-adaptadas às condições ambientais e territoriais locais”, explica Madalena Lordelo. Uma atividade muito interessante para miúdos e imperdível para graúdos!

Alterações Climáticas

Para os adultos, aprender sobre as alterações climáticas, investimento de impacto, biodiversidade ou o futuro da alimentação; reparar pranchas de surf, bicicletas, vestuário, equipamentos elétricos ou eletrónicos com as próprias mãos; ou descobrir como não ‘assassinar’ as plantas, como fazer uma horta em casa, cozinhar com sobras e reaproveitar alimentos, são apenas alguns dos exemplos daquilo que podem aprender e fazer na cidade da sustentabilidade.

Economia Circular

Para os adeptos da economia circular há troca de roupas, livros, material escolar e bicicletas, e para quem quer fazer compras há um mercado com mais de 130 marcas éticas, e também artigos em segunda mão.

Os Wine Lovers vão poder saborear e aprender sobre os vinhos feitos ao ritmo da natureza, entre outras experiências, e para os ‘Book lovers’ há “Reading Party” na agenda.

Nuno Brito Jorge (Ceo GoParity); Tânia Graça (psicóloga clínica e sexóloga); e Sofia Manuel (A Tripeirinha), são alguns dos nomes que regressam à cidade, a quem se juntam novos oradores como Daniel Sampaio (psiquiatra e escritor), José Maria Pimentel (economista, podcast 45 Graus) e Rita Saias (consultora para a juventude da Presidência da República) que integram a agenda de palestras nesta 3ª edição.

Cidade do Zero
Cidade do Zero
Cidade do Zero

Mercado de marcas éticas, Mercado de trocas, Vendas em 2ª mão e Restauração

A zona de mercado conta com mais de 130 marcas confirmadas, sendo que todas as marcas presentes na Cidade do Zero são nacionais e destacam-se por um ou mais dos seguintes princípios: produção ética, impacto social, circularidade, gestão de resíduos e/ou trabalho com matérias-primas recicladas.

Angura (moda e acessórios); Bruga (jardinagem urbana); Cura by the sea (roupa e acessórios); Norm (roupa íntima e sexy para a menstruação); Matterpieces (móveis e acessórios de decoração); Natulium (tiras de detergente ecológicas) e Sereno Slow Studio (vestuário com bordado manual); são algumas das novidades deste ano, e o Centro do Bebé (a mais completa unidade inteiramente dedicada à perinatalidade); a Croki Designs (produtos personalizados e decorativos, como ilustrações e peças de arte); a KNOT (moda infantil); a Mukishoes (calçado minimalista, feito à mão); a Pico Tango (fraldas reutilizáveis); a Play Up (roupa infantil com design sustentável e confortável) e a TRIBU (moda, acessórios e artigos de decoração infantil), são as marcas que vão estar presentes mais direcionadas às crianças e famílias.

J-UNK (calçado feito de mangueiras de bombeiros danificadas por incêndios); Newve (Calçado feito com bolas de ténis recicladas e pele de maçã); Maiswim (bikinis e fatos de banho menstruais); Empatia (marca de moda com um propósito social, da influencer Mafalda Sampaio); Esquivel (joalharia sem género) e Tatara Razors (ferramentas de barbear de alta qualidade) voltam a marcar presença nesta edição, juntando-se a tantas outras marcas da área da Moda, Calçado & Acessórios, Malas & Joalharia, Infantil, Desporto & Praia, Casa, Cosmética & Higiene e Limpeza que vale a pena conhecer melhor no site do evento.

Cidade do Zero

Relativamente ao Mercado de trocas, “tendo em conta que o ano passado esteve sempre lotado e foi um verdadeiro sucesso, nesta edição o espaço da Let’s Swap vai ser ampliado”, afirma Catarina Barreiros.

Mantem-se, a possibilidade de troca de roupa, de plantas e de bicicletas, com a Sempre a Rodar, e a Babyloop e a Book in Loop terão uma presença mais forte, oferecendo compra e venda de artigos de puericultura e material escolar em segunda mão, como livros e calculadoras gráficas.

“Como o evento ocorrerá no período de regresso às aulas, teremos uma zona onde os visitantes poderão deixar e recolher artigos escolares, como mochilas, estojos e lápis”, avisa a coorganizadora.

Refeições

No que diz respeito às refeições, a Cidade do Zero dispõe de várias opções de restauração, com diferentes espaços para snacks e para refeições completas. O evento funciona entre as 10h00 e as 19h30 e participação em todas as atividades é gratuita, mas, como referido em cima, é necessário fazer uma inscrição prévia no site do evento.

A área da alimentação e restauração também cresce para contar com mais espaços e algumas novidades. Entre os espaços e marcas presentes, estarão nomes como Kitchen Dates, O Pequeno Bistrô, The Therapist, Muka e Scoop & Dough; que voltam ao evento e outras novas marcas como a Com vida, a GLAD, a TooGoodToGo, a Dispensa R, a Criatura (infusões), a NAM, e a SEMEAR. Nas bebidas voltam a marcar presença o Esporão, a Adega Mayor, a Why Knot e junta-se ainda a Mai Kombucha. De assinalar que à semelhança das edições anteriores serão disponibilizadas fontes de água potável em todo o recinto.

Cidade do Zero

Acessibilidade do Evento Cidade do Zero

A acessibilidade e inclusão estão asseguradas na terceira edição da Cidade do Zero, sendo o recinto adaptado a pessoas com mobilidade reduzida e havendo a possibilidade de tradução das palestas para Língua Gestual Portuguesa. “Basta, para isso, deslocar-se à receção da Cidade Do Zero, onde teremos tradutoras de Língua Gestual Portuguesa para acompanhar quem nos visita”, explica Catarina Barreiros.

Sobre o Evento

A Cidade Do Zero é um evento anual na área da sustentabilidade, que toca as áreas da educação, alimentação, mobilidade e consumo.

Teve a sua primeira edição no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, em julho de 2022 e a segunda edição em setembro de 2023, no Centro Cultural de Belém, também em Lisboa.

A Cidade Do Zero pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva, ensinando a sustentabilidade de uma forma lúdica através de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam o tema nas suas várias vertentes, contando com a participação de especialistas de diversas áreas da ciência e profissionais de outras áreas de atuação.

Para além da abordagem da educação, conta ainda com uma zona de mercado, incorporando um modelo de mercado mais tradicional; com venda de marcas nacionais mais sustentáveis; com modelos alternativos de economia circular, onde se inclui um mercado de trocas, de vendas em segunda mão e várias oficinas de reparação.

Há ainda workshops de cozinha e oficinas, entre outras atividades, para crianças e famílias, e uma zona de restauração para refeições completas.

As marcas presentes na “Cidade do Zero” são maioritariamente nacionais e destacam-se por um ou mais dos seguintes princípios: produção ética, impacto social, circularidade, gestão de resíduos ou trabalho com matérias-primas recicladas.

Cidade do Zero

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<