Escolas > Agenda Escolas > Espetáculos, música e atividades criativas

CILT | Sobral de Monte Agraço – Programa Educativo 2016/17

CILT Sobral Monte Agraço Programa Educativo 2016/17

Envolver as crianças e os adultos, as famílias e as escolas no património das Linhas de Torres é o objetivo do programa educativo do CILT.

As atividades propostas pretendem dar a conhecer melhor este património histórico, fomentar o respeito pela salvaguarda e proteção dos sítios que fazem parte da nossa herança cultural e educar para a cidadania e para a integração social.

Programa CILT » Educar para a Cultura

Peddy Paper » Pé ante Pé … Descobre o Alqueidão como ele é!

E se fosses um arqueológo? Descobre o Forte do Alqueidão de outros tempos através dos desafios que te são propostos. Da bala de canhão à do mosquete, entre ferraduras dos cavalos dos generais e botões dos fardamentos dos soldados muitos são os testemunhos que encontras da presença das tropas portuguesas e inglesas. Caça o teu tesouro!

Duração: 60 min.

Local: Forte do Alqueidão

Público alvo: Pré-Escolar | 1.º ao 3.º Ciclos

Visitas Guiadas » Visitas (Re)Criativas

Sê um soldado e a marchar, marchar … descobre os locais e objetos da época das invasões francesas.

Duração: 60 a 90 min. *

Local: Centro de Interpretação das Linhas de Torres e/ou Forte do Alqueidão

Público alvo: 1.º e 2.º ciclos

* A duração da atividade depende se é realizada no Centro de Interpretação ou no Circuito do Alqueidão ou em ambos os locais

Jogo » Jogo dos Generais

Wellington, Beresford, Massena, Napoleão vão a jogo com os seus soldados. De desafio em desafio, ora avançam ora recuam. Quem será o vencedor?

Duração: 60 min.

Local: Centro de Interpretação das Linhas de Torres

Público alvo: 1.º e 2.º ciclos

Visitas Guiadas » Lugares que contam História

Sabias que as Linhas de Torres são um património único na história militar da Europa? Conheces os lugares onde Napoleão sofreu o primeiro retrocesso na sua ambição expansionista? Sabes porque o General Francês Massena recuou frente às Linhas? Descobre como fizeram história locais que estão muito próximos de ti!

Duração: 60 a 90 min.*

Local: Centro de Interpretação das Linhas de Torres e/ou Circuito do Alqueidão

Público alvo: Secundário

* A duração da atividade depende se é realizada no Centro de Interpretação ou Circuito do Alqueidão ou em ambos os locais

Filme » Linhas de Wellington

Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de o atrair para a frente das linhas de Torres dificilmente transponíveis. 

Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

É este o pano de fundo das aventuras de uma plêiade de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis; homens, mulheres e crianças; jovens e velhos -, arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por montes e vales, entre povoações em ruína, florestas calcinadas, culturas devastadas. 

O filme é recomendado pelo Ministério da Educação como complemento ao plano de estudos dos alunos de História do ensino secundário.

Duração: 135 min.

Local: Cineteatro de Sobral de Monte Agraço

Público alvo: Secundário