Carnaval dos Caretos em Bragança: celebrar de forma muito tradicional! - Pumpkin.pt

Carnaval dos Caretos em Bragança: celebrar de forma muito tradicional!

Evento expirado

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades.

Todos os anos, os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.

Este ano, a festa é online, levando a animação a famílias pelo país e pelo mundo fora com atividades de 1 a 16 de fevereiro!

Oficinas pedagógicas

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os mais pequenos (e toda a comunidade escolar) podem aprender, online e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança!

Arte e artesanato

A 13 de fevereiro, vai decorrer a inauguração “Máscara: o ser e o fazer”, do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de “Diálogos com Arte”, com António Tiza e Isidro Rodrigues. Iniciativas transmitidas através do Facebook do Município de Bragança.

A 16 de fevereiro, o ator André Gago vai falar sobre “O Papel da Máscara no Teatro”, em Diálogos com Arte, também através da página de Facebook do Município.

Mascarados nas Varandas

Este ano, os mascarados vão subir às varandas da aldeia de Podence para celebrar a tradição com todas as famílias que os acompanharem online. Esta é uma tradição ancestral celebrada em Portugal e um pouco por todo o mundo, que não vão querer perder!

Queima simbólica do Coronavírus

Quem não deseja queimar este intruso? No Carnaval dos caretos deste ano, a queima é dedicada ao vírus que se instalou nas nossas vidas desde o ano passado.

Festival do Butelo e das Casulas

17 produtores do Concelho de Bragança vão comercializar os seus produtos online, através da plataforma Dott! Entre eles o fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, bebidas (vinho e licores), mel e artesanato regional.

No contexto do festival, será também possível aprender alguns segredos culinários tradicionais com a participação online de chefs que vão cozinhar com produtos locais!

Concurso de Fotografia

Todas as pessoas que já visitaram e sentiram o Carnaval mais Genuíno de Portugal, Entrudo Chocalheiro em Podence Macedo de Cavaleiros e possuam fotos nos seus arquivos da sua passagem por este território , podem habilitar-se a um Concurso de Fotografia .

Como? Cada participante só pode enviar no máximo de duas fotografias, via e-mail – [email protected], indicando o seu nome, localidade onde mora e o ano da fotografia.Todas as fotografias enviadas serão publicadas na página oficial do Facebook Caretos de Podence.

A publicação de fotos com mais gostos/likes obtidos até às 00h00 do dia 13 de fevereiro terão direito a prémios ligados com a tradição!

Primeiro Prémio: Uma viagem internacional integrado na comitiva dos Caretos ao estrangeiro.
Segundo Prémio – Uma Máscara de Latão .
Terceiro Prémio – Uma Miniatura dos Caretos.
Quarto Prémio – Jantar à Careto para duas pessoas no Entrudo Chocalheiro de 2022.
Quinto Prémio – Um Gorro dos Caretos.

Se têm fotos desta festa única e tão tradicional, toca a descobri-las e a participar!

Tudo para um Carnaval de folia e diversão:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<