Campo de Férias – Quinta Ecológica da Moita - Pumpkin.pt

Campo de Férias – Quinta Ecológica da Moita

Evento expirado
Campo Férias Quinta Ecológica Moita

As atividades do Campo de Férias na Quinta Ecológica da Moita decorrem entre 16 de junho e 4 de julho e destinam-se a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos.

Campo de Férias na Quinta Ecológica da Moita, Oliveirinha, Aveiro

Com a chegada das férias escolares de verão a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, promovem um Campo de Férias fora de portas na Quinta Ecológica da Moita, Oliveirinha, Aveiro; destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e 14 anos.

As atividades decorrem entre 16 de junho e 4 de julho com um programa semanal diversificado. As inscrições poderão ser efetuadas por períodos de uma semana. A receção das crianças é feita entre as 08h30 e as 09h00 e termina às 18h30. O projeto de Campos de Férias Aprender Fora de Portas pretende ser um espaço de lazer ativo, onde crianças e jovens têm a oportunidade de experimentar viver num meio natural, com oportunidade para desenvolver a sua imaginação e criatividade, formas de relação com a natureza, e ao mesmo tempo serem protagonistas do seu tempo livre.

Nos Campos de Férias Aprender Fora de Portas os jovens/crianças irão participar em diversas atividades com uma forte componente de ecologia, sensibilização ambiental e contacto com a natureza e com o mundo rural. O objetivo geral deste campo de férias é promover a Educação Ambiental em convívio com a natureza na Quinta Ecológica da Moita.

Objetivos Específicos

• Fomentar o espírito de grupo fora do contexto escolar e familiar;

• Fomentar a relação dos participantes com o meio rural e natural;

• Proporcionar uma experiência saudável e positiva de convívio;

• Desenvolver o sentido de responsabilidade, cooperação e civismo;

• Estimular a independência, coragem, autoestima e autoconfiança;

• Motivar para a adoção de atitudes e comportamentos pró-ambientais.

Atividades propostas

Participar nas atividades em ambientes de contacto com a natureza; Percursos de interpretação; Caça ao Tesouro; Raide fotográfico; Oficinas de Arte e Ambiente; Observação de estrelas; Jogos cooperativos; Jogos tradicionais.

A Quinta Ecológica da Moita, com uma área de 17 hectares é um excelente exemplo de uma área florestal inserida em ambiente próximo de uma área urbana, embora na periferia da cidade de Aveiro, desempenhando do ponto de vista ecológico um importante papel de manutenção e refúgio de uma biodiversidade que interessa a todos preservar e é constituída por zonas de lazer, terrenos agrícolas e mata rica em biodiversidade com grande potencial para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. Esta mata apresenta uma diversidade bastante rica, destacando diversos tipos de fetos, uma floresta mista de carvalhos, sobreiros, choupos, amieiros, eucaliptos, pinheiros e castanheiros. Do ponto de vista de fauna destaca-se a presença de inúmeras espécies de aves. Destacamos, ainda, a presença de dois endemismos ibéricos, o lagarto de água e a rã de focinho pontiagudo.

 

Programa Campos de Férias

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *