Família > Agenda Família > Exposições

Exposição «Três ao cubo»

Exposição «Três cubo»

3(Três ao Cubo) Três Ilustradores Portugueses x Três Ilustradores Estrangeiros x Três Bibliotecas INAUGURAÇÃO sábado, 21 janeiro 15H00 – Orlando Ribeiro 16H30 – Coruchéus

A exposição Três ao Cubo é composta por três mostras de ilustração em três bibliotecas municipais, que pretendem colocar em diálogo ilustradores portugueses e ibero-americanos. 

Cada biblioteca acolhe uma dupla de ilustradores, que produz para cada espaço peças originais resultantes das suas experiências pessoais, do cruzamento das suas culturas e da interpretação mútua do seu trabalho.

Ao todo são seis ilustradores, três portugueses e três vindos de países da América Latina e Espanha: André da Loba (Portugal) e Cristóbal Schmal (Chile) na Biblioteca Orlando Ribeiro, Catarina Sobral (Portugal) e Mariana Zanetti (Brasil) na Biblioteca dos Coruchéus e Maria Remédio (Portugal) e Martina Manyà (Espanha) na Biblioteca Camões. 

Este projeto servirá de inspiração para que alunos de escolas de Lisboa desenvolvam trabalhos a partir do universo criativo patente nas mostras dos ilustradores convidados.

Estes trabalhos serão também expostos nas bibliotecas. A curadoria é de André Letria e a produção está a cargo do Pato Lógico e das BLX – Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Biblioteca dos Coruchéus_A Biblioteca Jardim

Catarina Sobral e Mariana Zanetti, uma portuguesa, outra brasileira, transformam a Biblioteca dos Coruchéus num local de encontro e cruzamento de culturas. Inspiradas pelo tema da botânica como metáfora para o desenvolvimento e proliferação de relações interculturais, estas duas artistas criam uma flora imaginária com raízes comuns a Portugal e Brasil, que invade as salas e os corredores de uma biblioteca tornada jardim. Morada: Rua Alberto Oliveira Transportes Metro: Alvalade Carris: 206, 727, 735, 767

Biblioteca Orlando Ribeiro_Geografia Imaginária

O português André da Loba junta-se ao chileno Cristóbal Schmal para traçar geografias de uma imaginação partilhada entre dois continentes. Na biblioteca a que o geógrafo Orlando Ribeiro deu o nome, os dois artistas vão expor peças criadas com base nas suas viagens pelo mundo, oferecendo aos visitantes itinerários e rotas que se cruzam no presente lisboeta.

Morada: Estrada de Telheiras, 146  Transportes Metro: Telheiras  Autocarro: 747, 767, 778

Biblioteca Camões_Transeuntes como nós

Maria Remédio, portuguesa, junta-se a Martina Manyà, espanhola, para imaginar novos e inesperados visitantes da Biblioteca Camões. Maria Remédio e Martina Manyà, inspiradas na ideia de que todos estamos de passagem no mundo, povoam esta biblioteca de personagens ilustradas, que se misturam com os leitores de carne e osso.  Morada: Largo do Calhariz, 17 – 1º Esq. Transportes Metro: Baixa-Chiado Eléctrico: 28 Elevador: Bica  Autocarro: 758 Comboio: Cais do Sodré Exposição integrada na Lisboa 2017 – Capital Ibero-Americana da Cultura

+ INFO:

https://goo.gl/5Rsgs6

  • Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *