Constantino, o Bicho de Contos guia-nos pelas diferenças e inadaptação de um bicho-da-conta. A estreia do espetáculo, a 21 de maio, conta com sessão dupla no Teatroesfera, em Queluz.

Criado a partir da obra homónima do autor Luís Miguel António, o livro que se manteve no top de vendas da Feira do Livro de Lisboa de 2022, com a adaptação para teatro de Patrícia Susana Cairrão e encenação de Ricardo G. Santos, Constantino, o Bicho de Contos propõe-nos ir à descoberta do mundo onde nasceu. Entramos por um jardim onde cada ser tem o seu papel. Mas cedo Constantino percebe que é diferente de todos os bichos-de-conta que aí habitam – desde cedo percebe que não sabe contar.
A estreia do espetáculo conta com sessão dupla no teatroesfera, em Queluz. Acontece no dia 20 de maio, sábado, às 16h00, e no dia 21 de maio, domingo, às 11h00.
Priorizando as crianças, a ante-estreia do espetáculo terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, que irá promover três sessões exclusivas para escolas do Município de Sintra. Posteriormente, Constantino, O Bicho de Contos iniciará a sua digressão por escolas de todo o país.

A diferença que nos faz vencer
A peça versa sobre a diferença, enquanto exercício de aceitação, e que torna possível a descoberta, por um lado, de limites, que com coragem e perseverança vão sendo ultrapassados, e por outro de possibilidades que se revelam ante as singularidades diferenciadoras de cada ser.
Este é um espetáculo com um dispositivo cénico que, através da exploração coreográfica da imagem, da manipulação de objetos e da composição de sonoridades distintas, é, em simultâneo, uma instalação, um cenário e um objeto que se descobre e se transforma ao longo da estória. Dois atores em cena revelam-nos diferentes perspetivas de olhar o outro através de formas, pontos de vista, distâncias e alturas diversas.
No final de cada sessão do espetáculo, o público terá a possibilidade de adquirir o livro Constantino, O Bicho de Contos. Irá ainda proporcionar-se uma conversa aberta ao público, que vai contar com a presença do autor e dos diretores artísticos. Assim, vão falar sobre em que consiste ser diferente, e a potencialidade e riqueza de descobrirmos o que a nossa diferença nos traz de bom.
Não faltem à estreia deste espetáculo de teatro que toda a família vai adorar!
Também lhe pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que visitar em Lisboa com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
- Não percam o Festival Panda
Este artigo foi útil para si?