"Beatriz e Portugal": Casting e Oficinas Criativas para Crianças - Pumpkin.pt

“Beatriz e Portugal”: Casting e Oficinas Criativas para Crianças

Evento expirado

Venham aprender mais sobre a história e explorar a criatividade!

“Beatriz e Portugal” é uma curta metragem em volta de uma princesa medieval portuguesa em que o papel das crianças será preponderante no processo criativo.

Após a seleção em casting, será realizada uma oficina artística com os participantes em torno das temáticas que o filme aborda: desde a história de Portugal do séc. XIV à infância e crescimento.

A realizadora, Maria Inês Gonçalves, bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, procura um grupo entre 6 a 8 crianças dos 9 aos 12 anos de idade para tomarem parte no projeto. A seleção será feita num casting entre 28 de Agosto e 3 de Setembro.

As Oficinas Criativas que se seguem decorrerão entre 7 e 12 de Setembro, num registo dinâmico e criativo:

“Em resposta à ausência de dados sobre esta personagem, iremos imaginar, criar e fabular colectivamente sobre a sua vida, quotidiano e emoções. Tentar “resgatar” esta figura através do imaginário infantil e de uma perspectiva presente.”

A metodologia e dinâmica destes castings será bastante diferente do que é habitual, pois ao contrário de um projecto tradicional de cinema ou televisão, neste filme pretendemos dar um espaço criativo às crianças participantes, permitindo-lhes que imaginem e fabulem sobre uma figura histórica pouco abordada em contexto escolar e que aprendam sobre o passado de Portugal desde outra perspectiva, numa aproximação à linguagem cinematográfica.

O objectivo do casting não será portanto “valorar” a imagem das crianças, nem tanto avaliar as suas capacidades de representação como actores, mas sim poder realizar com elas uma entrevista informal em torno às temáticas que o filme aborda. Neste sentido, não será necessária qualquer experiência prévia para se inscreverem no projecto.

Inscrição:

Para fazer a pré-inscrição no casting, basta enviarem um e-mail para [email protected] até 28 de agosto.

Esta curta-metragem é o projecto final do mestrado em Cinema que a realizadora Maria Inês Gonçalves frequenta na Elías Querejeta Zine Eskola em San Sebastián (https://www.zine-eskola.eus/es), como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Como projecto realizado em contexto escolar e sem orçamento, a participação das crianças não será remunerada. Será ainda requisitada a cedência dos direitos de gravação de imagem e voz das crianças participantes por parte dos encarregados de educação.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<