Nesta experiência artística prática, famílias vivenciarão o processo de criar suas próprias obras de arte partindo de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco.
BATU – Juntar, somar, unir, reunir, adicionar, agrupar, amontoar, recolher e também reunir-se são alguns dos significados do verbo BATU em euskera, língua dos bascos.
Etimologicamente o verbo vem de BAT, que significa UM.
Nesta experiência artística prática, famílias vivenciarão o processo de criar suas próprias obras de arte partindo de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco. Serão trabalhadas as relações de corpo/espaço, a bi-dimensionalidade e a tridimensionalidade e o olhar “através”, partindo da linha desenhada sobre um papel.
Ieltxu Ortueta
Nascido em Bilbao [Pais Basco-Espanha] e radicado no Brasil desde 2003, reside e cria em Cunha (SP) desde 2016.
É ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. Inventa ARTEFACTOS BASCOS, plataforma para desenvolver projetos multidisciplinares com foco nas infâncias.
Investiga propostas interativas e relacionais com crianças atravessando procedimentos artísticos (artes visuais, performance e design gráfico) buscando criações coletivas e ao mesmo tempo singulares onde toda criança é artista.
É formado em Licenciatura em História da Arte, pela universidade do País Basco/Euskal Herriko Unibertsitatea e durante três anos cursou a Escola de Teatro de Barakaldo-Barakaldoko Antzerki Ikastegia.
Indicado com o Prêmio SELECT de Arte e Educação pelo projeto CHÃO [Laboratório de Experiências Performáticas para crianças do meio rural].
Pensando em arte/vida/encontros cria a residência artística EUP! [Encontros Únicos Potentes] com foco em arte para a primeira infância na contemporaneidade na Montanha de Cunha. Apresentou seu trabalho no Brasil, Uruguai, Chile, Espanha, Noruega, África do Sul, Palestina, Alemanha e México. Faz parte da Rede VINCULAR (Rede Latino-americana de Criação para os Primeiros Anos), de SMALL SIZE (Network for the diffusion of Performing Arts for Early Childhood) e da CBTIJ/ASSITEJ Brasil.
. CE: Famílias (+5anos)
. Duração: 120 minutos
. Bilhetes em: https://constantinonery.bol.pt/
. Café Concerto do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery | 21 de outubro | 15h00
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
Este artigo foi útil para si?