Aventuras Narrativas Online – Nível II - Pumpkin.pt

Aventuras Narrativas Online – Nível II

Estas Aventuras Narrativas são um curso de introdução à escrita criativa digital, com José carlos dias.

Lembram-se daqueles livros-jogos dos anos 80, como o Feiticeiro da Montanha de Fogo? Tu eras o leitor da história e, ao mesmo tempo, o seu protagonista e podias decidir se te enfiavas na gruta da página 89 ou te escondias atrás de um arbusto, na página 234? Ou talvez já tenham visto algum filme interativo no Netflix, como o Bandersnatch?

Aventuras Narrativas: Nível II

Esta é a segunda parte de um curso de introdução à escrita criativa digital para todos aqueles que gostam de jogos narrativos ou que querem explorar novas formas de contar histórias com a ajuda do computador.

Não é obrigatório ter participado na primeira parte do curso, mas espera-se que os novos participantes revejam os conteúdos tratados na primeira parte do curso, através dos materiais preparados pelo formador.

Para quem? Jovens e adultos
Quantos participantes? Mín. 4 – Máx. 10
Quando? 12, 19,e 26 de Novembro; 3 de Dezembro, das 17h30 às 19h00
Com quem? José Carlos Dias
Quanto custa? 30€
Inscrição  neste link
Informação José Carlos Dias:  [email protected]

Neste segundo bloco de aulas, vamos aprofundar alguns dos conhecimentos e das técnicas que aflorámos na primeira parte do curso para construir histórias interactivas. Iremos tratar de narrativas onde a acção é contada pelo espaço (environmental storytelling) e também de aventuras com enigmas. Estas histórias permitir-nos-ão introduzir algumas noções de programação para criarmos um mundo dinâmico e mais imersivo.

Vamos usar uma ferramenta gratuita e open source chamada Twine, muito fácil de usar, que serve para criar histórias hipertextuais (a mesma técnica que se usa para criar páginas de Internet).

Material necessário

  • um computador (e não precisa de ser muito poderoso) com ligação à Internet;
  • ter instalado o Google Chrome ou o Mozilla Firefox;
  • imaginação e boa disposição.

Programa Aventuras Narrativas Nível II

A oficina está organizada em quatro aulas para termos tempo de experimentar livremente e partilhar, com os outros, os textos que escrevemos.

====================================
1.ª aula | 12 de Novembro | 17h30-19h00
====================================

Nesta aula, vamos falar sobre environmental storytelling, ou seja, narrativas que contam a sua história através do espaço e dos objectos que o habitam. Vamos falar sobre como criar o efeito de imersão narrativa e sobre como escrever de forma “sussurrada” para levar o leitor/protagonista a desvendar a história do sítio. E, de seguida, será a nossa vez de escrevermos um espaço-história.

====================================
2.ª aula | 19 de Novembro | 17h30-19h00
====================================

Vamos apreciar, de forma construtiva, as histórias uns dos outros, reflectir sobre o processo de escrita com o Twine e sobre as dificuldades encontradas.

====================================
3.ª aula | 26 de Novembro | 17h30-19h00
====================================

Nesta última aula, vamos falar de narrativas de enigmas. Nestas, o leitor/protagonista precisa de resolver quebra-cabeças para chegar ao fim da história. Vamos falar sobre como criar enigmas que estejam ligados com a fábula. Vamos também falar de técnicas básicas de programação, necessárias para implementar os enigmas. E rematamos com a nossa própria história, com enigmas q.b.

====================================
4.ª aula | 3 de Dezembro | 17h30-19h00
====================================

Vamos apreciar, de forma construtiva, as histórias uns dos outros, reflectir sobre o processo de escrita com o Twine e sobre as dificuldades encontradas. E, depois, vamos fechar o nosso curso com mais certificados e desejar a todos altos voos futuros na escrita interactiva

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *