A Atrapalharte alimenta sonhos, desperta sorrisos e perpetua momentos, através da magia ímpar do Teatro nas escolas.
AtrapalhArte oferece a oportunidade de visitar a vossa escola e estabelecimento de ensino com vários espetáculos para o público pre-escolar até o ensino secúndário.
A AtrapalhArte é uma companhia especializada em teatro escolar, baseando as suas apresentações teatrais em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e integrantes das metas curriculares dos diferentes graus de ensino a que se destinam.
A AtrapalhArte leva o teatro à escola com o intuito de auxiliar professores e alunos na análise das obras, fomentando hábitos de leitura nos mais novos, e permitindo o acesso ao Teatro a públicos que de outra forma não o teriam.
Toda a base do trabalho de Atrapalharte assenta sobretudo na comédia, o que facilita a aprendizagem das obras e capta mais a atenção dos participantes.
Sempre de mãos dadas com a comédia, a cultura, o ensino, inclusão e igualdade social, a Atrapalharte visa levar o que melhor sabe fazer – alimentar sonhos, despertar sorrisos, perpetuar momentos, tudo através da magia ímpar do Teatro.
Tem alguma pergunta ou dúvida? Podem contatar-nos por Whatsapp, Telefone 910 617 949 ou por email.
Propostas Atrapalharte para escolas
Podem encontrar aqui a sinopse das peças para escolas que a Atrapalharte pode representar na sua escola, outro tipo de ensino ou no vosso evento:
- Peças para o público escolar e geral:
- ROUBARAM TUDO! Até o Natal! Peça de Natal em cena durante o mês de dezembro
- Peripeças na História de Portugal: Recomendado para público escolar e geral
- Peças para pré escolar e 1º ciclo que viajam às escolas:
- GALIRAFA MARGOLIMPIA (Pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico)
- T’ULISSES (6º ano)
- Peças para 2º e 3º ciclos que viajam às escolas:
- Stand up – Os Maias (11º ano)
- Stand Up – Frei Luís de Sousa (Ensino Secundário)
GALIRAFA MARGOLIMPIA
Inspirado na obra de José Eduardo Agualusa, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para pré escolar e 1º ciclo
Baseada na obra de José Eduardo Agualusa, Galirafa Margolimpia conta a história da girafa Olímpia e da galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis. A girafa de pescoço comprido passa o dia com a cabeça nas nuvens para tentar ver anjos e à noite comer as estrelas do céu. A galinha do mato faz das nuvens a sua casa e coleciona objetos brilhantes (…)
Um dia, a savana fica sem nuvens e o sol começa a seca-la. As duas amigas vivem verdadeiras aventuras em prol do futuro da savana. Esta história é um excelente ponto de partida para explicar aos mais pequenos a questão das alterações climáticas e a importância da responsabilidade e consciencialização ambiental.
T’ULISSES
Inspirado na obra de Homero e Maria Alberta Menéres, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 6.º ano de escolaridade
Ulisses vivia em Ítaca com a sua esposa Penélope e o filho Telémaco, até que o rapto da rainha Helena pelo príncipe Páris o obrigou a ir combater para Troia. Dez longos anos depois, tiveram uma ideia: construir um cavalo de madeira para se meterem lá dentro e deixarem à porta da cidade, levando os troianos a acreditar que tinham desistido e deixado a oferenda em sinal de respeito. O plano resultou, mas a aventura estava longe de chegar ao fim…
ROUBARAM TUDO! Até o Natal!
Obra original Atrapalharte. Apenas em cena durante o mês de dezembro. Recomendada para público geral.
Mais um Natal chega! Invariavelmente, somos conduzidos a refletir sobre novos significados que este período suscita em cada um de nós. Esta reflexão traz consigo a pergunta: O que é que realmente tem valor? Uma comédia, com música ao vivo, que procura resgatar a essência do ser humano, que vai muito além da aparência, do status, do poder e do consumo. Simultaneamente, este resgate contrapõe a tendência do mundo atual, que é a descartabilidade das pessoas, que gradativamente perdem a humanidade e se coisificam para responder ao mundo onde apenas o material tem valor.
Stand up – Os Maias
Inspirado na obra de Eça de Queirós, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 11.º ano de escolaridade
Era uma vez um gajo chamado Carlos, que vivia numa casa tão grande que levava p’raí umas vinte páginas a dizer como é que era. Portanto, o gajo chama-se Carlos e o pai matou-se quando ele era pequeno, porque a mulher fugiu com um italiano e levou a filha que eles também tinham e… e ele matou-se, não faz sentido, porque o que não falta p’raí são gajas. Ora o puto fica com o avô e tal, vai crescendo e torna-se um gajo fino, bem vestido e que vai a boas festas. Às tantas vê uma gaja e pensa: “Ui, que gaja tão boa!” e p’raí na página 400 começam a ir para a cama os dois e andam aí umas boas 200 páginas, pim, pim, troca e vira e agora nesta casa e agora naquela e pumba e… só que às tantas vem um gajo e diz:
“-Eh pá, olha que a moça é tua irmã!” e o Carlos fica “eh pá, isso não pode ser, que nojo!” de maneiras que dá-lhe só mais duas ou três trolitadas e vai dar uma volta ao mundo, para espairecer, e acaba tudo em bem porque, ao menos, não tiveram filhos.
Por Ricardo Araújo Pereira
Peripeças na História de Portugal
Obra original. Inspirada em factos curiosos da história de Portugal. Recomendado para público escolar e geral
D. Afonso Henriques bateu mesmo na mãe? D. Sebastião desapareceu realmente em Alcácer Quibir? Inês de Castro foi rainha depois de morta? De lengalengas para engravidar até ao monarca desaparafusado, passando por quatro malucos calculistas e a paixão de Pedro e Inês, muitas histórias por contar, que ilustram as loucuras dos nossos reis e da nossa história.
Stand Up – Frei Luís de Sousa
Inspirado na obra de Almeida Garret. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para alunos do Ensino Secundário
O Drama! O Horror! A Tragédia! São palavras no singular!
Manuel de Sousa Coutinho não quer ser filipino…. Vamos criticar? Claro que vamos!
O casamento de uma viúva sem certeza da morte do marido…. Vamos criticar? Sim, vamos!
Por fim… Um romeiro que bate à porta e a quem se pergunta: “Quem é?”. Um romeiro que responde: “Ninguém!” “Ninguém!?
Bom, nesse caso, vamos jantar!”
Necessidades para Visitas às Escolas Atrapalharte
As peças de teatro da Atrapalharte estão disponíveis para visitar a vossa escola.
Só é necessária uma sala ou outro espaço amplo, livre de mesas e cadeiras (pode ser até a própria sala de aula) – a definir entre artistas e escola aquando da marcação.
Valores Visitas Escolares Atrapalharte
Os preços da visita da Atrapalharte à vossa escola são sob consulta. Para tal, basta preencher o formulário de marcação nesta página!
Fora do distrito de lisboa, acresce custos de deslocação.
Interesse numa visita Atrapalharte para escolas
Têm interesse que as peças de teatro da Atrapalharte tenham lugar na vossa escola ou evento? Basta preencher o seguinte formulário. Os responsáveis da Atrapalharte entrarão em contato para confirmar as datas, valores e outras informações para completar a sua marcação.
Ainda tem alguma dúvida? Podem contatar-nos por Whatsapp, Telefone 910 617 949 ou por email.
- Confirmação por email no prazo de 24 horas
- Pagamento cómodo por transferência bancária
- Atendimento personalizado para perguntas sobre reservas e visitas escolares.
- Contacto direto (Seg-Sex, 9h-18h) por chamada ou whatsapp: através de 910 617 949
Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- SEA LIFE Porto para Escolas: Venha com a sua turma
- Feijão Verde Visitas Escolares – Conheçam os divertidos Parques Interiores
- Visitas Escolares no Feijão Verde Natura – os Parques de diversão no Ar Livre!
- Encontrem as melhores peças de teatro para escolas e o mais educativos Espectáculos para Escolas.
- Peças de Teatro Infantil para apresentar na Escola
- O Principezinho para Escolas
- Playnetário, o cinema imersivo, na sua escola
- Casinha das Artes nas Escolas: Oficinas de teatro sensorial para crianças até 3 anos
- O projecto IMAGINA: espectáculo sobre a magia do teatro que pode visitar a vossa escola
Este artigo foi útil para si?