No mês de Fevereiro, as personagens ganham vida no Museu do Oriente!
Uma conversa com as peças do museu, visitas performativas e uma diplomática incursão pela história da China, são as sugestões do Serviço Educativo do Museu do Oriente, durante o mês de Fevereiro, para crianças dos 5 aos 12 anos.
“Em conversa com as peças” e como se de uma banda desenhada se tratasse, o Biombo Namban revela o encontro de duas civilizações, após uma longa viagem que levou os portugueses ao Japão em 1543, numa visita contada que se realiza a 10 de Fevereiro, para maiores de 6 anos. Porque leva aquele senhor uma galinha debaixo do braço? O que terão tão engraçadas figuras para contar?
No domingo, 17 de Fevereiro, convidam-se pais e filhos para uma ‘conversinha de pé-de-orelha’ com as personagens que andam à solta no Museu do Oriente. No encalço da Nau do Trato, mercadores, jesuítas, São Francisco Xavier e um samurai são apenas algumas das fascinantes personagens desta visita performativa pelas galerias do museu.
No último sábado do mês, a partir da exposição “Três Embaixadas Europeias à China”, crianças entre os 7 e os 12 anos vão percorrer caminhos outrora desbravados por ilustres diplomatas portugueses para ficarem a conhecer o importante papel das “Embaixadas, Diplomacias e Cortesias”.
Pensadas para crianças até aos 12 anos, as oficinas do Serviço Educativo do Museu do Oriente propõem uma abordagem lúdico-pedagógica às colecções do Museu. À luz de temas de história, arte, geografia e literatura, integram uma vertente prática e criativa, que estimula a assimilação e partilha dos conhecimentos.
Este artigo foi útil para si?