Família > Agenda Família > Oficinas artísticas

Arte Acessível – Descobrir a Arte de Forma Inclusiva na Gulbenkian

Arte Acessível

Um dia de arte dedicado às famílias com crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais

Um dia para descobrir a arte em família de forma inclusiva

A arte é uma ferramenta importante de inclusão. Neste dia especial, pensámos numa programação dedicada a todas as famílias, com uma oferta variada que parte dos acervos do Museu Calouste Gulbenkian, Música e Jardim.

Dia 6 de maio, há múltiplas propostas pensadas para serem tocadas, cheiradas, ouvidas, dançadas, desenhadas, construídas ou somente observadas.

Todas as atividades requerem inscrição prévia através do telefone 217 823 491 ou email mmendes@gulbenkian.pt / mcrodrigues@gulbenkian.pt, até 30 de abril de 2018.

Não deixe também de confirmar no site da Gulbenkian todos os detalhes de horário, ponto de encontro e número de participantes mínimo e máximo.

Venham daí! Contamos com todos.

Conheça a programação do Arte Acessível

Workshop Dança de materiais inertes

Arte Acessível - Workshop Dança de materiais inertes

Workshop com os artistas do projeto Dança de Materiais Inertes, no qual se explora o n.º 3 desta coleção, na sua dimensão de instalação e performance. Será um momento para contemplar materiais inertes, repensar a relação com o nosso corpo de forma transversal, dando cabimento a toda(s) a(s) IDADE(s), a saber: sua(s) mobilidade(s), sua(s) transitoriedade(s), plasticidade(s).

É uma oportunidade para experimentar o impacto físico do som no nosso corpo e a dimensão coreográfica que esse impacto pode causar. Aqui todos os corpos serão movediços.

Orientação
Marta Cerqueira, Simão Costa

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Oficina O mundo no Jardim

Arte Acessível - Mundo Jardim

As formas e os padrões orgânicos do Jardim expressam a sua dinâmica, vitalidade e interdependência. Vamos descobrir, observando cuidadosamente, a riqueza destas formas, cores, texturas, sons, odores, bem como as suas metamorfoses, ciclos e ritmos no Jardim.

As nossas experiências multissensoriais, reforçadas com momentos de expressão corporal, permitirão que nos aproximemos do mundo vegetal ao mesmo tempo que trabalhamos a proprioceção, as emoções e a abertura relacional com os outros, despertando a consciência de um «eu» que habita um mundo encantador…

Orientação
Ana Manta, Susana Varatojo

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Oficina Brincar Através da Arte

Arte Acessível - Brincar Através da Arte

Brincar! É algo que todos fazemos. Mas será que toda a gente brinca da mesma maneira? E terá sido sempre assim?

Através de uma obra da coleção de Calouste Gulbenkian, vamos fazer uma viagem ao outro lado do mundo – à China antiga – e nela descobrir mistérios sobre como se brincava naquele tempo. Depois, mãos à obra! Vamos construir um brinquedo que te irá acompanhar durante o resto do dia!

Preparado para o desafio?

Orientação
Margarida Rodrigues, Sofia Vaz Martinho

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Oficina Pisar o Risco

Arte Acessível - Pisar o Risco

Será que podemos observar uma obra de arte com o nosso corpo todo? A partir do contacto com a obra de arte, é proposta uma viagem de diálogo desenhado entre a obra e o nosso corpo. A obra de arte conversa connosco e estimula em nós a descoberta de sensações, sentimentos e pensamentos.

Desenhos de corpo que nascem da ousadia de pisar o risco e que nos fazem desbravar novos caminhos por entre a densa floresta da arte, do Museu e da vida. Porque o risco é uma linha que se transpõe em direção ao desconhecido e que nos pode revelar surpresas maravilhosas.

Conceção e orientação
Hugo Barata, Joana Andrade

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Visita Orientada Pós-Pop com audiodescrição! Ver com os ouvidos

Arte Acessível - Pós-Pop

A arte é um espaço de intervenção e transformação. É um espaço de criação e de inclusão. Empenhados em alargar este espaço, o Museu Gulbenkian e o British Council, promovem, no dia da Arte Acessível, duas visitas com audiodescrição à exposição Pós-Pop.

Fora do lugar-comum. Destinadas sobretudo a público cego ou com baixa visão, estas visitas inclusivas contam com um orientador especializado em audiodescrição que realiza um percurso de leitura de algumas obras selecionadas na exposição.

Orientação/Audiodescrição
AR Produções, Lda

Esta atividade destina-se a cegos, pessoas com baixa visão, as suas famílias, acompanhantes ou amigos e requer inscrição prévia através do email isabel.lopes@pt.britishcouncil.org, até 30 de abril de 2018. Em colaboração com o British Council.

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Oficina Visita Desenhada

Arte Acessível - Visita Desenhada

Já dizia Picasso que “Para começar a desenhar devemos primeiro fechar os olhos”. Será que consigo desenhar aquilo que imagino? Mesmo que essas coisas não existam na verdade?

A experiência do desenho, operativo e expressivo por excelência, permite uma grande liberdade de pesquisa, assente na criatividade individual de cada participante. A partir de ferramentas simples de utilizar, vamos fazer o desenho ganhar forma e presença no espaço.

Orientação
Hugo Barata

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Oficina O que nos diz um retrato?

Arte Acessível - Diz um retrato_1

O que nos diz um retrato, para além da evidência do suporte e da técnica utilizada pelo artista? Que histórias estão escondidas numa pintura? Que narrativa está misteriosamente velada por um olhar ou por um gesto congelado no tempo, ou por um objeto que surge retratado numa tela?

Como criar uma narrativa pessoal a partir da observação de um retrato? Que efeito tem, sobre o visitante, esta procura e construção de uma narrativa pessoal? Para responder a todas estas perguntas, vamos explorar a Coleção do Fundador, interrogando os retratos que aqui estão expostos.

Orientação
Miguel Horta

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Oficina Visita dançada

Arte Acessível - Visita dancada

Visitas dançadas com o corpo pensadas. O corpo vê, sente, observa e interpreta. Cores, linhas e formas saem das obras e transformam o nosso movimentar. Criam danças que nos pegam pela mão e nos levam pelo espaço fora.

De pé, ante pé, de olhar atento e corpo em atenção, vamos construir danças que habitam o espaço do Museu e levamos connosco guardadas em memórias especiais, memórias de corpo inteiro. Será que conseguimos desenhar no ar com as várias partes do corpo?

Orientação
Joana Andrade

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

Performance Dança de materiais inertes #3 Movediço

Arte Acessível - Performance Dança

Movediço é o #3 da coleção Dança de Materiais Inertes. É sobre o que se move, o que muda de lugar, o que é inconstante, o que não está fixo. Procura olhar sobre tempos geológicos longos e para a assunção da espécie humana como uma força geofísica à escala planetária.

Põe em marcha uma reflexão sobre a nossa relação com outros seres do universo, sejam animais, vegetais ou minerais, especulando sobre quem se move ou é movido.

Orientação
Marta Cerqueira, Simão Costa

Veja todos os detalhes no site da Gulbenkian.

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.