Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada

Amadora BD Júnior | Festival Internacional de Banda Desenhada

Evento expirado

Amadora BD, o evento nacional dedicado à Banda Desenhada está de regresso de 21 de outubro a 1 de novembro 2021!

Exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras fazem parte da programação deste ano que contará ainda com algumas iniciativas em formato híbrido.

O Amadora BD regressa em modo presencial, com uma forte aposta em exposições , uma área comercial consolidada e especializada, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, encontros com autores nacionais e internacionais e uma programação paralela de oficinas e ateliers temáticos.

O evento conta este ano com um espaço renovado, com um núcleo central numa nova morada, o Ski Skate Amadora Park, e dois núcleos paralelos, na Bedeteca da Cidade e na Galeria Municipal Artur Bual.

Exposições

Destacamos algumas das exposições expostas no Núcleo Central – Ski Skate Amadora Park:

80 Anos de Diana, a Mulher-Maravilha: Guerreira e Pacifista

Oito décadas depois da sua criação pela imaginação do psicólogo estado-unidense, William Moulton Marston, a Princesa Diana da Ilha de Themyscira, mais conhecida como Mulher-Maravilha é o tema desta exposição retrospetiva no Amadora BD 2021

75 Anos de Lucky Luke. Os Herdeiros de Morris.

No ano em que comemora o seu 75º aniversário, o cowboy mais popular da história da banda desenhada regressa ao Amadora BD com uma exposição que homenageia os autores que tiveram a “ingrata” missão de suceder ao criador do personagem após o falecimento de Morris em 2001.

A História do Mangá

Originalmente Japonês, o termo “mangá” refere-se a todo o universo da banda desenhada. No entanto, no Ocidente, a designação é utilizada para identificar uma categoria de banda desenhada de características muito próprias: a banda desenhada criada ao estilo japonês, e a sua história é o tema desta exposição.

Michel Vaillant: o (próximo) desafio

As aventuras de Michel Vaillant passadas no nosso país, como Rally em Portugal, O Homem de Lisboa ou Encontro em Macau (território chinês então sob administração portuguesa), bem como as publicações e as editoras que deram à estampa as suas aventuras (Editorial Ibis, Livraria Bertrand, Distri Editora, Meribérica-Liber, AutoSport e Edições ASA) fazem parte desta exposição que marca o regresso do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora ao modo presencial.

Corvo V: Inimigos Íntimos

Luis Louro – vencedor do Prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português, na edição de 2020 do Prémios de Banda Desenhada da Amadora – apresenta-nos nesta exposição o quinto volume das aventuras do seu mais icónico personagem, criado em 1994: o Corvo.

Workshops


Workshop de Papier Mâché, pela artista plástica Ana Sofia Gonçalves.

Neste workshop, vamos criar uma forma em três dimensões através da técnica de papier mâché, com jornal e fita cola. Um workshop para dar uso à imaginação e descobrir uma técnica diferente de construção e modelação de volumes tridimensionais.


Workshop de Ilustração 3D, pela artista plástica Ana Sofia Gonçalves.

Este workshop procura simular a tridimensionalidade através da ilustração e de técnicas de ilusão de ótica, com recurso a colagens de materiais e suportes diversificados.

Workshop “O teu fanzine”, pela ilustradora Patrícia Guimarães.

O fanzine, enquanto publicação não profissional, (livre de restrições criativas ou editoriais), foi sempre objecto de experimentação. Um veículo para abordar vários temas, comunicar ideias, contar histórias, resultando em exemplares muito diferentes e inventivos. Nesta oficina vamos criar um fanzine e explorar um pouco essa liberdade criativa quer em termos de formato, quer em termos de conteúdo.


Workshop “Que Monstro é esse?”, pela ilustradora Patrícia Guimarães.

A Banda Desenhada é a arte de contar histórias através da imagem e da palavra. Na véspera do “Dia das Bruxas / Halloween” vamos descobrir a vida secreta das figuras fantásticas que assombram o nosso imaginário. Como será a bruxa quando ninguém a está a ver? Será que gosta de ouvir heavy metal ou bossa nova? E o zombie? Será que passa os dias sem fazer nada, ou entretém-se a jardinar? Vamos imaginar um outro lado destes monstros? Partindo de um conjunto de personagens e objectos, vamos dar asas à imaginação e criar a nossa banda desenhada!

Workshop I – MANGÁ: uma introdução à banda desenhada japonesa, pela ilustradora Daniela Viçoso.

A banda desenhada japonesa (ou mangá) tem vindo a ficar cada vez mais conhecida fora do Japão, e aqui não é exceção. A BD japonesa corresponde a um mercado variadíssimo e contém em si múltiplos estilos, públicos alvo, linguagens visuais e narrativas. Neste workshop será dada uma pequena introdução à mesma, passando pela sua história e culminando num exercício prático.

Workshop II – O festival dos youkai, pela ilustradora Daniela Viçoso.

Youkai são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, semelhantes a espíritos, fantasmas, monstrinhos e demónios. Tomam muitas formas e assumem muitas caras, sendo alguns muito assustadores! Neste workshop vamos aprender um pouco sobre alguns youkai mais famosos e aprender a desenhá-los.

Oficina It’s a Book” ABC de Máscaras”, pela ilustradora Carolina Celas.

Assustadoras, Brilhantes, Caricatas, Descomunais, Enfadonhas, Felizes,Grandes, Hipnóticas, Improváveis, Janotas, Lingrinhas, Monstruosas, Narigudas, Obscuras, Populares, Queridas, Radiantes, Sábias, Tradicionais, Únicas, Versáteis, Xistosas, Zelosas Assim é o ABC das máscaras e assim vamos criar máscaras nesta oficina, através de recortes coloridos e geométricos.

Data e Horário do Amadora BD

O Amadora BD tem início agendado para dia 21 de outubro e termina no dia 1 de novembro.

Indicaremos a programação detalhada logo que esteja disponível.

Valor do Amadora BD

Indicaremos o preçário logo que esteja disponível.

Locais e Transporte no Amadora BD

Ajustando a sua programação às exigências e restrições impostas pela pandemia Covid-19, o Amadora BD 2021 vai ocupar três zonas distintas na cidade da Amadora: o Ski Skate Amadora Park, com o núcleo central; e núcleos paralelos na Bedeteca da Amadora e na Galeria Municipal Artur Bual.

Sabiam que o bilhete dá também acesso ao transporte gratuito entre os vários espaços de exposição? A circulação vai ser assegurada pela Simply Bus que fará ainda a ligação direta ao interface Metro-Comboio da Reboleira e estação de Comboios Amadora – Centro.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<