É na pequena localidade do Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra, que fica a Aldeia Típica José Franco, uma das mais reconhecidas Aldeia-Museu do país.
O Sobreiro, onde nasceu José Franco, era, nos anos 30 do século passado, um importante centro oleiro, e foi por isso desde cedo José Franco conviveu com o ofício. Anos mais tarde, transformaria o seu sonho em arte, dando vida à Aldeia Típica José Franco!
A pouco mais de 30 minutos de Lisboa, esta é uma visita imperdível para abobrinhas de todas as idades – e para os pais! Nós já por lá andámos e ficámos encantados.
As origens da Aldeia Típica José Franco
Ainda criança, ao deixar a escola primária, José aprendeu o ofício com dois mestres oleiros locais, até estar pronto para trabalhar por conta própria, aos 17 anos de idade. Nessa época, reabilitou a olaria que tinha pertencido ao avô, há muito desativada.
No início dos anos 60, em homenagem à sua terra, José Franco pensou em criar uma aldeia de caráter etnográfico, onde as suas memórias de infância se cristalizassem e que pudesse ser um testemunho eterno do modo de viver das gentes locais.
O que visitar na Aldeia Típica José Franco?
A aldeia foi desenvolvida inicialmente com duas áreas distintas. Podem espreitar o mapa da Aldeia-Museu para não perderem nenhum detalhe!
Réplica das antigas casas, oficinas e lojas
Com as vossas abobrinhas, podem entrar em várias réplicas das antigas oficinas e lojas! São espaços vividos, decorados e apetrechados por objetos reais, que reproduzem na perfeição os costumes e ofícios da vida camponesa da região de Mafra.
Já a área lúdica, dedicada às crianças, está repleta de miniaturas de casas e de habitantes que retratam as atividades exercidas à época: trabalhos no campo, carpintarias, moinhos de vento, capelas, mercearias, escolas, adegas, camponeses e até uma reprodução da vila piscatória da Ericeira e dos ofícios ligados ao mar.
Para além da exposição das figuras, no museu que lhe foi dedicado, ainda podem encontrar réplicas à escala humana de muralhas de castelos, moinhos de vento, uma pequena adega onde podem provar o vinho da região e a padaria, onde é proibido não comprar o delicioso e afamado pão com chouriço.
Mais tarde, a Aldeia-Museu foi melhorada, com uma construção de uma terceira área envolta em muralhas, como um castelo, onde além de um parque infantil existem alguns engenhos agrícolas, que as crianças podem movimentar livremente.
Atualmente, o pequeno mundo moldado pelas mãos de José Franco (falecido em 2009) é visitado anualmente por milhares de pessoas.
Aldeia típica de José Franco: horários
A Aldeia José Franco está aberta todos os dias, funcionando no seguinte horário:
- Verão: das 9h30 às 19h.
- Inverno: das 9h30 às 18h
Aldeia típica de José Franco: preços 2023
Boas notícias! A entrada na aldeia típica de José Franco é gratuita!!
Aldeia típica de José Franco: bilhetes
Como a entrada na aldeia é gratuita, não precisa de adquirir bilhetes.
Aldeia típica de José Franco em Mafra: onde fica
A Aldeia está localizada no Sobreiro e há vários lugares de estacionamento nas imediações.
A morada é a seguinte:
Estrada Nacional 116, n.º 34, Sobreiro, 2640-401 Mafra.
Contactos da Aldeia José Franco:
Email: [email protected].
Telefone: 261 815 420.
Também lhe pode interessar:
- Os melhores sítios a visitar em família!
- Visitam também os outros parques temáticos em Portugal!
- Quais os melhores eventos para crianças?
- Onde levar os miúdos este fim-de-semana? Descubra as nossas sugestões!
Este artigo foi útil para si?