É "A Vez das Deusas" no Museu do Oriente | Exposição de Cartazes da Índia - Pumpkin.pt

É “A Vez das Deusas” no Museu do Oriente | Exposição de Cartazes da Índia

Evento gratuito!

“A Vez das Deusas” no Museu do Oriente é a exposição que abre ao público a 7 de Maio, com entrada gratuita.

Uma abordagem dos Cartazes Indianos enquanto objectos de devoção, para o culto aos deuses, mas também como instrumentos para a afirmação de poderes políticos e religiosos e para a definição de papéis sociais de género, como o da mulher.

Fortes, frágeis, poderosas e submissas, as deusas representadas nos Cartazes da Índia dão o mote para uma reflexão sobre os desafios de ser mulher hoje, múltipla, complexa e divina. Sob o olhar das deusas, num total de 97 Cartazes da colecção Kwok On do Museu do Oriente, são exploradas as suas qualidades humanas e mundanas, com as suas características divinas e sobre-humanas, para notar conceitos e paradoxos que falam sobre o que significa ser deusa e mulher na realidade em que vivemos.

As representações de deusas e de personagens femininas da mitologia Hindu são o ponto de partida para pensar a visibilidade e protagonismo destas figuras. Partindo do contexto histórico, bem como das suas funções e usos religiosos e sociais, estes Cartazes sugerem pistas para uma reflexão sobre a condição feminina e as questões de género, desde a identificação de estereótipos representados, à utilização da imagética dos Cartazes para consciencializar a sociedade, por exemplo, numa campanha publicitária contra a violência doméstica.

A Exposição

A exposição pode ser visitada até 3 de Outubro e é comissariada por Liliana Cruz, Mestre em Gestão e Estudos da Cultura-Museologia (ISCTE-IUL), licenciada em História Moderna e Contemporânea e ex-Bolseira da Fundação Oriente para estudo da cultural visual da Índia.

Datas: 7 de Maio a 3 de Outubro

Horário: Terça a Quinta-feira | 10h-18h (à Sexta-feira o horário prolonga-se até às 20h)

Sábado e Domingo | 10h-13h

Entrada Gratuita

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<