Família > Agenda Família

A importância do brincar no desenvolvimento da criança

A importância do brincar no desenvolvimento da criança

Uma Oficina para Pais e Educadores que contempla um espaço para as crianças brincarem livremente.

O brincar é a primeira e talvez a mais importante forma dos nossos filhos aprenderem. A maioria das crianças brinca e explora livremente, outras poderão precisar de apoio. Alguns momentos são mais difíceis na vida das famílias e, nessas situações, os pais podem encontrar no brincar uma janela de oportunidades para desenvolver relações, fortalecer competências e ultrapassar dificuldades emocionais.

O brincar livre como experiência relacional na infância é o fundamento para o desenvolvimento da autoconsciência e da personalidade, das atitudes em relação ao mundo e a procura do seu lugar nesse mundo. O brincar acontece no “aqui e agora” e influencia as noções do presente mas do futuro também. Sabemos que a autoconsciência e a perceção do mundo envolvente estão profundamente ligados ao bem-estar psicológico, à auto-realização e à satisfação da vida da criança. Nem o brincar nem a consciência são inatos ou espontâneos.

São sugeridas pistas de orientação para os pais tornarem esse momento de convívio pelo brincar propício a outros desenvolvimentos.

Participantes: Pais e Educadores e crianças ≥ 5 anos | Sujeito a inscrição

Uma Oficina Play On!® dinamizada por Ana Beatriz Saraiva, neuropsicóloga e ludoterapeuta e equipa do Play On!

Decorre, em simultâneo, uma instalação Play On! ® para acolher as crianças no mesmo espaço enquanto os pais participam na oficina.

Inscrições: 212 947 000 | [email protected]
www.m-almada.pt/oficinasnosolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *