“Water Game”: ensinar crianças a programar videojogos dedicados à água - Pumpkin.pt

“Water Game”: ensinar crianças a programar videojogos dedicados à água

water game

Durante um mês, cerca de 100 crianças de seis concelhos vão aprender as bases da programação de um videojogo, inspirado no tema da água.

À natural curiosidade dos mais novos sobre a forma como são feitos os videojogos que tão bem conhecem, a INDAQUA juntou a possibilidade de aprenderem mais sobre a importância dos recursos hídricos. Surgiu assim o “Water Game”, um conjunto de workshops de programação que vão ensinar as crianças a criar o seu jogo inspirado na água e na sustentabilidade.

O início do “Water Game” será assinalado no Dia Nacional da Água (1 de outubro), mas durante um mês a INDAQUA vai levar a iniciativa aos seis concelhos onde garante o abastecimento de águas e a gestão de águas residuais (Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde).

Em conjunto com as escolas de cada município, cerca de 100 alunos do 3.º ao 6.º ano vão ter acesso a aulas de programação presenciais e remotas, podendo ainda ver publicado o seu jogo numa plataforma online.

Através do desenvolvimento de competências digitais, como técnicas básicas de animação e programação, o “Water Game” vai potenciar o raciocínio lógico, a concentração e ainda a criatividade, já que cada participante será responsável por criar as personagens, a história e os cenários do seu jogo.

O projeto culmina com um concurso, lançado às escolas participantes, no qual serão distinguidos os melhores jogos com a oferta de curso avançado de programação.

O “Water Game” integra o Projeto +Água, desenvolvido pela INDAQUA com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<