Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Switch UP junta-se a Missão UP e Power UP!

switch up

Projeto Educativo da Galp chega ao Ensino Secundário.

O novo projeto educativo da Galp chama-se Switch UP e destina-se aos estudantes, com mais de 15 anos, a frequentar o Ensino Secundário e Profissional. Com o objetivo de incentivar a mudança de comportamentos para um consumo mais eficiente de energia, promove a criação de clubes nas escolas para o desenvolvimento de projetos relacionadas com a eficiência energética, a discussão de ideias e o envolvimento da comunidade.

Dado que as crianças e os jovens são os principais catalisadores da mudança de comportamentos da sociedade, é neles que a Galp aposta para promover um futuro mais sustentável, com consumos mais eficientes de energia. Neste sentido, e pelo oitavo ano consecutivo, a empresa continua a levar às escolas os seus programas educativos sobre eficiência energética, que este ano apresentam uma grande novidade – projeto Switch UP – que se junta agora à Missão UP, implementada nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico desde o ano letivo 2010/2011, e Power UP, que decorre nas escolas de 2.º e 3.º Ciclo desde o ano letivo 2014/2015.

Saiba mais sobre a Missão UP e a Missão Power UP. 

Tendo como denominador comum a promoção da eficiência energética e a inter-relação entre todas as fontes de energia – fósseis e renováveis – junto dos alunos, comunidade escolar, pais, encarregados de educação e sociedade, os três projetos apresentam características distintas, quer em termos de públicos-alvo, quer de atividades a realizar em meio escolar.

Como participar no Switch UP?

Para esta faixa etária de alunos, a Galp considera importante estimular a opção por profissões relacionadas com a energia, a sustentabilidade e a tecnologia, que têm cada vez maior relevância no mercado de trabalho. Por isso, os desafios lançados aos jovens, no âmbito do Switch UP, potenciam o espírito empreendedor, a colaboração e o trabalho de equipa.

Sob a forma de concurso, este projeto promove a constituição de clubes nas escolas para o desenvolvimento de projetos, discussão de ideias, envolvimento da comunidade e partilha de atividades relacionadas com a eficiência energética.

As escolas e os estudantes interessados em participar neste concurso devem inscrever-se no site do projeto Switch UP.

O universo potencial de implementação do Switch UP é de 958 escolas do Ensino Secundário, que abrangem mais de 396.754 alunos e 72.509 professores. As 200 primeiras escolas a inscreverem-se são premiadas com uma visita Switch UP, que consiste numa ação formativa de apoio ao desenvolvimento dos projetos.

O clube que apresentar o projeto vencedor ganhará uma viagem a Silicon Valley, nos EUA.

Este será o grande prémio do Switch UP, mas haverá outros prémios a atribuir às melhores atividades desenvolvidas pelos vários clubes nas seguintes categorias:

-Atividade mais inovadora;

-Atividade com melhor uso da tecnologia;

-Atividade melhor comunicada;

-Atividade com maior número de pessoas envolvidas

-Melhor mostra.

Com este novo projeto, a Galp reforça o seu compromisso com um futuro energético mais sustentável junto dos estudantes que frequentam a escolaridade obrigatória, incorporando esta missão na sua estratégia.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *