“Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes”: pela prática de bons hábitos de saúde oral - Pumpkin.pt

“Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes”: pela prática de bons hábitos de saúde oral

colgate-sorrisos-saudaveis

O programa “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes” pretende capacitar cerca de 25.000 crianças escolarizadas.

Sabia que:

– 43% das crianças portuguesas com 6 anos nunca foram a uma consulta com um profissional de saúde oral?

– Apenas 13% das crianças portuguesas com 6 anos e 1% das crianças portuguesas com 12 anos escovam os dentes na escola, diariamente?

– 47% das crianças portuguesas com 12 anos apresentam cáries dentárias?

A Colgate, líder nacional e internacional na área de higiene oral, reforça a sua missão de promoção da saúde oral infantil, com o Programa Escolar “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes”. Com um currículo educacional premiado e uma estratégia global de intervenção, a iniciativa pretende, em 2017, alcançar cerca de 25.000 crianças do ensino básico em Portugal, sensibilizá-las para a importância da higiene oral e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que possam cuidar e assumir a responsabilidade da própria saúde oral.

Pela mão de profissionais voluntários (dentistas e higienistas) e através da distribuição de 25 000 kits de higiene oral e da utilização de material educativo, a Colgate visitará escolas do primeiro ciclo em todo o país, ao longo do próximo ano letivo, a fim de aproximar as crianças, dos 6 aos 10 anos, à figura do dentista e consciencializá-las para a relevância da prevenção e da prática de bons hábitos de saúde bucal.

Para participar nesta iniciativa, os professores do primeiro ciclo deverão inscrever a sua turma na plataforma online criada para o efeito: http://programa-escolar.colgate.pt.

Já os dentistas e higienistas interessados em fazer parte do programa poderão inscrever-se em http://programa-escolar.colgate.pt/inscricoes/, onde irão receber toda a informação sobre o projeto e ser incluídos na lista de voluntários disponíveis. Os professores de todo o país estarão assim aptos a contactar um dentista da sua região, solicitando que a sua turma seja abarcada pela iniciativa.

O programa, por intermédio de diversas atividades e apoiado por materiais didáticos – que incluem jogos, livros de histórias, vídeos interativos, posters e guias para uma boa higiene oral – propõe-se a envolver, de um modo simples e divertido, crianças, pais e professores no compromisso de uma prática de higiene oral saudável, com vista à prevenção de doenças dentárias e, consequentemente, a um bem-estar geral.

De acordo com o III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais*, divulgado em Novembro de 2015 pela Direção-Geral da Saúde, aproximadamente 87% das crianças portuguesas com 6 anos não escovam os dentes na escola diariamente e 43% nunca foi observada por um profissional de saúde oral. O mesmo estudo afirma que apenas 1% das crianças inquiridas com 12 anos escova os dentes, todos os dias, em contexto escolar e ainda que 47% apresentam dentes cariados.

Nas fases de desenvolvimento infantil, os dentes sãos são essenciais não só para a correta mastigação, mas também para uma aprendizagem correta da fala e a formação da auto-estima. Sendo a cárie dentária a doença crónica mais comum na infância, causando sensibilidade, dor, evasão escolar e perda de confiança, é fulcral motivar e incentivar os mais pequenos a cuidarem dos seus dentes. Desmistificar a ida ao dentista e a experiência negativa a que lhe está associada, contribui também para um acompanhamento profissional regular, reduzindo a necessidade de tratamentos invasivos.

Desenvolvida por especialistas internacionais, a abordagem pedagógica e lúdica do Programa Escolar “Sorrisos Saudáveis, Futuros Brilhantes” chega a milhões de crianças em idade escolar em mais de 80 países, com o objetivo de promover a escovagem dentária diária e um acompanhamento especializado continuado.

 

*III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais, Direção-Geral da Saúde, Novembro de 2015, em: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/iii-estudo-nacional-de-prevalencia-das-doencas-orais.aspx

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *