Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Revelados vencedores da Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP

Revelados vencedores Missão UP | Unidos pelo Planeta Missão POWER UP

Já foram revelados os vencedores da Missão UP | Unidos pelo Planeta e Missão POWER UP!

Escolas portuguesas distinguidas por projetos educativos sobre sustentabilidade e eficiência energética

Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta e da 1ª edição da Missão POWER UP, projetos educativos da GALP, que desafiaram crianças e jovens dos 6 aos 15 anos a criar e desenvolver, na sua escola e na comunidade envolvente, ações que promovessem a eficiência energética.

A Escola Básica Professor Galopim de Carvalho, em Sintra, Escola Básica 2.3 de Sande, em Marco de Canaveses e a Escola Básica Professor Abel Salazar, em Guimarães foram as grandes vencedoras da edição 2015/2016 da Missão Power UP. Este projeto de abrangência nacional promove uma ação colaborativa nas escolas, uma vez que desafia os alunos, dos 10 aos 15 anos, a organizarem-se em equipas tendo como objetivo a promoção da eficiência do consumo energético na escola e na comunidade.

O programa Missão UP | Unidos Pelo Planeta dirigido a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os 6 e os 10 anos, distinguiu também 10 escolas de norte a sul do País pelas atividades desenvolvidas, que tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e envolvente para a mudança de comportamentos mais sustentáveis no consumo de energia, em casa e na escola.

Os projetos educativos da GALP dirigem-se aos alunos, mas também aos seus professores, encarregados de educação, pais e outros membros da comunidade escolar, e contam com o apoio e parceria institucional da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, da ADENE, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão Nacional da Unesco e da Direção Geral de Energia e Geologia.

Embora o seu lema seja idêntico – contribuir para a adoção de comportamentos associados a um consumo mais eficiente da energia na escola e em casa – as iniciativas são distintas. A Missão UP mobiliza os alunos mais novos para criarem e desenvolverem ações na escola e na comunidade envolvente com o apoio dos professores. Por seu lado, a Missão POWER UP dirige-se aos jovens entre os 10 e os 15 anos, que são desafiados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre eficiência no consumo de energia e tem como ferramenta principal uma plataforma online com jogos pedagógicos que, de uma forma lúdica e divertida, incentivam os alunos a adotarem e promoverem a adoção de comportamentos mais eficientes no consumo de energia.

A Missão POWER UP foi lançada no ano letivo 2014/2015, para as escolas com 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de Portugal Continental e Ilhas, tendo envolvido cerca de 40 escolas nos seus temas. Já a Missão UP | Unidos Pelo Planeta, ao longo das suas seis edições envolveu mais de 1.090.000 alunos.

Os trabalhos apresentados este ano letivo pelas escolas participantes foram avaliados por um júri que, entre todos, escolheu 10 projetos resultantes da Missão UP e três provenientes da Missão POWER UP. Estes projetos destacaram-se quer pelo tipo de abordagem ao tema da eficiência energética, quer pela criatividade manifestada.

Escolas vencedoras em 2016:
Na sua sexta edição a Missão UP|Unidos Pelo Planeta envolveu alunos de diversas escolas nomeadamente Almada, Porto, Vila Franca de Xira, Leiria, Coimbra, Estremoz, Seixal, Castelo Branco e Sintra, tendo desenvolvido ações para promoção de um consumo mais eficiente da energia e a mudança de comportamentos, nomeadamente, o uso racional da água, a utilização de lâmpadas na escola de forma eficiente, o incentivo à mobilidade sustentável promovendo a utilização de skates e patins, bem como a confeção de doces na escola sem recorrer à utilização de eletrodomésticos. No final foram 10 as escolas distinguidas pela Missão |Unidos Pelo Planeta 2015/2016:

Missão UP

  • Escola Básica Da Boa Esperança, Castelo Branco

  • Escola Básica De Sargento-Mor, Coimbra

  • Escola Básica de Arcos, Estremoz

  • Escola Básica de Touria, Leira

  • Escola Básica de Ouressa, Mem Martins, Sintra

  • Escola Básica 1 nº2 de Vialonga, Vila Franca de Xira

  • Novo Colégio Chupetão, Porto

  • Escola Básica nº1 de Monte da Caparica, Almada

  • Escola EB Ji de Miratejo, Seixal

  • Externato Nossa Senhora de Fátima, Vila Nova de Gaia

No caso da Missão POWER UP destacaram-se 3 escolas:

Missão POWER UP

  • 1.º lugar – Escola Básica Professor Galopim de Carvalho, Sintra

  • 2.º lugar – Escola Básica 2,3 de Sande, Marco de Canaveses

  • 3.º lugar – Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães

1.º PRÉMIO Missão POWER UP: Escola Básica Professor Galopim de Carvalho, Sintra

No âmbito deste projeto foram criadas 8 equipas que realizaram diversas atividades, de forma isolada e em conjunto. As equipas desenvolveram ações de sensibilização e criaram várias dinâmicas de grupo interativas, como jogos sobre os temas, uma peça de teatro, uma música rap e aulas temáticas sobre comportamentos de consumo mais responsáveis.

2.º PRÉMIO Missão POWER UP: Escola Básica 2,3 de Sande, Marco de Canaveses

Esta escola trabalhou o projeto em várias áreas, nomeadamente a realização de um vídeo, para o comportamento correto em relação a determinadas práticas de eficiência energética na sala de aula, no contexto de educação para a cidadania. Foram ainda realizadas visitas de estudo a uma barragem e a um parque eólico, bem como a criação de uma escala de boleias casa-escola entre professores. O projeto foi amplamente divulgado no jornal da escola.

3.º PRÉMIO Missão POWER UP: Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães

O terceiro vencedor apresentou um projeto ao Município de Guimarães no sentido de eliminar as lâmpadas tubulares fluorescentes da escola. Foram feitas demonstrações da conversão da energia solar em energia elétrica, através da utilização de kits solares, cartazes, painéis solares. Foi ainda realizado um plano de aproveitamento da água proveniente das nascentes para utilização na rega de espaços verdes.

Prémios para as escolas vencedoras:

Missão UP | Unidos pelo Planeta

Cada uma das 10 escolas vencedoras receberá um kit EcoScience da Science 4You, bem como 500 euros em material escolar.

Os alunos, das Brigadas das 10 escolas vencedoras, serão comtemplados com um jogo Science 4You. Os jovens realizarão, ainda, uma visita a uma das refinarias da Galp, em Sines ou Matosinhos, bem como uma visita à KidZania para alunos e professores. Os professores receberão hotspots.

Missão POWER UP

As três escolas vencedoras vão receber um software de monitorização de consumos de energia elétrica para cada uma e os professores responsáveis pelas escolas vencedoras vão receber um aquecedor a gás Hotspot e tablets.

Os membros da melhor equipa no âmbito do projeto receberão também tablets.

Os melhores jogadores dos jogos online, no âmbito do concurso, vão receber um smartphone LG, igual para o 1.º, 2.º e 3.º prémio.