Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

O projecto “Eu Cuido, um mundo melhor para os animais” chegou às escolas

eu-cuido

Projeto pretende sensibilizar as crianças para o mundo dos animais!

Podemos criar um mundo melhor para os animais e para todos nós? O “Eu Cuido” acredita que sim, razão pela qual tem vindo a desenvolver sessões de sensibilização direcionadas para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o bem-estar, saúde, comportamentos e necessidades dos animais de companhia, em especial do cão e do gato. .

O “Eu Cuido” surge com o mote “um mundo melhor para os animais” e pretende contribuir para a formação de uma geração futura, que aja com base no respeito e cidadania, sempre tendo em mente que “os animais não são brinquedos”.

Objetivo

O projeto nasce com o propósito de contribuir ativamente para uma sociedade que melhor compreenda os animais de estimação, acolhendo-os de forma saudável e adequada, para uma melhor convivência entre animais de companhia e humanos.

Com este trabalho educativo de sensibilização e consciencialização, que para nós é uma missão de serviço público, pretendemos chegar junto das camadas mais jovens da população, que acreditamos ser os embaixadores da mudança de ideias e comportamentos.

Formato

A parte prática da iniciativa fica a cargo das equipas do Grupo Operacional Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública, com a dupla agente e cão e contribuir com exemplos concretos nas sessões educativas que do “Eu Cuido”.

Já a parte teórica é conduzida por um formador que complementa na aula a informação fornecida a partir de vídeos temáticos, cujos protagonistas são as personagens do Cão Peão, Zé Gato, e uma médica veterinária.

eu cuido

Além da presença em sala de aula das forças de segurança nacionais, foram já formados mais de 200 agentes da PSP e militares da GNR para, de forma autónoma, realizarem sessões integrais nas escolas.

Desde Novembro de 2017, o “Eu Cuido” já chegou a mais de 11 mil alunos, impactou 560 professores e coordenadores do Ensino Básico, contou com a ajuda de 40 voluntários e passou por cerca de 90 escolas em locais como Lisboa, Setúbal, Sintra, Porto, Leiria, Santarém, Faro, Cascais, Braga, Açores e Madeira.

Esta é a terceira edição do “Eu Cuido” que, para além do propósito de serviço público que tem vindo a assumir, continua a distribuir sorrisos e momentos inesquecíveis pelas salas de aula.

Mais informações na página do “Eu Cuido”.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *