As Escolas podem associar-se à Hora do Planeta e relembrar às crianças que depende de nós promover ações por um planeta mais sustentável!
A Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF que reune milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.
Este movimento global pelo ambiente mobiliza comunidades para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos.
Como começou a Hora do Planeta?
Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é agora celebrada em mais de 180 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.
O movimento tem-se tornado numa plataforma de compromissos sobre a ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui e atinge uma taxa sem precedentes, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.
A Hora do Planeta em Portugal
Em Portugal, a Hora do Planeta foca-se na consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas.
No último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes na Hora do Planeta, criando uma lembrança visual impossível de ignorar.
“Move-te pela Natureza” é o desafio que a Hora do Planeta lança este ano à população, unida à campanha europeia com o mesmo objetivo.
Atualmente, cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção e a saúde dos ecossistemas dos quais dependemos está a deteriorar-se mais rapidamente do que nunca. A Europa não é exceção, com 81% dos seus habitats protegidos e 63% de suas espécies em mau estado de conservação. Proteger o que está intacto e recuperar o que está degradado são dois lados da mesma moeda.
👉 No dia 26 de março a ideia é mover-nos pela natureza através de um trail e caminhada nos trilhos do Parque Monsanto, uma floresta urbana que alberga dezenas de aves, répteis, anfíbios e mamíferos, várias espécies de árvores, e que é a maior mancha verde da cidade de Lisboa.
Este ano, a data a reservar na vossa agenda é 26 de março. E não se esqueçam de desligar as luzes entre as 20.30 e as 21.30h. 👈
A Hora do Planeta nas Escolas
Apesar de não existir um programa para escolas, parte do movimento sublinha a importância de ensinar os mais jovens.
Os mais pequenos podem e devem juntar-se e realizar as suas próprias atividades educativas, melhorando o seu conhecimentos sobre a importância do ambiente e da proteção dos recursos, como a água.
Assim, propomos algumas ideias para desenvolverem em sala de aula:
- Conhecer a evolução e a História da Hora do Planeta e falar sobre os desafios que a humanidade enfrenta.
- Desafios pelo planeta: entre turmas, criem desafios relacionados com mudanças de atitudes relativas a medidas sustentáveis. Como exemplo? Incentivar a ooupar água, evitar plásticos, usar só sacos reutilizáveis, dizer não às palhinhas, reutilizar recipientes, garrafas reutilizáveis, aprimorar a reciclagem ou começar a fazê-la por salas, organizar um clube de troca de roupa, ou de livros.
- Incentivem os alunos a fazer o passeio com as famílias e a partilhar a experiência com os colegas. Alternativamente, e mesmo que não dia 26, organizem uma caminhada na vossa zona e descubram a natureza que vos envolve.
- Apagar as luzes e acender lanternas: cada turma pode preparar uma lanterna com material reutilizável.

Também lhe pode interessar:
- Visitas de Estudo: de exposições a peças de teatro, passando por zoos e quintas pedagógicas!
- Espectáculos para Escolas: Encontrem as melhores festivais e peças de teatro para escolas neste ano lectivo.
- Formação de professores e educadores: cursos livres, workshops, diálogos e muito mais
- Atividades na escola: inspirem-se com estas ideias!
- Dias abertos dedicados aos Professores e Educadores
Este artigo foi útil para si?