O que é a Hora do Planeta? Leve esta iniciativa à sua escola - Pumpkin.pt

Hora do Planeta nas Escolas: como proteger o nosso futuro?

Hora do Planeta Escolas

Crédito imagem capa: Hora do Planeta 2022 © Henrique Casinhas / ANP|WWF

As Escolas podem associar-se à Hora do Planeta e relembrar às crianças que depende de nós promover ações por um planeta mais sustentável!

A Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF que reune milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

Este movimento global pelo ambiente mobiliza comunidades para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos.

Como começou a Hora do Planeta?

Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é agora celebrada em mais de 180 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.

O movimento tem-se tornado numa plataforma de compromissos sobre a ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui e atinge uma taxa sem precedentes, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.

A Hora do Planeta em Portugal

Em Portugal, a Hora do Planeta foca-se na consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas.

No último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes na Hora do Planeta, criando uma lembrança visual impossível de ignorar.

A Hora do Planeta é o maior movimento global pelo ambiente e pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos para fazerem parte das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e com qualidade para todos. Desde 2007, esta iniciativa tem vindo a focar-se nas    questões das alterações climáticas e da perda da natureza, tendo alcançado mais de 190 países e territórios e milhões de pessoas em todo o mundo.

Este ano, o evento conta já com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e outros 22 municípios por todo o país. Empresas como El Corte Inglés, Vulcano e Procter & Gamble apoiam também a Hora do Planeta neste ano. O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é mais uma vez um dos parceiros da iniciativa e irá trabalhar em conjunto com os seus agrupamentos as questões ligadas à alimentação sustentável.

À semelhança das edições anteriores, dezenas de edifícios e monumentos vão desligar as suas luzes durante a Hora do Planeta, num ato simbólico em prol da natureza. É o caso da Ponte 25 de Abril, Cristo Rei e MAAT (Lisboa), da Ponte da Arrábida, Ponte do Freixo e Estação de S. Bento (Porto), do Convento de São Francisco (Açores), do Mosteiro da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia), do Castelo de Beja, do Farol da Nazaré, entre muitos outros.

No próximo dia 25 de março, a ANP|WWF assinala a Hora do Planeta com a realização de um Peddy Paper no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa – uma viagem pela proteção do planeta que passa pelas diferentes práticas da ANP|WWF e pela forma como todas elas estão interligadas (Alimentação, Oceanos e Pescas, Florestas e Vida Selvagem e Água Doce).

O Peddy Paper será composto por sete postos com diversos desafios e atividades nos quais será possível conhecer melhor e de forma dinâmica a envolvente natural de caracteriza Monsanto. Haverá ainda um conjunto de pequenas atividades e dinâmicas entre os postos. As inscrições para o Peddy Paper já estão abertas, aqui.

A Hora do Planeta nas Escolas

Apesar de não existir um programa específico para escolas, parte do movimento sublinha a importância de ensinar os mais jovens.

Os mais pequenos podem e devem juntar-se e realizar as suas próprias atividades educativas, melhorando o seu conhecimentos sobre a importância do ambiente e da proteção dos recursos, como a água.

Assim, propomos algumas ideias para desenvolverem em sala de aula:

Conhecer a evolução e a História da Hora do Planeta e falar sobre os desafios que a humanidade enfrenta.

História da Hora do Planeta

Desafios pelo planeta: entre turmas, criar desafios relacionados com mudanças de atitudes relativas a medidas sustentáveis.

Exemplos? Incentivar a poupar água, evitar plásticos, usar só sacos reutilizáveis, dizer não às palhinhas, reutilizar recipientes, usar garrafas reutilizáveis, aprimorar a reciclagem ou começar a fazê-la por salas, organizar um clube de troca de roupa, ou de livros.

Apagar as luzes e acender lanternas: cada turma pode preparar lanternas com material reutilizável:

Podem ainda incentivar os alunos a participar o peddy paper em Lisboa e a partilhar a experiência com os colegas. Alternativamente, organizem uma caminhada na vossa zona e descubram a natureza que vos envolve, nesta ou noutra data!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<