Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

O que é a Hora do Planeta? Marque esta iniciativa na sua escola

Hora do Planeta WWF

Um movimento global de consciencialização pela proteção do planeta Terra

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF que reune milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Este movimento global pelo ambiente mobiliza comunidades para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos. As Escolas podem associar-se a esta iniciativa e promover a consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas.

Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é agora celebrada em mais de 180 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.

O movimento tem-se tornado numa plataforma de compromissos sobre a ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui e atinge uma taxa sem precedentes, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.

Hora do Planeta em Portugal

Em Portugal, a Hora do Planeta foca-se na consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas.

Em 2017, a iniciativa Hora do Planeta teve a adesão recorde de 145 municípios, e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos e o Cristo Rei, entre muitos outros só em Lisboa.

Em 2018 estabeleceu novos recordes de adesão e participação a nível mundial – 188 países e territórios e mais de 3,5 mil milhões de pessoas apoiaram a iniciativa da rede WWF, apoiando a ação ambientalmente sustentável para travar as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

Cerca de 18,000 monumentos em todo o mundo e mais de 70 nacionais desligaram as suas luzes entre as 20h30 e as 21h30, hora local, enquanto o mundo inteiro se unia nas redes sociais em torno da #EarthHour (#HoradoPlaneta), #connect2earth e #ligateaoplaneta, hashtags que subiram ao topo das tendências em 33 países.

Em Portugal, a 11ª edição da Hora do Planeta foi celebrada em mais de 110 municípios e contou este ano com 2 eventos oficiais – duas “Pedaladas pelo Planeta”, que decorreram em Lisboa e Cascais

Embaixadores da Hora do Planeta

Para Angela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “a Biodiversidade e Natureza sustentam a nossa vida, são os nossos alicerces. A Hora do Planeta é um testemunho do poder que uma simples ideia tem em inspirar as pessoas a tomar medidas para proteger o Planeta. Esperamos que a hora que tiramos para refletir sobre o papel vital que a biodiversidade e a natureza desempenham nas nossas vidas, impulsione a ação por um futuro mais sustentável”.

A Hora do Planeta conta com o apoio público de vários Embaixadores, entre os quais Nelson e Sérgio Rosado, Beatriz Figueira e Diogo Branco, que ao longo desta semana irão desafiar amigos através das suas redes sociais para adquirirem um hábito sustentável em 2018, dando o exemplo para que todos nós possamos fazer o mesmo enre os nossos círculos de amigos. Para tal, basta gravar um video dizendo como se vai ligar ao Planeta em 2018, desafiando um amigo para fazer o mesmo e identidicando essa pessoa no post. Espera-se uma cadeia de mudança através do compromisso público, numa onda de solidariedade para travar as alterações climáticas.

Hora do Planeta – ideias para escolas

Conhecer a evolução do movimento Hora do Planeta e falar nos desafios que a humanidade enfrenta – conheçam e história da Hora do Planeta 

Desafios pelo planeta – entre turmas podem criar desafios, relacionados com mudanças de atitudes relativas a medidas sustentáveis que vão passar a melhorar. Poupar água, evitar plásticos, usar só sacos reutilizáveis, dizer não às palhinhas, reutilizar recipientes, garrafas reutilizáveis. Aprimorar a reciclagem ou começar a fazê-la por salas. Fazer um clube de troca de roupa, ou de livros. etc….

Ligados ao Planeta – fazerem posts nas redes sociais a dizerem como é que se #ligateaoplaneta ou seja, como é que se ligam à Terra. Podem saber mais em: http://connect2earth.org (esta medida pode ser adoptada nas aulas de inglês, por exemplo).

– Podem usar as redes sociais partilhando os videos da Hora do Planeta 2018. Podem ver mais informação e vídeos em www.earthhour.org

Apagar as luzes e acender lanternas – ação relacionada com a criação de lanternas (reciclando) – cada turma pode preparar uma lanterna, que depois fotografam e enviam para a WWF Portugal, que pode escolher a mais alinhada à Hora do Planeta. Alternativamente podem fazer  um concurso interno.

 

Hora do Planeta - lanternas

Podem contactar a ANP WWF Portugal para mais informações relativamente a esta iniciativa.

Podem acompanhar as iniciativas organizadas para famílias na Hora do Planeta na Pumpkin.

Visite www.earthhour.org e www.natureza-portugal.org para saber o que está a acontecer por todo o mundo e leia as histórias individuais de quem está a fazer algo pelo nosso planeta. Este é o nosso tempo para garantir um futuro saudável e sustentável para todos.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *