O que é a Hora do Planeta? Leve esta iniciativa à sua escola - Pumpkin.pt

Hora do Planeta nas Escolas: como proteger o nosso futuro?

hora do planeta nas escolas

As Escolas podem associar-se à Hora do Planeta e relembrar às crianças que depende de nós promover ações por um planeta mais sustentável!

A Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF que reune milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.

Este movimento global pelo ambiente mobiliza comunidades para fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para construir um futuro saudável e sustentável para o planeta e para todos.

Como começou a Hora do Planeta?

Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é agora celebrada em mais de 180 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.

O movimento tem-se tornado numa plataforma de compromissos sobre a ação climática e ambiental em todo o mundo. À medida que a biodiversidade global diminui e atinge uma taxa sem precedentes, a Hora do Planeta concentrará os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.

A Hora do Planeta em Portugal

Em Portugal, a Hora do Planeta foca-se na consciencialização do que todos podemos fazer por um planeta mais sustentável, instigando à mudança de hábitos quotidianos que ajudem ao equilíbrio do planeta e a travar as alterações climáticas.

No último sábado de março, casas, ruas, edifícios e monumentos apagam as suas luzes na Hora do Planeta, criando uma lembrança visual impossível de ignorar.

“Move-te pela Natureza” é o desafio que a Hora do Planeta lança este ano à população, unida à campanha europeia com o mesmo objetivo.

Atualmente, cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção e a saúde dos ecossistemas dos quais dependemos está a deteriorar-se mais rapidamente do que nunca. A Europa não é exceção, com 81% dos seus habitats protegidos e 63% de suas espécies em mau estado de conservação. Proteger o que está intacto e recuperar o que está degradado são dois lados da mesma moeda.

👉  No dia 26 de março a ideia é mover-nos pela natureza através de um trail e caminhada nos trilhos do Parque Monsanto, uma floresta urbana que alberga dezenas de aves, répteis, anfíbios e mamíferos, várias espécies de árvores, e que é a maior mancha verde da cidade de Lisboa.

Este ano, a data a reservar na vossa agenda é 26 de março. E não se esqueçam de desligar as luzes entre as 20.30 e as 21.30h. 👈

A Hora do Planeta nas Escolas

Apesar de não existir um programa para escolas, parte do movimento sublinha a importância de ensinar os mais jovens.

Os mais pequenos podem e devem juntar-se e realizar as suas próprias atividades educativas, melhorando o seu conhecimentos sobre a importância do ambiente e da proteção dos recursos, como a água.

Assim, propomos algumas ideias para desenvolverem em sala de aula:

  • Desafios pelo planeta: entre turmas, criem desafios relacionados com mudanças de atitudes relativas a medidas sustentáveis. Como exemplo? Incentivar a ooupar água, evitar plásticos, usar só sacos reutilizáveis, dizer não às palhinhas, reutilizar recipientes, garrafas reutilizáveis, aprimorar a reciclagem ou começar a fazê-la por salas, organizar um clube de troca de roupa, ou de livros.
  • Incentivem os alunos a fazer o passeio com as famílias e a partilhar a experiência com os colegas. Alternativamente, e mesmo que não dia 26, organizem uma caminhada na vossa zona e descubram a natureza que vos envolve.
  • Apagar as luzes e acender lanternas: cada turma pode preparar uma lanterna com material reutilizável.
Hora do Planeta - lanternas

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<