Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Missão Arco Iris nas escolas

missão arco iris

Saiba mais sobre a Anafilaxia em ambiente escolar.

A Missão Arco Íris Feliz – Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia, foi constituída com objetivo de apoiar as crianças e suas famílias com esta doença, desenvolvendo campanhas e ações de esclarecimento junto da comunidade escolar para a inclusão com sucesso destes meninos, lutar pela adrenalina gratuita, melhores rótulos da industria e melhor legislação com vista à proteção da vida dos meninos.

O que é a Anafilaxia?

A Anafilaxia é a reação alérgica grave de rápida progressão que afeta todo o organismo, causada por uma reação excessiva do sistema imunológico, que pode causar dificuldades respiratórias, perda de consciência e, se não for socorrida rapidamente, pode ser fatal.

É importante que os pais procedam ao diagnóstico atempado das alergias nas crianças.

As causas mais frequentes de anafilaxia estão relacionadas com alimentos (como o amendoim e outras oleaginosas, trigo, crustáceos, ovos e leite), medicamentos (como a penicilina), o Látex, picadas de insetos (como abelhas e vespas), exercícios físicos, entre outros.

Somos todos voluntários. Na nossa equipa temos um leque alargado de profissionais de saúde, educação e outros, todos com o mesmo espírito de missão.

Inclusão escolar

A inclusão das crianças com Anafilaxia na escola é muito importante. Implica um trabalho de parceria escola-família, tendo resultados muito positivos para a criança portadora da doença e também para os restantes alunos e professores, dando-lhes a conhecer que os traços de diferença “não nos condenam a um mundo diferente. São só ritmos diferentes que coexistem com os que são aparentemente perfeitos e têm muito para dar”*.

* Joana Soares e Ana Maymone em “O menino que colecionava estrelas”, da Editora Esfera dos Livros.

Ações de Formação e Esclarecimento Gratuitas em escolas

A Missão Arco Íris só faz sentido em parceria com as escolas, por isso fazem ações de formação e esclarecimento gratuitas sobre a Anafilaxia em ambiente escolar.

Estas ações têm como objetivo ajudar os alunos, professores e assistentes das Escolas/Agrupamentos, capacitando-os com a informação básica para saberem interagir com crianças com Anafilaxia de forma justa e inclusiva.

No caso de existir um ou mais alunos com a doença, além de esclarecer sobre a medicação SOS, formam os adultos com os cuidados a ter no dia a dia e numa emergência.

Para os alunos, proporcionam ações de sensibilização simplificadas de forma positiva, semeando sementes anti-bullying. No caso de não existirem alunos com Anafilaxia, a ação de sensibilização é feita para que, no futuro, as crianças tenham uma outra visão, sabendo lidar de forma integradora com pessoas que tenham a doença, e sejam parte da solução.

Temas:

  • a) Formação sobre a doença e medicação de SOS;
  • b) Tornar a sala de aula uma zona segura;
  • c) Cuidados na preparação de atividades de forma inclusiva;
  • d) Envolver a criança como parte do grupo e nunca excluir.

Existe sempre um profissional de saúde presente em todas as formações que a Associação realiza em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores.

Contactos

Qualquer entidade ou particular que deseje ter a formação da Missão Arco Íris Feliz na sua escola, pode contactar a Associação diretamente através do através do e-mail [email protected] ou do formulário de contacto.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.