Mãe Tudo/Mai Todo: filosofia para crianças - Pumpkin.pt

Mãe Tudo/Mai Todo: filosofia para crianças

mãe tudo mai todo

Mãe é Mãe, Mãe é Tudo!

Já imaginaram um livro que enaltece a figura da mãe, ao mesmo tempo que desperta e incentiva nas crianças a capacidade de pensar e questionar? Já imaginaram um livro escrito em português que, ao mesmo tempo, mantém vivo o mirandês, uma língua tão nossa e que se tem perdido no tempo? E um livro que cheira a chocolate, que tem ilustrações com relevo (que as crianças podem pintar) e que ainda é completado com um CD com uma música e a tradução do livro em Linguagem Gestual? “Mãe Tudo/Mai Todo” é um livro… tudo!

Zélia Gonçalves, professora do 1º Ciclo em Vila Nova de Famalicão, lançou este livro com o objetivo de desenvolver as competências sociais e emocionais das abobrinhas. A comunicação, o pensamento criativo e crítico, a resolução de problemas e a empatia são alguns dos sentimentos trabalhados.

No prefácio, a autora sublinha que “na doçura da figura da mãe, há um tudo que se completa através da imagem e da frase. O entusiasmo pelo despertar consciências de que a mãe é um tudo foi o ponto chave para este livro, tal como a leveza e a profundidade das frases fizeram deste um livro que tem a convição e a esperança de fazer pensar e refletir, numa tomada de consciência ímpar na Filosofia para crianças e jovens”.

Para Sónia Peixoto, professora, o livro “Mãe Tudo” é sinónimo de Amor. Não importa se é biológica ou adoptiva, Mãe é Mãe e o que conta é o Amor que sente pelos filhos. “Mãe Tudo” é o pilar seguro, o colo de amor incondicional, o sentimento mais puro, o sorriso e a palavra que acalmam e orientam. “Mãe Tudo” é quem inspira para sermos Felizes todos os dias.

Segundo Eugénio Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, “este é um livro que nos leva para o mundo da Filosofia para Crianças porque leva a pensar os valores e em particular no amor de mãe. É um livro que desperta para uma formação humanista, de exercício de cidadania e que proporciona oportunidades de questionamento em comunidade.

Este livro permite-nos um tempo e espaço de diálogo onde se aprende em conjunto e possibilita que as crianças possam desenvolver o seu pensar. Isto é fazer Filosofia para Crianças!”

Um livro que pode ser trabalhado em sala de aula mas também em casa!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *