Let it Grow - Alerta Invasoras - Pumpkin.pt

Let it Grow – Alerta Invasoras

concurso-nacional-escolas-let-it-grow

Concurso do Jardim Zoológico dirigido a alunos da educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e profissional.

O Jardim Zoológico, em parceria com a Associação Bandeira Azul para a Europa, o portal BioDiversity4All e a Direção Geral de Educação, convida todos os professores e alunos a participarem no concurso nacional para escolas “Let it Grow – Alerta Invasoras“.

De norte a sul, Portugal apresenta um mosaico de biodiversidade incrível. Geograficamente, estamos numa zona de fronteira que tem influências africanas, mediterrânicas, do norte da Europa e atlânticas. Isto significa que em termos de fauna podemos ter espécies residentes, invernantes, migradoras e nidificantes.

As espécies invasoras são espécies exóticas, ou seja, são espécies de animais ou de plantas que não pertencem originalmente a um determinado local, mas que ali habitam. Ocorrem num território que não corresponde à sua área de distribuição natural.

Dizem-se invasoras por não coexistirem de forma equilibrada com as espécies locais – as espécies autóctones. Ocupam o território de forma excessiva, e utilizam recursos necessários à sobrevivência das espécies locais. Adaptam-se e estabelecem-se de forma agressiva em relação às já existentes num determinado local. Competem por espaço e alimento, e podem determinar o declínio rápido de muitas autóctones e o desequilíbrio dos ecossistemas. Assim, a proliferação destas espécies promove alterações ambientais profundas e, potencialmente, grandes prejuízos económicos.

Conhecem-se 35 000 espécies de animais e plantas em Portugal. O que representa 22% do total de espécies descritas na Europa! O impacto das espécies invasoras sobre as comunidades existentes é enorme. A sua presença reduz a biodiversidade do país, afecta o equilíbrio ecológico e podem inclusive prejudicar a saúde pública através da transmissão de doenças e/ou parasitas. O comércio internacional e o turismo facilitam a entrada de espécies invasoras no nosso território.

É neste contexto que o Jardim Zoológico lança o concurso nacional para escolas “Let It Grow – Alerta Invasoras”. Dirigido a alunos da educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e profissional, o concurso pretende promover a conservação da nossa biodiversidade local através de uma campanha de sensibilização sobre as espécies exóticas introduzidas em Portugal, dirigida a toda a comunidade, em especial, à comunidade onde estão inseridas.
Eliminar o comportamento invasor de uma espécie exótica, é defender o que é nosso e proteger a biodiversidade local.

Caro Professor,
Consulte o enquadramento teórico e o regulamento. Participe com os seus alunos, leve-os a aprender como controlar as espécies invasoras, salvaguardando a biodiversidade local. Inscreva-se aqui!

Ganhe prémios: Participação num programa único, “À Noite no Zoo“, especialmente dirigido para grupos escolares!


Informações:

E-mail: [email protected]

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *