Escolas > Notícias para escolas > Passatempos e iniciativas

Escolas Primárias recebem Programa Nacional De Educação Alimentar Para Redefinir O Lanche Escolar

Escolas Primárias recebem Programa Nacional Educacão Alimentar Redefinir Lanche Escolar

Curte Iogurte oferece materiais educativos para professores e alunos do primeiro ciclo sobre alimentação saudável.

Depois das conclusões retiradas do recente estudo aos hábitos de snacking de mães e filhos até aos 6 anos, o programa 1 IOGURTE POR DIA decidiu intervir. Para a melhoria destes hábitos, o programa que tem também como objetivo o alerta para a importância das pequenas refeições numa alimentação saudável, lança o CURTE IOGURTE: um projeto nacional de educação alimentar para as escolas do 1º Ciclo.

Depois de questionadas 265 mães em Lisboa e Porto, o programa 1 Iogurte por Dia percebeu que, ao preparar as lancheiras para a escola dos filhos, 75% das mães têm como principal critério as preferências alimentares dos miúdos e 60% o consumo rápido e prático. Neste cenário, apenas 16% se preocupa que sejam alimentos com baixo teor energético.

O CURTE IOGURTE vem por isso ajudar a mudar estes dados. Já que são as crianças que “mandam lá em casa”, a iniciativa vem ao seu encontro e compromete-se a trabalhar para que prefiram produtos mais saudáveis e os peçam aos pais. Além de ajudarem os educadores na árdua tarefa da preparação da lancheira, fazem uma mudança alimentar que pode ser fundamental a um crescimento saudável.

Este projeto educativo dirige-se assim às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende sensibilizar os alunos e os seus professores para a importância de uma alimentação equilibrada e estilos de vida saudáveis, tendo por base dois objetivos principais:

  1. Contribuir para a prevenção da obesidade infantil e excesso de peso, através da educação alimentar dos alunos e incentivo à prática de atividade física.

  2. Promover o consumo diário de laticínios, especialmente iogurte – uma fonte de proteínas, vitaminas e cálcio -, e informar e mobilizar para a sua importância num lanche saudável e nutritivo, sendo simultaneamente um contributo para uma dieta equilibrada e saborosa.

Desta forma, o CURTE IOGURTE, através da plataforma www.curteiogurte.pt, oferece aos professores e aos alunos materiais e conteúdos de apoio à aprendizagem de temas relacionados com alimentação e estilos de vida saudáveis de forma lúdico-pedagógica.

Ao aderirem ao projeto, as escolas, professores e alunos podem ainda ganhar prémios pela sua participação no Concurso CURTE IOGURTE. Para participarem, as escolas deverão trabalhar com as turmas envolvidas os temas propostos pelo programa, utilizando o Kit Fábrica de Iogurtes para preparar as suas próprias receitas tendo como base este lácteo.

O CURTE IOGURTE apresenta-se ainda com uma mascote, o Guigas, que foi escolhido através de um concurso com várias escolas em Maio deste ano, no qual os alunos foram desafiados a criar a mascote para o programa.

Este personagem vai ajudar os mais novos a compreenderem de forma divertida os benefícios de uma alimentação saudável, estando fisicamente presente numa série de atividades pensadas no âmbito do projeto.